Menu

14.7.14

A Vida do Livreiro - A.J. Fikry

A_VIDA_DO_LIVREIRO_AJ_FIKRY_1399580293P

Edição: 1
Editora: Paralela
ISBN: 9788565530668
Ano: 2014
Páginas: 192
Tradutor: Flavia Yacubian

Uma carta de amor para o mundo dos livros “Livrarias atraem o tipo certo de gente”. É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Apesar disso, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island. Um romance engraçado, delicado e comovente, que lembra a todos por que adoramos ler e por que nos apaixonamos.

O que parecia apenas uma leitura divertida, a princípio, revelou-se uma história muito gostosa e envolvente, com boa dose de drama e mistério, mas sem perder a leveza. A autora Gabrielle Zevin criou personagens empáticos, engraçados e que conquistam, definitivamente, o leitor.

A.J. Fikry é um viúvo solitário, um livreiro ranzinza, dono da única livraria da ilha em que mora. A monotonia de seus dias é preenchida pela saudade da esposa – que movimentava a vida da cidade com eventos literários na livraria -, a preferência pelos livros clássicos e a rabugice com os representantes de editoras. Seu sonho de aposentadoria é a venda do raríssimo livro Tamerlane, que guarda em casa numa redoma com segredo. Até que o livro é roubado e A.J. precisa contar com o dedicado policial Lambiase para resolver o problema.

Um dia, ao voltar da corrida, A.J. Fikry encontra uma garotinha de dois anos abandonada na livraria, com um bilhete da mãe e um pedido irresistível. A partir desse encontro, a pequena Maya vai mudar não só a caótica vida do livreiro, mas também de toda a comunidade da ilha e da endividada Island Books.

Comecei a leitura sem expectativas, o tema é curioso: a vida de um amante de livros que tomou a paixão por profissão. A narrativa é leve, os personagens são bem construídos e todos eles, sem exceção, têm participação importante na trama. Estão ali para contar uma boa história. E que história, caro leitor! Gabrielle Zevin compõe uma atmosfera de aconchego na Island Books, insere segredos, tensão e drama de um jeito sutil, enquanto cativa o leitor com as dificuldades que A.J. enfrenta.

Com várias citações e referências a livros, alguns conhecidos e outros que merecem a verificação, a leitura é um deleite para os apaixonados por literatura. Cada capítulo começa com uma observação de A.J. sobre algum livro ou conto, cujo conteúdo estará nas entrelinhas das páginas seguintes.

“Mas também acho que minha nova reação está relacionada com a necessidade de encontrarmos histórias no momento certo de nossas vidas. Lembre, Maya: as coisas que nos tocam aos vinte não são necessariamente as que nos tocam aos quarenta, e vice-versa. Isso é verdade para livros e para a vida.” (A. J. Fikry, p. 37)

Há uma personagem deliciosamente carismática: Amelia, a doce e estabanada representante da Editora Pterodactyl. Mal recebida por A.J. na primeira visita à loja, aos poucos cresce entre eles o interesse, a saudade e, por fim, a paixão.

Os anos passam, Maya desenvolve um nítido talento literário, a livraria incrementa as vendas e atrai muitos leitores em encontros do Clube do Livro, aumentando a ligação entre esses personagens tão peculiares e queridos – entre si e também com o leitor. Então a autora faz pesar uma vez mais a mão do destino... E comove.

A Vida do Livreiro A.J. Fikry é uma história que celebra o amor pelos livros, numa conversa metalinguística que fala principalmente de encontros, da vida que muda a toda hora e não pede licença. Do quanto precisamos viver intensamente o momento presente (clichê?) e de como nossas ligações afetivas são determinantes. Acredite: ao terminar o livro, leitor, você sentirá uma leveza, um calor na alma.

Livro no Skoob:  http://www.skoob.com.br/livro/388622-a-vida-do-livreiro-aj-fikry

10431528_457140047755038_7827353751796892210_n


Essa resenha foi escrita por Manuh Hitz, colaboradora do blog.

Facebook: https://www.facebook.com/manu.hitz.7?fref=ufi


13 comentários:

  1. Manu que livro incrível, me deu muita vontade de ler! o enredo como um todo é emocionante e com certeza uma daquelas leituras marcantes!
    novamente friso a sua capacidade de encontrar relíquias!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. oieee manu,

    desde que li seu histórico desse livro no facebook, estou com muito interesse em lê-lo *o*
    adorei a resenha, como sempre você deixa bem simples e direto do que esperar da leitura :3

    beijos,
    ~nathália n.
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    não conhecia o livro e confesso que não faz muito meu estilo de leitura.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. querida manuh, livros falando sobre livros, a metalinguística em seu estado bruto, amo de paixão. é por isso que sou tão fã de zafón e seu "cemitério dos livros esquecidos", porque falar de livro é a nossa praia, é o nosso mundo. e você descobre cada livro hein? fico aqui pasmado, louco pra lê-lo. se um livro fala de livros estou dentro, agora se nele ainda há o recheio de uma criança, daí não há como escapar, sou louco por crianças, bebês com suas bochechas lindas e seus sorrisos fáceis. ahhh lá vamos nós de novo né querida, colocar mais um livro na listinha!

    ResponderExcluir
  5. Oiii! Bom, este livro está na minha lista de próximas leituras, e agora, após ler sua resenha, confesso que estou bastante ansiosa para lê-lo!! Bjoo

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Esse livro parece ótimo! Adorei a resenha! =)

    Beijinhos, Dany.
    http://livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amei este livro Manuh! Li sem pretensões e acebei extremamente feliz, foi uma leitura que trouxe momentos divertidos, outros de mistério e até mesmo de emoção, uma obra que recomendo sem dúvidas, pela sua singeleza e também por sua maneira especial de retratar a vida real.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Manu, já tinha visto este livro, mas como vou muito pela capa, te confesso que não me interessei. É por este motivo que gosto e valorizo as resenhas. A sua me cativou e já coloquei o livro na lista de desejados, e assim que der vou conferir esta história que te encantou. Ainda mais com livros, livrarias e afins como cerne da história! kkk
    Beijinhos,
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Alguém me dá esse livro? Tô precisando de uma leitura que me faça sentir leveza e calor na alma!!!
    Eu já tinha visto essa capa estampando a minha TL, mas não tinha parado pra ler sequer a sinopse. Já fiquei encantada com a proposta do livro, mas sua resenha me deixou desesperada. Como não querer conhecer essa combinação víuvo + criança? Adorei esse quote que vc escolheu, uma grande verdade pro nosso dia a dia e pros nossos percalços literários.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  10. Oláá!
    Já li muito sobre esse livro a cada vez a vontade de ler aumenta! E você com os livros de livros né?!
    Acho que quem gosta de ler quando le esse livro, deve se sentir realizada! deve se sentir em casa.
    Suas resenhas são sempre encantadoras Manu!

    um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii amei sua resenha, adoro livros desse tipo e com certeza depois de uma opinião tão dedicada e tão atenta vou pensar em dar uma oportunidade para esse livro.
    http://gracirocha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da premissa dessa trama. ;)
    Interessante que adquiri o e-book sem nem ter lido alguma resenha, só a sinopse já despertou a minha curiosidade, rsrs.
    Muito bom amiga, bjk!

    ResponderExcluir
  13. Esse livro, realmente parece ser muito bom! Sua resenha despertou minha curiosidade. Quem sabe ainda leio este ano!

    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.