Menu

19.9.14

Eu, Christiane F. - A Vida Apesar de Tudo - Christiane V. Felscherinow

 

Sinopse:
A história de Christiane F. deu a volta ao mundo. Milhões de pessoas cresceram com as confissões dilacerantes da adolescente alemã de 13 anos, drogada, prostituída. Mas e depois disso, o que aconteceu? Em Eu, Christiane F., a vida apesar de tudo, captado por Sonja Vukovic, a mundialmente famosa protagonista se entrega com franqueza e pudor surpreendentes, contando tudo sobre sua “segunda vida”.
A primeira obra originou-se do próprio interesse de Christiane em romper o silêncio e relatar sua história aos jornalistas Kai Hermann e Horst Rieck. O livro trazia no início um trecho do processo, em que ela, colegial e menor de idade, é acusada de consumir, de maneira contínua, substâncias e misturas químicas proibidas por lei. Foi acusada também de ter-se prostituído com o propósito de obter dinheiro para sustentar o vício.
Trinta e cinco anos depois da edição original, Christiane V. Felscherinow retorna àqueles tempos que se seguiram à publicação do livro e às diferentes etapas de sua vida até os dias de hoje: dos anos felizes na Grécia à sobrevivência na prisão, do combate ao vício aos encontros com seus ídolos do rock, da aparição de um anjo da guarda aos momentos de felicidade com seu filho Phillip.
Quando tinha 15 anos - o que não faz muito tempo isso -, tive acesso ao livro Christiane F., 13 anos Drogada e Prostituída. Naquele momento estava no auge da minha adolescência, tinha uma ponta de rebeldia despontando em mim e ler esse livro seria essencial para tal rebeldia. Logo nas primeiras páginas não conseguia parar de ler, porque a história de uma garota quase da minha idade - a idade dela no livro, quero deixar bem claro esse detalhe - , passava por uma fase super complicada, onde drogas e prostituição era o seu foco principal.
 
 
Depois de ficar bestificada com tamanha experiência dessa garota, corri para locadora, peguei o filme e para meu espanto, constatei o quanto fiel era ao livro. Resumindo, desde aquela época fiquei curiosa para saber como ficou a vida de Christiane após uma experiência como aquela, se ela havia melhorado, se conseguiu progredir na vida, etc. E eis que a Bertrand lança a resposta, através do livro Eu, Christiane F. - A Vida Apesar de Tudo,  contada pela própria.
Primeiramente já aviso para quem não conhece a história do livro anterior e quer iniciar a leitura do atual, não entenderá muita coisa. Para ser sincera, até eu mesma não entendi quase nada, vou tentar me justificar.
Nas primeiras páginas há uma retrospectiva da época onde tudo começou e em seguida a própria Christiane F. - hoje com mais de 50 anos - começa a relatar o que lhe aconteceu após a reviravolta que o livro e o filme lhe causaram e como está vivendo hoje. Um detalhe muito importante que não posso deixar de comentar é que o primeiro livro ela relatou todos os fatos de sua vida até os 13 anos aos repórteres Kai Hermann e Horst Rieck que editaram e o escreveram. Já o de agora é escrito pela própria, acho que foi por esse motivo que no decorrer da leitura várias passagens ficaram muito confusas.
Não há como dizer que a história é ruim, até porque é real e pelo histórico da nossa protagonista sua vida após o sucesso só declinou. Sério gente! E eu que imaginava que ela estaria curada do vício da heroína, pelo contrário, através da fama só teve mais acesso a droga. Participava de festas badaladas com bandas de rock famosas como Van Halen e AC/DC, onde literalmente drogas, sexo e rock holl (não necessariamente nessa ordem), eram os ingredientes principais.
Fora que, ao que consegui entender, ela só tinha usuários em seu ciclo de amizade, o que dificultava ainda mais a saída do vício. E sempre que aparecia uma droga nova, experimentava. Nesse ponto, podemos até defini-la como um ratinho de laboratório, pois não estava nem aí e testava tudo que vinha pela frente. Além de tudo, aos 23 anos foi presa por porte ilegal de drogas. Em um determinado momento de seus relatos, conta que foi proibida de entrar na Suíça por dois anos. Fora que seus relacionamentos, não tinham nada de normais, muito menos saudáveis.
 
Se eu continuar contando tudo que aconteceu com Christiane F., primeiro não conseguiria terminar essa resenha e você ao final, estará se perguntando como uma pessoa conseguiu sair viva depois de tantos anos - e põe anos nisso - dessa cilada que se chama: Drogas. Lógico que a nossa garota não saiu ilesa e até hoje sofre as consequências de sua vida desenfreada e tais consequências vou deixar para que vocês descubram sozinhos para não esticar muito.
Finalizando, na minha opinião acho que a leitura seria bem mais produtiva se talvez um escritor profissional, ou até mesmo, um repórter como foi no anterior, a tivesse escrito. Tive grande de dificuldade de entender o que ela quis contar, devido ao grande número de informações em uma única frase e ao final era como se não tivesse dito absolutamente nada que influenciasse ao que estava relatando.
Espero que tenham gostado e até a próxima!!!
 

