Menu

17.5.11

Se eu ficar – Gayle Forman

image

Se eu ficar – Gayle Forman

Aos 17 anos, a musicista Mia é uma adolescente como tantas outras. Tem pais amorosos, uma melhor amiga e um namorado apaixonado. Sua vida, no entanto, não é livre de escolhas dolorosas, como decidir se permanece fiel ao seu primeiro amor – a música –, mesmo que isto signifique perder seu namorado e deixar todos os que ama para trás.
Em uma manhã de fevereiro, Mia sai para um passeio com a família e, em um instante, tudo muda. A última coisa que lembra é estar no carro com seus pais e seu irmão mais novo, Teddy, em uma estrada repleta de neve. De repente, está em pé fora do seu corpo, ao lado dos cadáveres de seu pai e sua mãe, observando ela e o irmão serem atendidos pelos paramédicos.
Enquanto tenta entender se está morta ou não, Mia é levada para um hospital, onde, com seu corpo em estado de coma, reflete sobre seu passado e tenta decidir se vale a pena lutar pela vida.

É incrível como algumas ações podem mudar nossa vida, um pequeno erro muda tudo. Tudo aquilo que nos fazia ser nós mesmo em um segundo desaparece, como ficar? Como enfrentar algo assim?

Quando li a sinopse desse livro, imaginei que me emocionaria, mas não estava preparada para a torrente de sentimentos e lágrimas.

É impossível não se apaixonar por cada um dos personagens que compõe o livro, independente do tamanho deles na história. A autora tem uma sensibilidade que torna possível sermos transportados para dentro do livro, nos faz sentir e imaginar.

Mia é uma garota de 17 anos que tem uma família nada convencional, mas muito feliz. Tem um namorado por quem é apaixonada e para completar é uma grande violoncelista. Enfim, um futuro promissor, mas quando o acidente acontece e ela perde grande parte do que ama, ela vai precisar decidir entre partir e ficar.

Durante o livro somos apresentados a partes do passado de Mia, lembranças que se intercalam com o momento atual que ela vive, momentos simples e belos que se tornam vitais para a decisão que ela precisa tomar.

Vou parando minha resenha aqui, mesmo porque poderia continuar escrevendo por muito tempo, e ainda assim não conseguiria passar toda a emoção que senti lendo essas páginas.

Um livro que fala dos diversos tipos de amor e como ele é necessário para continuarmos existindo.

Recomendo!


3 comentários:

  1. Gostei, deu vontade de ler!
    Podia ter continuado com a resneha fiquei curiosa!
    Bejos!

    ResponderExcluir
  2. A única coisa que não gostei quando acabei de ler este livro foi dos meus olhos inchados e meu nariz vermelho. Chorei demais! Muito emocionante.

    ResponderExcluir
  3. Realmente parece um livro emocionante, só pelo tema eu já tenho certeza que me sensibilizaria.

    Bjinhos

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.