Menu

7.7.14

A Senhora das Águas - A Guerra dos Primos - Livro 03 - Philippa Gregory

 

A_SENHORA_DAS_GUAS__1398708659P

Quando decidi pedir esse livro para resenha, sabia que seria presenteada com uma leitura enriquecedora e empolgante.

A Senhora das Águas é o terceiro livro da Guerras das Rosas, a guerra que durou mais de cem anos entre as Casas de York e Lancaster. São tantos personagens fortes, intrigantes e dúbios que durante a leitura é impossível torcer apenas por uma casa. Apesar desse livro ser tido como o terceiro da guerra dos primos, ele é anterior a Rainha Branca, que foi o primeiro que li. Não foi a editora que errou publicando fora de ordem, foi a autora que escreveu assim. Segundo ela, foi necessário criar um livro que contasse a história de Jacquetta e mostrasse o quanto essa personagem foi importante. Eu concordo totalmente!

Jacquetta de Luxemburgo é uma jovem de 14 anos quando a conhecemos. deseja se casar por amor, mesmo sabendo que sua família irá escolher alguém importante quando estiver pronta para o casamento, não esperava ter um papel de tanta importância junto a coroa Inglesa. A Narrativa é toda descrita por ela, é fascinante acompanhar o crescimento e amadurecimento da personagem.

O que acho incrível na escrita da Philippa é a capacidade de emocionar o leitor em meio a tanta desgraça gerada por essa guerra secular entre amigos e familiares. É facilmente perceptível o quanto o homem é volúvel e partidário do que chamamos de poder. Destinos são decididos através dos atos de um homem. Viver a mercê dos melindres da realeza é o que espera os cortesões e plebeus da época, com Jacquetta não é diferente.  Aos 17 anos é oferecida em casamento a um homem com idade para ser seu pai, mesmo que não deseje o casamento é impossível se negar a assumir o compromisso, pois o homem em questão é o Duque de Bedford, o homem mais importante da França. Diferente do que poderia imaginar seu marido lhe deseja por motivos maiores a sua beleza e juventude, como é herdeira da Deusa Melusina, ele acredita que ela é a chave para desvendar os mistérios da magia. Em uma época onde acusações por bruxaria e Heresia eram distribuídas livremente aos inimigos da coroa, Jacquetta conseguiu lidar bem com esse lado oculto de sua natureza.

Philippa Gregory consegue passar os costumes da época com exatidão, desde a diferença cruel entre as classes, como também entre a realeza e seus cortesões. A autora utilizou fatos reais da história e uniu doses de romance na medida certa fazendo desse livro um  espetacular. Ao terminar a leitura fui direto para o Google pesquisar mais sobre as figuras históricas que permeiam essas páginas na tentativa de manter um contato maior com eles.  

Mais que recomendo a leitura desse livro, caso tenham a oportunidade não deixem passar, vale muito a pena!

Sinopse

É o auge da Guerra dos Cem Anos, e os territórios ingleses na França encontram-se sob ameaça. Jacquetta de Luxemburgo não imagina que terá um papel fundamental na política inglesa. Descendente de Melusina, a deusa das águas, ela tem a capacidade de prever o futuro. Após ficar viúva do duque de Bedford, ela se casa com Richard Woodville, seu fiel escudeiro. Depois de sofrer muito preconceito, ela acaba se tornando amiga da rainha mas sua lealdade não mantém a Casa de Lancaster no trono: o rei cai doente e Ricardo, duque de York, ameaça se rebelar contra o reino. Nomeada Lady Rivers, ela vive conforme seus princípios, mas uma visão pode mudar tudo: um futuro inesperado para a filha Elizabeth, uma mudança de destino, o trono da Inglaterra e a rosa branca de York.

Livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/386782


5 comentários:

  1. Bem que eu estava percebendo isso... ainda não li esses livros, mas quando reparei na história de cada um (e depois de assistir a série The White Queen) fiquei realmente intrigada com essa ordem ai. Quando eu for ler, colocarei essa na frente então.

    Amo os livros da Philippa e é exatamente assim como falou... até quem não curte história, vai se encantar com a narrativa incrível da autora.

    ResponderExcluir
  2. achei legal, mas preciso ver o que os outros livros anteriores oferecem!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, tudo bem?

    Sou louca para ler um livro dessa autora. Adoro esse tipo de trama história que envolve romance, intrigas e questões políticas reais ao período narrado. Sem contar que vi a série de TV referente ao livro A Rainha Branca e me apaixonei pela trama. Quero muito ler essa saga.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju (:
    Eu ainda não conhecia essa série e nem essa autora, mas esse livro parece ser muito bom! Fiquei louca pra ler essa série, adoro romances que envolvem parte da história.
    Beeijos :*

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha lido nada sobre esse livro, mas parece ser mto bom, essas histórias que contam sobre a história real, me encantam ainda mais sobre a Inglaterra, que é uma das minhas paixões, acho q é mais uma coleção para os meus desejados!

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.