Menu

28.5.14

A Lista do Nunca – Koethi Zan

a-lista-do-nunca-koethi-zan-ligia-braslauskas-livro-700

Ao pegar esse livro para ler imaginei algo diferente, a autora conseguiu criar um enredo forte em pouco mais de 260 páginas que me levou em uma viagem repleta de descobertas e ação. Se preparem para descobrir o passado de Sarah e Jennifer, amigas desde a infância, vitimas de um acidente de carro que resulta na morte da mãe de Jennifer  e começam a imaginar os piores cenários possíveis, dessa forma se inicia a lista do nunca.

Sarah é quem nos apresenta os fatos, suas memórias são conflitantes e me deixou em dúvida em alguns momentos, frases ditas pela metade permitem que imaginemos o que foi necessário para que conseguisse fugir de seu captor e os motivos por trás do ódio que Tracy sente por ela. Ao receber a noticia que seu seqüestrador pode conseguir liberdade condicional Sarah é levada de volta ao período em que esteve presa, se antes ela já era “cuidadosa”, agora é impossível viver uma vida normal. Dez anos de terapia e ela ainda não consegue enfrentar certos fatos, mas ao receber uma carta de “alguém” do passado percebe que precisa chegar ao final da história, senão por ela, por sua melhor amiga.

Uma coisa que não falta nesse livro é reviravoltas, tudo acontece rapidamente, sem enrolação. Eu pessoalmente curto muito isso. O estilo de escrita dessa autora é totalmente fluido, ela não entrega os segredos, mas também não fica enrolado o livro inteiro até permitir que algo aconteça.

Minha única ressalva é que Sarah evolui tanto durante o livro que ao final até parecia outra pessoa. Ela é descrita com tantas fobias e medo que ficou irreal imaginar que ela seria capaz de tudo isso.

Conhecer a mente doentia por trás do seqüestro de Sarah, Jennifer e outras mulheres e saber o que elas sofreram foi algo difícil de encarar, aos poucos descobrimos mais sobre o “monstro” capaz de fazer atos horrendos física e psicologicamente com essas mulheres.

Quando todos os segredos são finalmente descobertos é um alivio tanto pra Sarah, quanto para o leitor. Fiquei em dúvida sobre uma possível continuação, mas não aposto nisso, acho que é mais minha vontade de que enfim Sarah consiga seguir em frente e viver uma vida “normal”.

Sinopse

Depois de um acidente de carro que sofreram quando ainda tinham dez anos, Sarah e Jennifer, amigas inseparáveis, passaram anos escrevendo o que chamaram de Lista do Nunca: uma lista de ações e atitudes que deveriam ser evitadas, a qualquer custo, para que se mantivessem sãs e salvas. Numa noite, no entanto, ao entrarem em um táxi, o destino das duas garotas as levou a um lugar que certamente não considerariam nem um pouco seguro. Sequestradas por um homem frio e adepto do sadismo, elas ficam acorrentadas em um porão com mais duas garotas por três anos. Dez anos depois de conseguir fugir, Sarah ainda tenta levar uma vida normal. Seu contato com pessoas se limita ao porteiro que diariamente entrega o que ela precisa para sobreviver e à sua psicóloga, que tenta ajudá-la a enfrentar cada novo dia. Seu sequestrador, porém, está prestes a conseguir uma condicional e, mais do que preparar um belo discurso de vítima, Sarah sente que este é o momento de agir. Para isso, vai enfrentar seus terríveis traumas em busca de uma história que nunca fora revelada.

Livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/338909-a-lista-do-nunca


2 comentários:

  1. Oi, Ju!
    O livro está na minha 'lista do ler em breve', jamais na minha 'lista do nunca', hahaha!
    Brincadeiras à parte, tb gosto quando a autora é clara e não joga com o leitor, quando dá pistas e as revelações aparecem sem que precise chegar ao final... um desfecho surpreendente ou, no mínimo, interessante, é o que eu espero!
    Adorei sua resenha, bem pontuado o crescimento de Sarah.Numa situação de estresse extremo, como o que ela vivenciou, realmente a pessoa surta e as sequelas são inevitáveis. A violência é muito cruel.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. sempre li boas resenhas, mas acredito que não seja um livro para mim!
    o enredo muito pouco me atrai
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.