Menu

9.2.12

A Caminho do Verão - Sarah Dessen

A_CAMINHO_DO_VERAO_1311373699PA Caminho do Verão - Sarah Dessen

Auden resolve passar as férias de verão em Colby, uma minúscula cidade do litoral, com o pai, sua nova esposa e Thisbe, a filha do casal e sua mais nova irmãzinha. Lá, ela revê seus conceitos em relação à madrasta, encara um emprego de férias em uma boutique totalmente demais e conhece Eli, um tgaroto misterioso com o qual embarca em uma busca: experimentar uma adolescência sem preocupações que lhe foi negada enquanto ele procura se recuperar de um acontecimento trágico. Junte dois solitários, uma bicicleta, um estoque infindável de madrugadas com insônia, tortas e café e… tudo pode acontecer.

Um dos livros mais leves que já li. Apesar da história não ter grandes surpresas, é impossível não se envolver na vida desses personagens. Auden é uma garota que sempre foi madura, mesmo na infância. O tipo de garota perfeita e estudiosa que todo pai e mãe pede a Deus. Infelizmente esse comportamento é resultado da sua necessidade de não causar “problemas” a seus pais, quem sabe assim as infinitas brigas não param.

Infelizmente todo o esforço de Auden em manter seus pais casados não dá resultado, eles se separam, e agora seu pai tem uma nova família. Sinceramente fiquei furiosa com as atitudes do pai de Auden, sabe aquele tipo de pessoa que sonha demais e deixa as coisas difíceis da vida como responsabilidade da outra parte da relação? Ele é exatamente esse tipo de pessoa. Apesar de Auden saber disso, ela não consegue falar o que pensa, é tão condicionada a aceitar as coisas que engole tudo. Sua mãe é professora, tão inteligente que não aceita nada menos que 1000% do esforço de Auden. Sua implicâncias são tantas que é impossível não detestar a personagem, mesmo que depois ela se redima.

Auden está cansada de nunca fazer nada, não tem um único amigo de verdade, ou memória de algum momento incrível. Cansada das pressões decide passar o verão com seu pai conhecendo sua irmãzinha e revendo seus conceitos sobre sua madrasta, que na minha opinião é uma mulher incrível.

Como Auden tem insônia ela passa a noite inteira passeando pela cidade, em busca de algo que nem ela sabe o que é, até que ela encontra Eli, que possue seus próprios demônios internos. A relação deles começa de forma simples, sem pretensões de ser coisa alguma. Felizmente os dois irão aprender que é possível confiar.

A autora conseguiu criar um ambiente maravilhoso. Todos os personagens secundários tem seus próprios encantos, assim ao final da leitura me senti como se também tivesse passado o verão em Colby. O livro chegou ao fim e fiquei com aquela sensação de saudade. Pois assim como Auden, eu também adorei o verão.


9 comentários:

  1. Adorei a resenha, deu vontade de ler. Mais um q vai ficar na vontade. rsrs

    ResponderExcluir
  2. Que delícia ficou a resenha, só por ela já fiquei com vontade de ler...
    Você falou que é um livro leve, mas a impressão que tive na resenha é que a história é mais complexa do que parece a primeira vista...
    Sem contar que a capa é linda, né?? Só por ela eu já compraria...
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Debóra que percepção a sua... rs Apesar de leve, o livro trata de assuntos emocionantes.

    A suavidade esconde a profundidade da história.

    Quanto a capa, realmente é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  4. Já quero...assim como a amiga de cima falou pela resenha se tem a impressão que é uma história meio complexa...quando minha fase de históricos passar eu irei ler.

    bj

    ResponderExcluir
  5. Que história bacan! fiquei com vontade de conhecer!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. ola!!passando aqui para te convidar para o sorteio no meu blog do livro Fallen.
    http://escreverdayse.blogspot.com/2012/02/sorteio-fallen.html
    beijão!

    ResponderExcluir
  7. Aii Juuu

    paquerei esse livro na bienal e acabei esquecendo de comprar, acredita?
    Deixei para o dia seguinte e fugiu totalmente da minha cabeça =/

    Adorei a resenha!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Lindo livro, a capa é mega!
    galera, sigam tbm meu blog leitores-parasempre.blogspot.com , bjs galera

    ResponderExcluir
  9. Li esse livro e achei perfeito! recomendo à todos que estejam procurando um livro, como foi citado, leve e altamente emocionante. ;)

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.