Menu

7.1.10


O menino do Pijama Listrado


titulo original: (The Boy in the Stripped Pyjamas)
lançamento: 2008 (EUA) (Inglaterra)
direção: Mark Herman
atores: Asa Butterfield , Zac Mattoon O'Brien , Domonkos Németh , Henry Kingsmill , Vera Farmiga
duração: 94 min
gênero: Drama




Sinopse: Alemanha, 2ª Guerra Mundial. Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo em um campo de concentração. Isto faz com que sua família deixe Berlim e se mude para uma área desolada, onde não há muito o que fazer para uma criança de sua idade. Ao explorar o local ele conhece Shmuel (Jack Scanlon), um garoto aproximadamente de sua idade que sempre está com um pijama listrado e do outro lado de uma cerca eletrificada. Bruno passa a visitá-lo frequentemente, surgindo entre eles uma amizade.


Comentário: O que é o horror de uma guerra aos olhos de uma criança? O cenário nazista e o massacre dos judeus já foi muito utilizado nas telas dos cinemas, contudo, a diferença deste filme é que não vemos a guerra através do bravo soldado que dispara dúzias de tiros, nem dos generais e comandantes ditando suas ordens, mas aos olhos de uma criança, que apesar de tentarem explicar o motivo do “ódio ao judeu” não consegue realmente compreender o porquê de tanto ódio. Esta criança é o jovem garoto de 8 anos chamado Bruno ( Asa Butterfield – novato no cinema, mas sua atuação é comovente e impressionante) que precisa deixar seus amigos da cidade e acompanhar ao pai soldado, maior orgulho, que foi promovido e precisa ir morar no campo. Lá, sozinho e tedioso, descobre que mora ao lado de uma “fazenda” que tem “moradores” estranhos, porque eles vivem vestidos de “pijamas”, e pela sua inocência se pergunta: porque ainda estão de pijamas no meio do dia?

A partir da curiosidade ele conhece Shmuel (Jack Scanlon) que nasce uma amizade. Entre os furtos de comida para o novo amigo e suas conversas, Bruno começa a tentar entender os acontecimentos ao redor dele e com seu novo amigo e apesar de se esforçar, não compreende o motivo das grades, dos pijamas e do ódio. Mas como toda criança, a fé de sua inocência consegue manter a visão pura dos acontecimentos, confirmados na frase de Bruno: “Não se preocupe Shmuel, logo os dois lados vão se entender e vamos poder brincar sem grades!!”

Um filme bonito, emocionante, que faz refletir mais uma vez sobre a insensatez que as ações de um regime pode causar, não só no país, mas na célula fundamentar que é a família.Vale lembrar que este filme é baseado de um livro de mesmo nome, do autor John Boyne. Com certeza vou lê-lo assim que o encontrar.

6 comentários:

  1. Tha, eu ainda não vi esse filme, já tive oportunidade, mas por um motivo ou outro acabei deixando passar.

    Adorei sua sinopse e com certeza vou assistir esse filme.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Minha filha assistiu esse filme e disse que é de chorar, então vou preferir ler o livro, pois acho que o livro deve ser ainda melhor.
    bjinho!

    ResponderExcluir
  3. to seguindo o seu blog muito lindinho
    bjos
    leticia

    ResponderExcluir
  4. Olá, achei seu blog através do comentário que você deixou lá no blog da Vivi Fair! Adorei!! Seu blog é muito fofo!!! E já adicionei aos meus favoritos!!!
    Ganhei esse livro - o Menino do Pijama Listrado - de natal e ele já tá na minha lista de próximos! Sò estou esperando um estado de espírito próprio pra ele, porque já sei que vou chorar muito!!
    Amei a resenha!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Vi que vc gosta de ler. E vc gosta de promos para ganhar livros?
    Então dá uma passadinha no meu blog e aproveita a promo que está rolando: http://daestanteaojardim.blogspot.com/

    Espero que vc participe ^^

    xoxo
    Vinha.

    ResponderExcluir
  6. Tha..já ouvi vários comentários sobre esse filme...
    muitos bons por sinal...

    bj

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.