Menu

28.6.14

Fênix: A Ilha - John Dixon

FENIX__A_ILHA_1391111022P

Que livro! Não esperava tanto, mas felizmente posso dizer a vocês que minhas expectativas foram superadas completamente. Quando decidi ler, esperava sair um pouco do universo de romances e dramas que tem sido constante nesses últimos tempos. Pensei que uma mudança de “tema” seria proveitoso. Adoro estar certa!

Nesse livro conhecemos Carl que sempre sentiu a necessidade em defender os mais fracos, por causa disso, é conhecido com encrenqueiro. Tem problemas com figuras de poder e vive em transição entre lares adotivos e centros de correção juvenil, até que todas as chances se esgotam e a única alternativa é ir para a Ilha que nos é apresentado como um local de treinamento juvenil, algo que deveria disciplinar e educar, mas que no decorrer da história se mostra algo totalmente diferente.

A ilha é um sopro de esperança para os jovens “delinquentes” que são levados até lá, pelo menos é assim que Carl imagina, e por um tempo parece mesmo que existe uma luz. Ele é forte e disciplinado, está decidido em evitar problemas. Se conseguir aguentar até os 18 anos sairá da ilha com seu passado perdoado e com todo o futuro pela frente. É incrível a maturidade desse personagem, apesar da pouca idade, é totalmente  comprometido com seus ideais.

Vou logo dizendo que nunca na minha vida li algo onde o personagem apanhasse tanto quanto nesse livro, são tantos os momento de dor e castigo que as vezes eu parava a leitura para me recompor. E o pior é que as torturas eram praticados não só pelos “professores” como também pelos recrutas, o nível de tortura mental e física chegava a níveis gigantescos. As descrições são detalhadas, então aquele leitor mais sensível talvez se incomode com isso, eu adorei!

Os personagens secundários tem destaque e brilho próprio, possuem papeis importantes nas escolhas feitas por Carl, tanto que o final me surpreendeu de forma significativa.  O enredo é fascinante!  O autor conseguiu criar um universo coeso com elementos de ficção cientifica, tudo tão amarrado que me peguei pensando se algo do tipo realmente não existe em algum lugar.

Quando terminei a leitura fiquei me lamentando em como tinha acabado rápido, mas ao mesmo tempo me consolava com o pensamento que é o primeiro da série e em breve espero reencontrar Carl e descobrir como algumas coisas serão resolvidas.

Esse livro inspirou a série de TV – Intelligence, quando descobri isso fui pesquisar, apesar de usar a ideia geral do livro, não tem muito mais em comum. Eu pessoalmente prefiro o livro, a série não me cativou da mesma forma.

Sinopse

Sem telefone. Sem sms. Sem e-mail. Sem TV. Sem internet. Sem saída. Bem-vindo a Fênix: A Ilha. Na teoria, ela é um campo de treinamento para adolescentes problemáticos. Porém, os segredos da ilha e sua floresta são tão vastos quanto mortais. Carl Freeman sempre defendeu os excluídos e sempre enfrentou, com boa vontade, os valentões. Mas o que acontece quando você é o excluído e o poder está com aqueles que são perversos?

Livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/372414


6 comentários:

  1. o enredo é bom, só que eu não me senti muito tentada a ler!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana!
    A história do livro parece ser muito interessante... Eu tenho ele e ainda não li!
    Não sabia que ele tinha inspirado uma série de tv, que legal!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Puxa, Ju... acompanhar uma adolescente em luta por si e sozinho é de dar compaixão. Com castigos, então... essa tortura psicológica é mais dolorosa ainda que a física. Como esse garoto irá lidar com esse sofrimento? Como será sua redenção?
    Adorei a dica, tb estou me arriscando (um pouquinho de nada, hahaha) em outros temas além dos eternos dramas.
    Bela resenha, apaixonada e apaixonante!
    Beijo!
    Ler para divertir
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Esse livro é muito bom! Fui como você Juliana, sem expectativas. Comprei porque achei a sinopse interessante e meu namorado gostou também. E fui surpreendida!!!! Espero ansiosa o próximo livro. Sei que o 2º nem foi escrito ainda, o que é uma pena. Quero ler a continuação!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Se eu for julgar o livro pela capa eu realmente não daria nada, porém parece ter uma história incrível, já quero muito ler.
    Também sou viciado em séries, nunca assisti essa, porém já conhecia, só não sabia que era baseada em um livro. Muito legal.

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ai agora que falou estou com medo, vi a série primeiro. Ai mas ainda irei conferir o livro, bjs

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.