Menu

1.4.10

Emma
Jane Austen

Emma Woodhouse e bela e inteligente, mas um pouco convencida. Ela tem uma boa vida com o pai na pequena cidade de Highbury. Quando a sua querida amiga Miss Taylor parte para casar com o vizinho Mr. Weston, Emma é confrontada com uma grande lacuna na sua vida: como ajudar os outros a ter uma vida tão perfeita como a dela. Ela resolve arranjar casamentos e começa a proteger Harriet Smith, uma jovem simples que não está ao seu nível na sociedade. Emma acha que alí está um “bom material” e começa a procura de um marido “conveniente” para Harriet.

Sei que estou atrasada na minha postagem do desafio literário, mas a minha semana foi uma loucura e entre trabalho e faculdade tive que deixar de lado as leituras e o blog também, mas graças a Deus as coisas estão voltando ao normal e estou atualizando tudo aos pouquinhos. Li Emma rapidamente é um livro maravilhoso e a descrição que a autora faz da personalidade dos personagens é fantástica, ela nos faz perceber as pequenas singularidades de cada personagem. Emma com suas claras certezas a respeito da vida e das pessoas que a cercam, é nossa estrela principal nesta história e até ela amadurece o suficiente para reconhecer que nem tudo é como ela pensa, bem, posso dizer que acontecerão muitas coisas até lá.

Durante o livro eu fiquei muito ansiosa pelo desenvolvimento do romance entre Emma e o Sr. Knightley um personagem serio e compenetrado que conhece Emma desde de seu nascimento e com isso a trata com carinho e condescendência, mas que descobre que nem todos os seus sentimentos são fraternais.

Quem já leu um livro dessa autora sabe que sua linguagem não é da mais fáceis, mas devemos levar em conta a época em que Jane Austen viveu, assim não desistam da leitura apenas por não conseguir entender bem as sutiliezas do texto, mesmo porque se acostumará antes que perceba e irá entrar num mundo incrível e cheio de pequenos segredos. Eu adoro o passado, acho que tudo era mais sedutor e envolvente. Um simples olhar, um aperto de mão, uma dança, os romances... Mas não sei se conseguiria viver sem computador...rsrs

Foi um verdadeiro prazer ler esse livro e quero agradecer a minha amiga Karla que teve a gentileza de me emprestar seu livro maravilhoso(Adorei a capa), claro que agora ele entrou na minha lista de futuras aquisições.

Março/2010.


9 comentários:

  1. Ola meninas!
    nao sei se voce le em ingles mas estou fazendo uma promocao no meu blog e sorteando um livro.
    Se voce tiver interesse passa la:
    www.wishingabook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa Páscoa para você!!!!!!

    Que vc coma todo chocolate do mundo e não engorde 1 grama! :)

    Conforme prometido, publiquei a primeira parte da mega e polêmica entrevista....passa lá pra ver...a segunda parte fica pra segunda.

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Excelente colocações. A leitura dos clássicos exigem uma dedicação maior por parte de quem os lê. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro mencionado. Mas, como fã de Austen, não posso deixar de fazê-lo. Obrigada pela participação!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    O meu livro do desafio tbm me deu um pouco de trabalho...mas foi muito prazeroso.
    adorei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. O bom do desafio é mesmo ler coisas que não são tão fáceis e descobrir que valeu muito a pena!

    ResponderExcluir
  6. Ei Juliana,

    Quero ler todos os livros da Jane, o meu do desafio foi Razão e Sensibilidade e agora fiquei muito curiosa para ler Emma também.

    bjo

    ResponderExcluir
  7. Oi, Juliana,
    Este ainda não li. Meu desafio foi ler Persuasão - também gostei muito! Emma está na lista!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  8. Esse também está na minha lista, rsrs. Parece ser muito bom.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olha, eu adorei seu blog, é de muito bom gosto, fico ansiosa por ler os livros , os quais você descreve com tanto entusiasmo :D
    Eu realmente sou uma fã ávida de Jane Austen, adoro quase todos os seus romances,
    Principalmente Mansfield Park ; persuasão ; A Abadia de Northanger , enfim , eu recomendo , são maravilhosos de ler, são personagens complexos e intensos.
    Parabéns ao blog , é maravilhoso :D:D

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.