17.9.14

Novidades de Setembro – Grupo Editorial Record

encontros-no-parque-hilary-boyd-18415-MLB20154590478_082014-O

ENCONTROS NO PARQUE, de Hilary Boyd

UM ROMANCE SENSÍVEL E COMOVENTE SOBRE AMOR E SEXO NA TERCEIRA IDADE

Em mais de trinta anos de casada, Jeanie sempre foi uma esposa amorosa e mãe dedicada. E agora é avó – com muito orgulho. Ela se considera feliz, apesar de George, o marido, ter passado a dormir em outro quarto há vários anos, sem lhe dar qualquer explicação.

Certo dia, enquanto leva a neta para passear no parque, Jeanie conhece Ray, que está ali também na companhia do neto. Ray parece ser tudo o que George não é: compreensivo, bom ouvinte, alguém com quem ela consegue se abrir e sexy. De repente, Jeanie se sente atraente de novo e, sem querer, apaixona-se perdidamente. Ela sabe muito bem que sua nova paixão ameaça tudo o que construiu ao longo dos anos, mas sente que vai ser difícil abrir mão dela. Será que Jeanie teria a coragem necessária para mergulhar no turbilhão de um novo romance e de uma paixão avassaladora a essa altura da vida?

image

CURA, de Robin Cook

O MESTRE DO THRILLER MÉDICO ESTÁ DE VOLTA COM UMA TRAMA DE FAZER O CORAÇÃO BATER MAIS FORTE

A Dra. Laurie Montgomery-Stapleton, patologista do Instituto Médico-Legal de Nova York, volta da licença-maternidade insegura quanto a suas habilidades como profissional e mãe. Então se depara com um caso de morte natural muito misterioso, a oportunidade perfeita para provar suas competências. O cadáver, um asiático que parece perfeitamente saudável, caiu em plena plataforma do metrô de Nova York, sem nenhum bem ou documento de identificação. Porém, Laurie não imagina que tentar encontrar a causa da morte a coloca numa complexa rede internacional de crimes e atrai o perigo para dentro de sua casa.

image

A VIAGEM DE CEM PASSOS, de Richard C. Morais

UMA INCRÍVEL JORNADA CULINÁRIA E EXISTENCIAL, DA EXÓTICA ÍNDIA À SOFISTICADA PARIS

Desde pequeno, Hassan Haji viveu em meio ao caos e às alegrias da cozinha. Contudo, quando uma tragédia abala os Haji e os obriga a abandonar uma Índia truculenta, eles buscam refúgio em Londres. É lá que Hassan começa a sentir os efeitos da puberdade e descobre uma incrível diversidade de pessoas e palavras, dos mais variados lugares. Porém, novos problemas surgem e o turbulento clã acaba estabelecendo-se na pacata cidade de Lumière, nos Alpes franceses. A casa escolhida como residência e para o novo restaurante seria perfeita para o sucesso, não fosse um pequeno detalhe: localiza-se em frente ao Saule Pleureur, um tradicional restaurante francês, comandado por ninguém menos que Madame Mallory. A chef, conhecida por seus ideiais conservadores, não gosta nem um pouco da ideia de ter como vizinho o agitado e confuso estabelecimento indiano dos Haji. Ela, entretanto, sabe reconhecer o talento e logo percebe que o jovem Hassan é, na verdade, um gênio culinário, e decide tê-lo como seu pupilo.

image

DRINQUES PARA TRÊS, de Madeleine Wickham

SEGREDOS, MENTIRAS E UMA BOA DOSE DE ESCÂNDALO EM UMA HISTÓRIA NO ESTILO DE SEX AND THE CITY

Inteligentes e bem-sucedidas, todas trabalham para a mesma revista em Londres e, uma vez por mês, se encontram em um bar para colocar o papo em dia. Mas, apesar de saber que podem contar uma com a outra, preferem guardar certos segredos a sete chaves.

