Menu

28.10.09

Diferentes tipos de livros

Quando vamos comprar um livro nos deparamos com muitas opções... como sempre tive dúvida (pasmem) sobre o que era chick lit ao pé da letra, resolvi pesquisar sobre os estilos e compartilhar com vocês. Vamos lá....

Romance

1) Termo inglês para as línguas novi-latinas, do latim medieval romanice, ‘na língua românica’.

O Romance é um gênero da literatura. Herdeiro da epopéia, é tipicamente um gênero do modo narrativo, assim como a novela e o conto.A diferença entre romance e novela não é clara, mas costuma-se definir que no romance há um paralelo de várias ações, enquanto na novela há uma concatenação de ações individualizadas. No romance uma personagem pode surgir em meio a história e desaparecer depois de cumprir sua função. Outra distinção importante é que no romance o final é um enfraquecimento de uma combinação e ligação de elementos heterogêneos, não o clímax.Há de notar que o romance tornou-se gênero preferencial a partir do Romantismo, por isso ficando o termo romance associado a estes. Entretanto o realismo teria no romance sua base fundamental, pois apenas este permitia a minúcia descritiva, que exporia os problemas sociais.

créditos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Romance

No dicionário
1. Narração histórica em versos simples.
2. Língua ou conjunto de línguas derivadas do latim.
3. Narração em prosa, de aventuras imaginárias, ou reproduzidas da realidade, combinadas de modo a interessarem o leitor.
4. Fantasia.
5. Novela, conto.
6. Românico.


Alguns estilos


Chick lit

A Chick Lit - aquela literatura light em que as personagens são normalmente mulheres solteiras, urbanas e com estilo, cujas preocupações são o emprego e descobrir o seu príncipe encantado.
Chick-Lit é a literatura voltada para o sexo feminino, vulgarmente chamada de "Literatura de Mulherzinha". A despeito de todas as criticas, Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa.

Romance Histórico

O romance histórico é um tipo de romance que mistura história e ficção, reconstruindo ficticiamente acontecimentos, costumes e personagens históricos.

histórico
1. Da história ou a ela relativo.
2. Mencionado pela história.
3. Que recorda algum facto histórico.
4. Relativo ao tempo posterior à formação das sociedades.
5. Verdadeiro, real; que existiu; que não é da ficção.

Romance Contemporâneo

Romances atuais. Que passam nos dias de hoje;

contemporâneo (latim contemporaneus, -a, um)
1. Que é do mesmo tempo.
2. Que é do tempo atual.
3. Homem do mesmo tempo ou dos tempos de hoje.

27.10.09

A Prisão Sombria
Senhores do Submundo 3.5
Gena Showalter

Uma vez, Atlas, Deus Titã da Força, foi escravo da deusa grega Nike. Agora, ele é seu mestre. E logo estes inimigos jurados destinados a destruir um ao outro se verão obrigados a arriscar tudo para dar uma oportunidade ao amor.

Esse livro é curtinho, são 46 paginas, mas vale a pena ler cada uma delas.

Detalhe, para quem está acompanhando a serie(Spoiler):
Neste livro uma personagem que conhecemos em um dos livros passados aparece bem pertinho do Tintã Cronos, alguém muito Importante para um certo demônio da Promiscuidade.


Em seguida é a vez da história do Sabin!


26.10.09

Chuva Selvagem
Christine Feehan
Leopardos 2


O que ela tinha feito? Com uma nova identidade, uma morte simulada e uma oportunidade de fugir da traição que a espreita, Rachael escapou de um assassino anônimo. Agora, a milhares de milhas de sua casa, sob o luxurioso dossel da selva tropical, encontra refúgio. Onde podia se esconder? Neste mundo de estranhas criaturas caminha a mais exótica de todas elas.

Seu nome é Río. Um nativo do bosque cheio de fortes habilidades... Alguém para ser desejado. Possuído por seus próprios segredos, é digno de ser temido.
Em quem pode confiar? O passado de Rachael ameaça tão opressivamente como o calor do bosque, e quando Rio libera os secretos instintos animais que correm por seu sangue, Rachael teme que seu isolado refúgio se torne um inferno inevitável…

Esperei com ansiedade por esse livro e quero antes de qualquer coisa agradecer ao "Grupo Tiamat" por esse presente. (Para aquelas que ainda não conhecem o grupo fica a dica).

