Menu

27.8.09

A cor púrpura
Alice Walker

O livro narra a comovente trajetória de uma mulher negra na racista América do início do século passado. A Cor Púrpura é um romance feminista sobre a força e dignidade do espírito humano. Aline Walker foi vencedora do Prêmio Pulitzer em 1983. O livro é narrado em primeira pessoa e tem uma linguagem bastante peculiar de uma “quase analfabeta”. Vale a pena!

Este livro é emocionante!

Eu já havia visto o filmes há alguns anos e ele me marcou, é um filme forte, que nos faz pensar no quanto a vida pode ser difícil para algumas pessoas. Ler o livro foi uma experiência diferente de ver o filme, pois agora eu era a Celi, uma menina mulher que não teve oportunidade de ser criança. Neste livro você irá conhecer a história de vida não apenas da Celi, apesar dela ser o personagem principal.

Durante todo o livro você fica na expectativa das coisas acontecerem de forma a terminarem felizes, mas o final desse livro me fez pensar na realidade da minha própria vida e de que alguns finais apesar de não ser como desejamos que fossem ainda assim podem ser incrivelmente belos.

O Filme.




Sinopse
Georgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a "Mister" (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie (Akosua Busia), missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.

Informações Técnicas
Título no Brasil: A Cor Púrpura
Título Original: The Color Purple
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 156 minutos
Ano de Lançamento: 1985
Direção: Steven Spielberg


- Recebeu 11 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz (Whoopi Goldberg), Melhor Atriz Coadjuvante (Oprah Winfrey e Margaret Avery), Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original ("Miss Celie's Blues") e Melhor Roteiro Adaptado.
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Drama (Whoopi Goldberg), além de ser indicado em outras 4 categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Oprah Winfrey) e Melhor Trilha Sonora. - Recebeu uma indicação ao BAFTA, na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.