Menu

10.11.14

Coração de Mãe - Jodi Picoult

 

CORACAO_DE_MAE_1412030040P

Jodi Picoult é o tipo de autora que prende o leitor a sua escrita, cria personagens complexos e dúbios, repletos de sentimentos que permitem o leitor amar e odiar ao mesmo tempo. Nas primeiras páginas de Coração de Mãe eu detestei a Paige, estava pronta para seguir odiando-a até o final, mas a autora me mostrou que as coisas nem sempre são como parecem ser.

Os capítulos são intercalo entre Paige e Nicholas, dessa forma conhecemos suas motivações e expectativas. Paige, é uma jovem simples, o abandono por parte de sua mãe sempre pesou muito em sua vida, tanto que algumas decisões são reflexo dessa falta. Aos poucos vamos descobrindo mais sobre as complexidades de Paige, eu passei a admira-lá e torci muito para que conseguisse preencher o vazio deixado pelo abandono maternal. Quando Paige conhece Nicholas ele é estudante de medicina, seu maior objetivo sempre foi esse, mas Paige irá mudar sua vida de cabeça para baixo, é com ela que ele percebe o quanto sua vida é vazia. Eu me encantei por Nicholas imediatamente, assim  como Paige, o imaginei como o príncipe que mudaria as coisas e traria felicidade. O envolvimento do casal acontece rapidamente, tanto que logo estão casados e Paige se torna o pilar de apoio de Nicholas que estuda cada vez mais.

Paige e Nicholas são de classes sociais diferentes, e é muito difícil para Paige lidar com o circulo social do marido, ela acaba se anulando na tentativa de atender seus desejos e fica cada vez mais distante da pessoa que deseja ser. Durante anos viveram assim, até que Paige engravida e as complicações aumentam. A partir daqui o verdadeiro drama começa, quando era Paige que narrava eu ficava tremendamente chateada com Nicholas e seu egoísmo em não ver que Paige é uma pessoa com necessidades e não sua empregada, mas quando era Nicholas que narrava eu ficava chateada com Paige em não mostrar ao marido suas necessidades reais, foi assim que percebi que o que falta para esse casal é dialogo. A falta de comunicação é a culpada por grande partes das dificuldades e momentos de sofrimento, quando enfim percebem isso, talvez, seja tarde demais para consertar as coisas.

Eu curti muito a leitura, me emocionei em vários momentos, ou seja, várias vezes me peguei chorando em lugares públicos, desejando poder consolar Paige e Nicholas, dizer que no final tudo iria acabar bem. Minha única ressalva ao livro é que terminou abruptamente, eu esperava mais, quase não acreditei quando virei a última página. Na minha percepção existia muito mais a ser dito.

Sinopse

Paige tem apenas algumas lembranças de sua mãe, que a abandonou quando ela era uma garotinha. Agora, aos dezoito anos, ela deixa o pai para trás em Chicago em busca do sonho de cursar a faculdade de artes. Mas Paige vê seus planos mudarem quando conhece Nicholas, um ambicioso estudante de medicina com quem logo se casa. Depois de alguns anos tentando se encaixar nos ambientes abastados que Nicholas frequenta e se sentindo mais deslocada do que nunca , Paige engravida inesperadamente. Sobrecarregada pelas exigências de ter uma família, ela não consegue esquecer a ausência da mãe e as memórias dolorosas do passado, que a fazem duvidar de si mesma. Lutando para se encontrar e finalmente acreditar nas próprias capacidades, Paige toma uma atitude chocante, que trará consequências avassaladoras para todos os envolvidos. Em Coração de mãe, Jodi Picoult constrói com perícia um romance cativante, que examina emoções e problemas com os quais todos nós podemos nos identificar.

Livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/413513


6 comentários:

  1. Agora fiquei me perguntando se vale a pena comprar o livro, é bom e não é bom, OMG.
    Preciso pensar!

    ResponderExcluir
  2. Lena, eu acho que você vai gostar sim. :*

    ResponderExcluir
  3. Fico admirada com a capacidade da Jodi de criar enredos tão bons! Situações que mexem com nossas emoções tão profundamente
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ola Meninas,

    Fazia muito tempo que não aparecia por aqui, agora estou de volta com meus blogs e sempre estarei por aqui, vendo as novidades.
    Ate+

    ResponderExcluir
  5. Minha autora favorita! <3
    Já leu algum outro livro dela? Super recomendo "Dezenove Minutos" e "A Menina de Vidro"

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Minha autora favorita! <3
    Já leu algum outro livro dela? Super recomendo "Dezenove Minutos" e "A Menina de Vidro"

    beijos

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.