Menu

11.8.11

O Motivo - Patrick Ness

O_MOTIVO_1307069835P

O Motivo - Patrick Ness

Todd Hewitt é um garoto de doze, o último menino de Prentisstown, uma cidade de homens, Ele vive em um mundo cheio de "ruído" em que os pensamentos privados de todo homem e animal são audíveis. Em um mês ele estará com treze anos e será um homem. Mas a cidade está mantendo segredos para ele, segredos que vão forçá-lo a fugir do prefeito e dos homens de Prentisstown junto com seu cachorro e a primeira garota que ele já conheceu. A cada pagina o leitor ficará cada vez mais ligado á Todd e Viola com sua historia de amizade e sentirá afeição genuína por Manchee cão e ajudante de Todd, cujo comportamento é hilário e comovente. Na sua essência, é uma historia sobre um garoto forçado a crescer rapidamente em um mundo de ruínas em loucura e armado apenas com sua convicção de fazer a coisa certa para ajudá-lo a sobreviver. Todd vive em um mundo onde um germe matou todas as mulheres, um germe que deixou os homens loucos, o germe que significou o fim dos spackles quando a loucura dos homens colocou as mãos numa arma. O livro é dirigido a jovens adolescentes, recomendado aos leitores a partir de 13 anos, mas também com apelo muito forte para adultos.

Fazia muito tempo que eu não lia nada tão Intrigante. Durante todo o livro nos perguntamos quais são os segredos tão bem guardados por todos. Todo mundo sabe o que está acontecendo, menos Todd Hewitt e o leitor. Isso faz com que continuemos lendo e lendo, até que algo seja esclarecido.

Todd é um garoto prestes a se tornar um homem, segundo a lei da cidade onde vive. Uma cidade onde não existem mulheres, pois todas morreram muito anos anos atrás e tudo que restou foram homens e meninos. Todd está ansioso para se tornar logo um homem, apesar dele não saber exatamente o que isso significa, mas um dia ele descobre algo que irá mudar tudo.

Viola é uma viajante que quando chega ao novo mundo descobre que nada é como imaginava, precisa juntar forças com Todd se quiser continuar vivendo. Precisará crescer junto com ele.

Manchee é o pequeno cachorro de Todd, um personagem de grande importância no decorrer do livro, sem contar que é uma fofura sem igual.

Patrick Ness escreve de forma clara e rápida, nos apresenta um mundo novo, com regras próprias, onde o importante é continuar vivendo; seguindo em frente, pois se tivermos sorte logo a frente encontraremos esperança. Um livro cheio de tensão, passei tanto tempo com o coração aos pulos que em alguns momentos eu parava a leitura e respirava fundo. Torci tanto por Todd, Viola e o pequeno Manchee que quando percebi que as coisas não seriam como imaginei, só me restou derramar muitas lágrimas.

A única coisa que não me agradou no livro é o fato de Todd, Viola e Manchee sofrerem tanto. Gente em alguns momentos eu ficava paralisada só imaginando o sofrimento físico desses personagens. Como eles passam o tempo todo fugindo, ou seja, andando, eu ficava muito cansada mesmo. Sem contar os tantos ferimentos que os dois sofrem durante sua busca por segurança.

O livro termina é um ponto muito importante da história. Isso mesmo ele termina!! Esse é o primeiro livro da trilogia “Mundo em Caos”. Ágora só me resta aguardar o lançamento da continuação e saber o que mais Patrick Ness reservou para nós.


7 comentários:

  1. Tinha visto esta capa e confesso que não me chamou atenção (parece q tem haver com pedofilia), agora lendo a resenha sinto que é um livro que eu, filha e sobrinhas devemos ler e ver os segredos contidos nele e pelo jeito me preparar para chorar (o q não é dificil )muito.

    ResponderExcluir
  2. Sonia eu também acho que a capa deixa a desejar. Ela devia mostrar mais sobre o que se trata o livro, mas quando estamos lendo é impossível lembrar da capa... rs

    Recomendo!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Juliana!
    Primeira resenha que leio desse livro. Parece interessante, mas a capa acaba com expectativas. Não dá dicas de nada do que possa se tratar. Sempre que a vejo, imagino retirantes, Vidas Secas... Já ouvi falar que é uma distopia. É mesmo?
    Gostei da sua resenha. Demonstra todas as emoções que podemos sentir. Gosto de livros assim. ^^
    Ótima semana!

    @rafaschiabel
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa...não conhecia esse livro. Parece ser a minha cara. rsrs
    BJs

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post!
    to te seguindo e prometo aparecer pra comentar muito, adoro livros!! Me segue tbm
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/
    bjsss
    e boa sorte no mundo dos blogs!

    ResponderExcluir
  6. Livro tenso né! Mas gosto de leituras intrigantes! Adorei a resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  7. Achei esta capa horrível, mas a história pelo menos parece ser boa. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.