A bela Roxanne há anos mantém um relacionamento com um homem casado; a competente Maggie de repente se vê prestes a assumir uma função para a qual não se julga preparada; e a doce Candice, da noite para o dia, resolve que precisa prestar contas com o passado. Só que o que Candice não imagina é que essa resolução vai dar início a uma série de acontecimentos que poderão abalar para sempre a amizade das três.

image

POR ONDE VOCÊ ANDA, de Mary Higgins Clark

DA AUTORA QUE JÁ VENDEU MAIS DE 80 MILHÕES DE EXEMPLARES NO MUNDO

Mesmo após dez anos, o sumiço de Charles MacKenzie Jr., mais conhecido como Mack, permanece um mistério. Curiosamente, no entanto, ele liga todos os anos para casa, sempre no Dia das Mães, para assegurar à família que está bem. Após um longo período de angústia, sua irmã, Carolyn, resolve descobrir seu paradeiro. Mas na manhã seguinte em que declara para o irmão sua intenção de localizá-lo a qualquer custo, ela recebe uma mensagem rabiscada em uma tira de papel em que Mack a avisa para não procurá-lo.

Apesar do misterioso bilhete, Carolyn vai em frente e segue todas as pistas que ele possa ter deixado. Mas, enquanto persegue os rastros do irmão, ela precisa encarar a possibilidade de ele ter se tornado um serial killer e sua apaixonada busca pela verdade a levará a um confronto mortal com alguém muito próximo.

image

MESTRES DA BATALHA, de Terry Brighton

A BIOGRAFIA DE PATTON, ROMMEL E MONTGOMERY E COMO SUAS PERSONALIDADES INFLUENCIARAM NOS CAMINHOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Na Segunda Guerra Mundial, Bernard Montgomery, George Patton e Erwin Rommel foram os comandantes de forças terrestres que mais se destacaram. Em Mestres da batalha, a história é contada sob o ponto de vista da relação entre eles em um cenário que compreende as grandes batalhas do norte da África, as invasões da Sicília e da Itália, os desembarques na Normandia e o avanço através da França e da Bélgica até a Alemanha. Pela primeira vez na literatura sobre a Segunda Guerra Mundial, os três são “colocados no mesmo ringue”, apresentando-se este conflito conforme vivido por seus comandantes mais exuberantes, controversos e poderosos.

image

QUARTOS FECHADOS, de Care Santos

PERSONAGENS REAIS E FICCIONAIS SE MISTURAM E ENTRELAÇAM SEUS DESTINOS

Na agitada e fascinante Barcelona no início do século XX, Maria del Roser Golorons, a matriarca de uma das famílias mais importantes da cidade, prepara a mudança dos Lax para sua nova residência. A belíssima mansão, vizinha do então incipiente Paseo de Gracia, está destinada a se tornar a zelosa guardiã de vidas dominadas por ambição, segredos inconfessáveis e paixões ocultas. Violeta Lax, no início do século XXI, segue para Barcelona para ver o afresco pintado pelo avô, Amadeo Lax, em seu local original, na mansão da família. É sua última chance de fazê-lo, pois logo a residência será transformada em um biblioteca pelo governo da cidade. Porém, durante as obras de transferência do retrato, uma pequena despensa é descoberta atrás do mural e, no interior dela, um cadáver é encontrado.

É o início das investigações de Violeta, estimulada a montar o intrincado quebra-cabeça que é a história dos Lax, em um enredo instigante construído com maestria.

image

A BUSCA PELA IMORTALIDADE, de John Gray

DO CONSAGRADO AUTOR DE CACHORROS DE PALHA, UMA VISÃO BRILHANTE E ASSUSTADORA DO LUGAR SOLITÁRIO DO HOMEM NO UNIVERSO E SUA BUSCA PELA IMORTALIDADE

A obsessão com a natureza da morte e as diversas tentativas do homem de tentar explicar e até provar que existe vida após a morte são o tema deste livro. A recusa em acreditar que a morte é o fim de tudo e insistir na nossa imortalidade resultou em vários experimentos e ideologias que, conforme Gray apresenta, perduram até hoje. As implicações do livro de John Gray vão assombrar os leitores para o resto de suas vidas — e talvez além dela.

image

BOA NOITE A TODOS, de Edney Silvestre

NOVO LIVRO DE EDNEY SILVESTRE, AUTOR DO PREMIADO SE EU FECHAR OS OLHOS AGORA

Maggie, a protagonista da novela e da peça que compõem Boa noite a todos, é uma dessas personagens que ganham vida a partir das páginas do livro. A convivência com seu drama – o de uma mulher cuja memória começa rapidamente a se esfacelar – é um profundo e emocionante aprendizado sobre a alma humana. Maggie conheceu na Europa dos anos 1960 e 70 a liberdade que os anos de chumbo tolhiam no Brasil de então. Essa liberdade teve, no entanto, como revés, a ausência de uma terra firme à qual se prender. Marcada pelo destino dos expatriados, ela enfrenta agora a perda do pouco que lhe resta de identidade: a lembrança dos deleites e dos infortúnios de uma existência intensa.

