Menu

9.4.11

Repostagem – As Mémorias de Uma Gueixa

AS MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA
Arthur Golden


"Memórias de uma Gueixa" é um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.

Há alguns anos eu tive o prazer de assistir o filme que foi adaptado desse livro e simplesmente fiquei encantada com o universso onde essas mulheres viviam, era como um mundo secreto cheio de encantos, amores perdidos, saudades e tristeza... Um mundo onde a beleza e a arte são apreciados na sua forma mais pura. Felizmente tive a oportunidade de comprar este livro e conhecer mais profundamente a história de Chyio ou Sayuri uma grande gueixa da época, o livro é uma descrição perfeita de suas memorias e junto de uma garotinha de nove anos percorremos um longo caminho até nos tornarmos gueixas e descrevo assim pois ao ler o livro a sensação que temos é que estamos trilhando o caminho juntas e que suas felicidades, derrotas, decepções, paixões e vitorias são nossos também.

Um livro intenso, que nos faz pensar que os momentos de felicidades devem ser apreciados o máximo possivel, pois não temos ideia do quanto irão durar.


Minha nota para esse livro é 10!



4 comentários:

  1. Já assisti o filme e ele é perfeito! Agora quero o livro.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é tudoooo de bom!!!
    Hoje tava passando numa feira com uma amiga e tinha uma banca de livros NOVOS só que encalhados, nunca lidos!
    Memórias tava a 33,00!!! Quase morri!
    Paguei 70,00 no meu... snif!
    MAs valeu a pena!!

    ResponderExcluir
  3. Babi, no Site da Submarino esse livro tá de R$ 9,90, tô louca pra comprar.

    ResponderExcluir
  4. Maior vontade de ler, mas a pilha para ler antes ta enorme, mas uma hora eu leio, o que não falta são ótimas indicações sobre ele.

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.