Menu

24.12.10

As Crônicas de Nárnia, O Sobrinho do Mago - C. S. Lewis

O_sobrinho_do_mago

 

Como prometido estou iniciando com as resenhas sobre As Crônicas de Nárnia. Os detalhes dos livros e conhecimentos básicos sobre o autor estão neste post da semana passada: C. S. Lewis e Dica de Filme(…)

Começarei as resenhas com a crônica, que segundo Lewis, deve ser a primeira de todas a ser lida: O sobrinho do mago. Apesar de O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa ter sido a primeira publicada e mais conhecida devido ao fato de que foi a primeira sequência cinematográfica sobre a série, O Sobrinho do Mago se passa em um tempo cronológico Narniano anterior a esta.

Em O Sobrinho do Mago conhecemos Digory Kirke um menino que vive com a mãe doente na casa dos tios André e Letícia. Tio André é o que se pode chamar de cientista maluco e é o Mago mencionado no nome da Crônica. Através de anéis mágicos ele envia Digory e sua vizinha e amiga a menina Polly para um bosque entre os mundos.

Ali se encontra o ponto de partida de toda a mágica. Existem lagos que na verdade são portais e os transportarão para muitos mundos. Um deles é o local onde encontrarão a Feiticeira Branca, outro é o portal que os levará a uma Nárnia em plena criação. Aslan está aqui, o Grande Leão criador da vida e esta crônica na realidade trata apenas disso. Idas e vindas entre os mundos e a criação de Nárnia são o ponto principal.

Dawn_of_Narnia_by_ldiehl

Digory e Polly Conhecendo Aslan

Particularmente eu amei lê-la, o momento em que Nárnia é criada trouxe lágrimas aos meus olhos. E também gargalhei muito com as peripércias da Feiticeira Branca. Ela aqui não conseguiu praticar muitas maldades, mas colocou o Tio André em seu lugar e eu gostei muito.

O Sobrinho do Mago é uma Crônica sobre nascimento e vida, sobre errar e acertar. Digory comete vários erros, mas também se redime com muitas atitudes. Ele também será importante em outras crônicas. Aslan está tão imponente como sempre. É uma crônica que vale toda a pena ser lida e será o ponto de partida para entendermos mil e uma coisas que virão. Assim como: Por quê há um lampião no meio do Bosque de Nárnia? Uma pergunta simples e que só entendi a resposta ao ler O Sobrinho do Mago. 

cover_ni_mag

Capa em Inglês

Não percam tempo. Comecem a leitura. C. S. Lewis é um mestre e conhecer mais sobre sua obra é uma honra para mim. Estou completamente fascinada por Nárnia!

A próxima crônica será O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa. Tenham um Feliz Natal e um Ano Novo abençoado! Nos vemos em 2011!

assinatura_4


8 comentários:

  1. Feliz Natal, meninassssssss

    Em 2011 nos vemos novamente.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Eu amei a primeira crônica. Tinha visto o filme antes, e quando li o livro e vi como tudo começou achei fantástico!

    Ps: Adoro começos de história, sei lá porque kkkk

    Feliz natal!

    Bjs

    Amanda / Vício em livros

    ResponderExcluir
  3. eu adoro todas as crônias de Narnia. de vez enquando viajo pra esse mundo lindo!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi estou fazendo uma promoção no meu blog, onde você escolhe que livro quer ganhar, com o valor máximo de R$50,00. Se você puder, dê uma passadinha por lá...

    http://estantedaracky.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?

    Conheci hoje seu cantinho e já gostei :)
    Amooo Nárnia!

    Te convido a conhecer o Espelho Mágico!
    Desde já te desejo um 2011 repleto de sucesso.

    Kisses

    ResponderExcluir
  6. Oii, estou participando da promoção dos 16 blogs, estou seguindo todos, ms não consigo o seu.. o blog aparece com erro e não aparece a caixinha para seguir ;/

    :*

    ResponderExcluir
  7. Oiie
    Te indiquei para uma tagg no meu blog.
    http://little-things-for-you.blogspot.com/

    Beeijoo

    ResponderExcluir
  8. fiquei decepcionada q não há nenhum artigo sequer sobre Rowling e seus livros... =/ mas adorei os posts! achei o site procurando preço dos livros de CS LEWIS. mto legal! vou tentar ler os livros já comentados... e se vcs fizerem algum programa de leitura esse ano. vou acompanhar =D

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.