Menu

28.4.14

O Canto das Sereias - Val McDermid

O_CANTO_DAS_SEREIAS_1383661559P

Eu sempre senti vontade de ler algo dessa autora, mas por um ou outro motivo acabava deixando para depois. Poxa, estou chateada de ter esperando tanto para conhecer a escrita da Val McDermid. O livro é tão bem escrito que algumas vezes precisei parar a leitura para me recompor; A descrição das cenas é tão completa e bem feita que consegui me transportar para dentro da história.

Já nas primeiras páginas somos apresentados a Carol Jordan, detetive da divisão de homicídios. Gostei muito da personagem, ela é forte, autêntica, durona e feminina, sabe que não é fácil ser vista além da aparência por seus colegas de trabalho, mas aos poucos percebemos que além de bonita, ela é muito esperta. Tony Hill é o elemento chave da história, complexo e misterioso. Ele é a mente que irá analisar e possibilitar a prisão do “Assassino de Bonecas” que está deixando a comunidade gay em pânico.

A autora criou personagens tão dinâmicos e bem estruturados que é impossível não ficar preso ao conflitos e dilemas vividos por eles. Não estou falando só dos principais, mas também dos secundários, que acredito que nos próximos livros terão papeis fundamentais para o desenrolar da trama.

É gente, esse é o primeiro livro de uma série, não sei se fico feliz por me permitir voltar ao universo de Carol e Tony, ou triste em me permitir colecionar mais uma série. (Melhor a primeira opção, né?! Eu andei pesquisando no site da autora e a ordem de publicação da série é:

O Canto das Sereias  - The Mermaids Singing – 1995

The Wire In The Blood  - 1997

The Last Temptation – 2002

The Torment of Others – 2004

Beneath the Bleeding – 2007

Fever of the Bone – 2009

The Retribution – 2011

Cross and Burn - 2013

Acho que isso é ótimo para os fãs do estilo e posso garantir a vocês que estilo é o que não falta. O assassino é tão perturbado mentalmente que as cenas de torturas são grotescas e assustadoras. Como a escrita é em terceira pessoa temos acesso a cada pensamento e ato realizado no livro, as descrições macabras dos corpos me enojaram em diversos momentos. Como alguém pode sentir prazer ao machucar outra pessoa, e como o Dr. Tony é capaz de entender tão bem os sentimentos do assassino? É possivel desconfiar dele, afinal, só um monstro para entender outro.

A autora dá indícios de um possivel romance que venha a acontecer entre Tony e Carol, mas nem se empolguem, pois muita coisa precisa ser acertada antes de qualquer final feliz para esses dois, afinal, olha a quantidade de livros ainda pra ler.

Ah, nas minhas pesquisas acabei descobrindo que essa série de livros fez tanto sucesso que fizeram um seriado para a TV chamada “Wire in the blood” que já está na sexta temporada. Vou colocar o Teaser da série que corresponde a esse livro.

Acho que já deu para perceber que curti muito a leitura. Irei aguardar ansiosa pelo próximo livro. Quem tiver a oportunidade e gostar do estilo, vale muito a pena entrar na mente e nas vidas desses personagens.

Capa americana

The Mermaids Singing

Sinopse

Inspirado pelo acervo de um museu dedicado a aparelhos de tortura, o Assassino de Bonecas – como é conhecido por abandonar suas “obras de arte” em locais de público gay – parece ter descoberto a grande vocação de sua vida. E suas mortes são planejadas com tamanha frieza e impiedade que não deixam nenhum rastro para trás.

Por causa da ausência de pistas, o psicólogo Tony Hill é convocado para ajudar na investigação. Com a ajuda da detetive Carol Jordan, sua missão é entrar na mente do criminoso e estabelecer um perfil que possibilite desvendar sua identidade. No entanto, mesmo para um profissional experiente como ele, a série de mutilações sexuais seguidas de assassinato é diferente de tudo que já viu antes.

Um suspense psicológico tenso e muito bem escrito, O canto das sereias explora a mente atormentada de um assassino em série diferente de qualquer outro que o mundo da ficção já tenha visto. Os métodos de tortura utilizados, assim como o modo de abordagem das vítimas – narrados pelo criminoso em seus relatos sombrios – chocarão os leitores.

Livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/355951


3 comentários:

  1. Deu vontade de ler, não conheço a escrita dessa autora, mas se for tão bom como você diz, preciso conhecer.
    Atiçou minha curiosidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. não chamou minha atenção para a leitura da obra por não fazer parte do meu gênero literário preferido!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.