Menu

26.4.10

Explosão de Estrelas
Robin Pilcher

Cada personagem deste livro tem algo a oferecer e algo a solicitar - um emprego, um quarto para alugar, um ombro em que chorar. Quando suas vidas começam a se cruzar no curso das três semanas do festival, decorrem novos amores, traições, perseguições e atentados. Todos querem descobrir o que o futuro lhes reserva. Durante um verão inesquecível, suas vidas serão transformadas para sempre. O cenário da trama - o Festival Internacional de Edimburgo - evento cultural que atrai anualmente, desde 1947, diversos artistas para a capital escocesa. As minúcias sobre o festival, os segredos profissionais por trás de cada performance artística e as particularidades da mente humana são os elementos que compõem 'Explosões de estrelas'

Quero começar falando que a sinopse desse livro não poderia ter sido mais bem escrita, é um resumo perfeito do que acontece nesse livro. Comprei este livro por causa da capa, ela me conquistou assim que pus os olhos nela e foi inevitável levar esse livro para casa. Nunca havia lido nada desse autor e para ser mais especifica acredito que é o primeiro livro de romance que leio que foi escrito por um homem.


Robin Pilcher é filho da autora Rosamund Pilcher e mais uma vez tenho que confessar que ao comprar o livro não me liguei na relação desses dois autores e somente ao chegar em casa foi que descobri, como nunca li nada da Rosamund não tenho como fazer um comparativo das diferenças ou semelhanças entre os dois.

Este não foi um livro fácil de ser lido, talvez porque eu nunca tenha lido nada do autor ou mesmo não estar acostumada com a imensa e intensa relação entre os personagens. São tantos personagens que demorei cerca de 100 paginas até conseguir identificar e ligar cada um a sua história, mas Robin consegue nos ligar e prender a essa universo tão rico e maravilhoso do Festival cultural de Edimburgo que se torna simplesmente impossível deixar o livro de lado e quando nos damos conta já somos íntimos de todos os dramas vividos na história. Todos os personagens do livro são importantes e juro a vocês que não consegui localizar um foco ou casal principal, no decorrer do livro cada personagem se torna principal e coadjuvante ao mesmo tempo.

Fui bombardeada de sentimos durante toda a leitura e quando achava que as coisas iriam por um caminho a história seguia por um curso totalmente diferente e sempre me surpreendia. Seus personagens são tão humanos e sólidos que me senti lendo sobre pessoas e histórias que eu conhecia e me emocionei em diversos momentos do livro.

Sinto-me imensamente feliz e satisfeita de ter seguido um impulso e comprado esse livro, foi um dos mais envolventes e enriquecedores que li nos últimos tempos. Quero deixar uma ressalva com respeito ao livro, o autor deixou um pouco a desejar nas ultimas paginas, acredito que o final de alguns personagens poderia ter sido mais trabalhado e descrito ou talvez a intenção dele fosse deixar que nos mesmo imaginássemos o nosso final ideal.


De toda forma esse é um livro que recomendo e que irei lembrar para sempre.



4 comentários:

  1. Estou com esse livro na wish list, desde q vi que Lili trocou no TL, e ainda não comprei, agora lendo aqui, deu + vontade ainda...ai ai, vou falir, rs.

    bjss

    ResponderExcluir
  2. muito lindo o blog, amei *-* estou seguindo
    se der dá uma passadinha lá no meu : www.thetrashyfame.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ju,
    A capa desse livro é linda !
    Adorei sua resenha porque me deixou com muita vontade de experimentar.
    Beijos
    Luka.

    ResponderExcluir
  4. Oiê!
    Eu não conhecia esse autor. E achei super interessante a ideia de um romance escrito por um homem. Ele tem outros livros? vou pesquisar.
    Adorei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.