Menu

16.4.12

Jogos Vorazes- Livro I- Suzanne Collins

 

 

 Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

(fonte: completemadman, via peenisseverlark)

A história contada a partir do ponto de vista de Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos que mora no Distrito 12 com a mãe e a irmã, quatro anos mais nova, me prendeu do inicio ao fim. Quando apareceu os primeiros comentários nas mídias e redes sociais sobre o livro não dei muita importância, achei realmente que era só mais uma trilogia entre outras tantas, mas quando se tem amigas viciadas em leitura, que quando acham uma coisa boa compartilha e não para  de falar sobre o livro até você ficar morta de curiosidade, então a história é outra… não dá para ignorar! E foi isso que aconteceu, minha amiga Rafaela Carvalho  (a quem devo agradecer pela insistência) me apresentou o filme, me emprestou um dos livros e me viciou totalmente. Como não aguentei esperar que ela trouxesse os outros dois… tenho que agradecer a Liliana Rodrigues que me emprestou o restante.

Voltando ao livro….

O distrito 12  fica localizado em uma região rica em carvão - lugar que, no passado, abrigava a cordilheira Apalaches.  Katniss sustenta sua família com sua caça, desde os 11 anos após a morte do pai em uma mina de carvão. Ama  sua  irmã mais nova Prim, acima de tudo e quando esta é selecionada para participar dos Jogos Vorazes, Katnnis se oferece para ir em seu lugar. O outro tributo do Distrito 12 é Peeta Mellark, o filho do padeiro, que tem a mesma idade de Katniss e estuda na mesma escola que ela. Depois de selecionados, Katniss e Peeta são levados para a Capital, onde se encontram com os outros tributos. Eles têm como mentor Haymitch Abernathy, o único morador do Distrito 12 ainda vivo que venceu os Jogos no passado, e tornou-se alcoólatra. Katniss conhece Cinna, o estilista responsável por sua aparência nas apresentações em público, que são importantes para ajudar na obtenção de patrocinadores - pessoas que pagam para que o tributo receba ajuda, como mantimentos e remédios, quando estiver na arena. Ao longo dos dias na Capital, Katniss e Peeta são submetidos a uma transformação em suas aparências, são treinados e fazem apresentações em público. Durante uma entrevista, Peeta revela o seu amor não correspondido por Katniss. A garota acredita que a atitude dele faz parte de sua tática para conseguir patrocinadores e resolve assumir que também gosta dele.A partir daí sair vivo é o maior objetivo desses dois tributos, que terão farão amigos no meio da adversidade e os perderão, terão solidariedade de onde menos esperam e mesmo inconscientemente desafiarão a Capital.

O livro trata ainda de questões como extrema pobreza, fome, opressão, os efeitos da guerra, entre vários outro assuntos .

Mas vou parar de escrever e vou voltar a ler o segundo livro da trilogia - “Em chamas”- que até agora é perfeito!


15 comentários:

  1. Estou louca pra ler o livro, um amigo viu o filme e achou bem fraquinho =(, desanimei, mas quero ler!

    www.falandodelivros.com
    @falandodelivros

    ResponderExcluir
  2. Dandara eu ainda não li o livro, mas gostei do filme, já ouvi falar tanto dessa trilogia que não aguento mais... rs

    Espero ler em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amigaaa!!!
    Eu adorei essa série. Assim como você não me senti particularmente atraída por ela, mas após os comentários da Rafinha e de assistir ao filme não resisti. Li os 3 livros, como se diz por aqui, de uma lapada só. Me apaixonei por ela e ainda fiquei com um gostinho de quero mais.
    Bjs,
    Karla Costa

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que vou amar esse livro!
    Agora, até eu ler, vou me contentar assistindo o filme, coisa que ainda não fiz.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Thalita! Muito em breve pretendo ler Jogos Vorazes. Beijos!

    http://www.newsnessa.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu sou completamente suspeita para falar de Jogos Vorazes. Sou apaixonada pela trilogia e acho que todo mundo devia ler.

    Beijos.

    Carissa
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  7. Nem li e nem vi o filme...preciso conhecer, é muitoo falado!
    Bj bonita

    ResponderExcluir
  8. Não li, não assisti ao filme, mas com toda a fama que circunda JV, morro de vontade de ler, entretanto vai demorar um pouco, pois eu quero ler depois que comprar a trilogia e acho que o preço atual está absurdamente caro. Jamais daria 90,00R$ em apenas 3 livros, faça-me o favor... São muito caros!
    Contudo acredito que a história seja maravilhosa e ainda vou lerrrrr \õ/

    Abraços,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Essa é a saga mais falada do momento, ainda não li o livro mais a gente só le e ve na midia comentarios positivos então deve ser bom :)

    ResponderExcluir
  10. Ahhh eu preciso ler esse livro!!! Gostei bastante do filme e tenho os livros mas tempo q é bom nada ._.

    ResponderExcluir
  11. Apenas vi o filme, mas saí do cinema maluca pra saber mais sobre a história.
    Eu adorei o Cinna ^^
    E a menininha que eu esqueci o nome, mas a menor do grupo, mto lindinha ela!

    Bjuss

    Ariana

    ResponderExcluir
  12. Hum, eu ainda não li essa série... Só encontro resenhas positivas e todo mundo é fã, mas mesmo assim, ainda não tive a oportunidade de ler... Mas, claro, está na lista...rsrs

    ResponderExcluir
  13. Me convenceu!!!! eu quero lé-los o mais rápido possível!!! Esse é outro tipo de livro q me fascina!!!

    bjuzzz

    ResponderExcluir
  14. Um série perfeita, OMG até quando conseguirei escapar?!


    Amei a resenha, me instigou a ler, *TEMPO ONDE ESTÁS VC QUE NÃO RESPONDE?"*

    ResponderExcluir
  15. Assisti ao filme e gostei muito ; imagino pela sua resenha que o livro aprofunde mais essas questões relativas a extrema pobreza, fome, opressão, os efeitos da guerra e estou instigada a ler esta triologia.

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.