O livro é Maravilhoso, eu adorei cada pedacinho dele e aproveitei muitooo, tentei ler devagazinho para demorar a acabar mais infelizmente tudo que é bom dura pouco. A relação entre o Rio e a Rachael é muito forte e intensa, meninas quando ele decide deixar de lutar contra o amor é perfeito demais. Nesse livro aparecem personagens novos e somente por um momento eles comentam sobre o casal do primeiro livro, é legal saber o que acontece com eles. Christine Feehan mais uma vez me encantou e aguardo ansiosa pelo próximo livro.

25.10.09


Sinopse:
Henry DeTamble (Eric Bana) sofre de uma rara modificação genética, que o faz viajar pelo tempo involuntariamente. Numa de suas viagens, ele conhece a pequena Clare (Rachel McAdams), que se apaixona por ele imediatamente. Anos após anos ela espera sempre no mesmo lugar que este estranho viajante retorne. Até que os dois finalmente se encontram e a paixão começa. Porém, o curso da vida de Clare é normal e quando ela menos espera seu grande amor desaparece, sem data para retornar. Como poderia um romance suportar estas indas e vindas?

Ontem eu tive o prazer de contar com a Companhia da Rafinha e da karla ao assistir esse filme e antes de comentar sobre ele quero agradecer a companhia de vocês, é sempre um prazer encontrá-las para botar os papos e leituras em dia.

A minha primeira impressão desse filme é que o livro deve ser bem melhor, eu gostei do filme, mas acredito que o livro seja mais detalhado e que tenhamos uma noção melhor do desenrolar dos fatos. Como estou participando do Desafio Literário 2010 vou colocar o livro na lista para futuras leituras (Meninas participem vocês também do Desafio), o filme é bom, não foi a melhor adaptação que assiti, acredito que fui com muitas expectativas e acabei me decepcionando um pouco, mas em alguns momentos é emocionante e acabei indo as lagrimas. (Não só eu) e claro não poderia deixar de comentar: o Eric Bana tá lindo demais...

Enfim recomendo que assistam ao filme e para aquelas que já tenham lido o livro eu adoraria saber se ele é melhor.

Um bom filme e se divirtam!




Diários do Vampiro - O Despertar
L.J Smith

Em Fell Church, uma cidade pacata em West Virginia, a garota mais popular da escola Robert E. Lee apaixona-se por um vampiro com quatrocentos anos. Com a ajuda das amigas, Meredith e Bonnie, Elena fará tudo para seduzir Stefan. E Stefan fará tudo para proteger Elena… dele mesmo. O adolescente de olhos verdes, rosto clássico escondem um passado sombrio e uma sede que não consegue controlar. Com ele, arrasta a memória de um amor perdido e um irmão que apenas deseja vingança. Em Florença, no Renascimento, Stefan e Damon Salvatore lutaram pelo amor da mesma mulher. Séculos mais tarde, voltarão a fazê-lo. Diários do Vampiro – O Despertar é a introdução a um triângulo amoroso arrepiante: a história de dois irmãos vampiros que se odeiam e de uma garota que se vê dividida entre os dois.

Apesar de amar tudo que envolva vampiros,não gostei muito desse livro. Eis, o por quê:
-Elena é fútil,Chata,Egoísta,Egocêntrica enfim se senti a última gota de coca-cola.
-Stefan que é pra quem normalmente todos torceriam é um tanto fraco pro meu gosto.
-Damon que é quem geralmente todos odiariam é mara!!!!!

Mas tirando esse pequenos detalhes o triângulo que se inicia nesse livro tem tudo pra bombar.
O livro deu origem a Série The Vampire Diaries,que é ótima por sinal.
Elena na série é mais madura.

Mas recomendo a leitura do livro,afinal esses comentários são somente da minha pequena pessoa.

A Princesa Apaixonada-Meg Cabot

Terceiro volume iniciado com "Diário de uma princesa". Desta vez, Mia arranja um namorado, mas gosta mesmo é de Michael, irmão de sua melhor amiga. Além de tentar chamar a atenção do garoto, ela precisa enfrentar o rigoroso inverno nova-iorquino, as duras aulas de etiqueta ministradas por sua avó e a gravidez de sua mãe.

Mia Enfim arranja um namorado... Kenny seu parceiro na aula de biologia...entre todas as confusões possiveís que só acontecem com essa princesa, ela passa boa parte do tempo evitando os beijos de Kenny, estudando para os exames finais, principalmente de álgebra e tentando fazer com que Michael note sua presença.