Menu

31.3.10

Orgulho e Preconceito
Jane Austen


Orgulho e Preconceito (1797) é a obra mais conhecida da autora. Jane Austen mostrou como o amor entre os protagonistas era capaz de superar barreiras de orgulho e preconceito, a diferença social entre eles e o escasso poder de decisão concedido à mulher na sociedade da época. A crí­tica veio a considerá-la a primeira romancista moderna da literatura inglesa.

O livro, conta a trajetória da inteligente jovem de 20 anos Elizabeth Bennet, que vive com suas quatro irmãs em uma cidade do interior. É quando chega a notícia que os Bingley alugaram um terreno disponível a algum tempo. Logo, em um baile tipo provinciano, as meninas são apresentadas ao novo morador da região, o Sr. Bingley. Com ele, vem um outro jovem, de aparência recrudecida e irritada, o velho amigo de infância: Sr. Darcy. Logo de cara, a aguda inteligência de Elizabeth choca-se com o caráter estrito do Sr. Darcy.

O romance se passa entre esse dois personangens: Elizabeth e Darcy, o titulo do livro é uma demonstração da personalidade dos dois personagens e que é visto de cara logo nos primeiros capítulos. Confesso que não foi muito fácil a leitura dos primeiros capítulos já que a linguagem é muito rebuscada e fica um pouco difícil acompanhar, mas depois de um tempo a leitura deslancha. O romance é maravilhoso, não é como os romances ao que eu estou habituada mas em nada atrapalhou a beleza do romance. Sem falar que foi muito mais fácil relacionar o rosto dos personagens do filme com o livro.

Adorei! Recomendo também o filme pra quem gosta de um belo romance clássico.

Março/2010.


1 comentários:

  1. QUERO LER!!!
    Pelo que dizem, vou me apaixonar por esse livro. Minhas amigas falam que eu sou parecida com a Elizabeth e que o Mr. Darcy é parecido com o tipo de rapaz que me atrai. Aí já viu, né? Gostei do livro antes mesmo de ler, rsrs.

    Beijos

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.