Boa noite a todos representa mais um patamar no edifício literário em que Silvestre abriga e situa a geração que se formou sob as grandes transformações políticas e sociais da segunda metade do século XX.

image

AMANDINE, de Marlena di Blasi

A ESTREIA NA FICÇÃO DA AUTORA DO BEST-SELLER MIL DIAS EM VENEZA

Em 1916, na Cracóvia, o conde Czartoryski assassina sua amante e se mata em seguida. Sua esposa, a condessa Valeska, se vê obrigada a cuidar sozinha da filha. Mas ela não esperava que a jovem se envolvesse com o irmão da mulher que envergonhou sua família e concebesse uma inocente e indesejada criança. A condessa acredita estar protegendo a filha quando declara que a pequena Amandine não sobreviveu ao parto e a abandona em um convento no interior da França; Rejeitada, vítima dos maus-tratos no convento, Amandine conta apenas com a freira Solange, com quem embarcará em uma viagem para descobrir sua verdadeira origem, enfrentando os perigos e as ameaças de uma guerra mundial.

image

CRÔNICAS DOS SENHORES DE CASTELO VOL. 3: MARÉ VERMELHA, de G. Brasman e G. Norris

MERGULHE FUNDO NO MULTIVERSO NA NOVA AVENTURA DA SAGA DOS SENHORES DE CASTELO

O planeta Kynis está em crise. Diante da guerra iminente entre as duas nações irmãs, o rei Dragão ora para Seath, o Deus Verdadeiro, enquanto dragões e soldados transformados patrulham com apreensão os limites da ilha-reino. No continente, os treze distritos formam um poderoso conglomerado industrial movido a vapor, cujas máquinas fumegantes de guerra estão prontas para lutar em nome do lucro.No meio desse embate da força do vapor contra a fúria da natureza, o Bobo e o Ladrão seguem a pista de um objeto valioso e acabam pondo a própria vida em risco. Sem saída, só lhes resta buscar a ajuda de Kullat. Mas um indício do paradeiro de Volgo faz com que Kullat enfrente um dilema: cumprir sua missão de evitar a guerra em Kynis, capturar o mago rubro ou salvar seus amigos?

image

O TRONO DAS SOMBRAS (TRILOGIA DO REINO VOL. 3), de Jennifer A. Nielsen

INÚMERAS AMEAÇAS MORTAIS. SERÁ QUE O REINO RESISTIRÁ, SE A VIDA DO PRÓPRIO REI ESTÁ AMEAÇADA?

A guerra chegou a Carthya. Quando Jaron descobre que o rei Vargan, de Avenia, sequestrou sua amiga Imogen em uma trama para subjugar o reino, o garoto sabe que precisa embarcar em uma ousada missão de resgate. Mas as coisas nem sempre saem como planejado.

Em um esforço desesperado para impedir o que parece ser uma perda devastadora para o reino, Jaron inicia sua última jornada para salvar o que ele mais ama. Mas, mesmo com sua esperteza, ele não consegue prever os terríveis perigos que terá de enfrentar. Será que, ao longo do caminho, ele vai perder aquilo que mais importa? E, no fim de tudo isso, quem estará sentado no trono de Carthya? As emocionantes aventuras de Jaron empolgaram milhares de leitores em O falso príncipe e O rei fugitivo. Agora, esta história eletrizante chega a uma conclusão extraordinária em O trono das sombras.

image

PERDIDOS NA BABILÔNIA (AS SETE MARAVILHAS VOL. 2), de Peter Lerangis NOVAS AVENTURAS E CORRIDAS CONTRA O TEMPO NO SEGUNDO VOLUME DA SÉRIE AS SETE MARAVILHAS

Perdidos na Babilônia é o segundo volume da série As Sete Maravilhas, que narra a história de Jack McKinley, um garoto comum com um problema. Dentro de alguns meses ele vai morrer — a menos que encontre sete esferas mágicas que foram escondidas nas Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

No primeiro livro, Jack e sua turma conseguiram derrotar o Colosso de Rodes e capturar a primeira esfera, mas seu amigo Marco sumiu sem deixar rastros. Sem tempo a perder e sem saber em quem confiar, eles não têm escolha a não ser partir para a próxima etapa de sua jornada — os Jardins Suspensos da Babilônia!

image

UM AMOR DE CINEMA, Victoria Van Tiem

QUE GAROTA NUNCA SONHOU COM UM AMOR COMO O DAS COMÉDIAS ROMÂNTICAS DO CINEMA?

Neste irresistível romance, Kenzi Shaw, uma designer fanática por filmes, é lançada nas águas turbulentas do amor — ao estilo de Hollywood — quando seu lindo ex-namorado lhe propõe uma série de desafios relacionados a comédias românticas para reconquistar seu coração.

Que garota não gostaria de vivenciar a cena das compras de Uma linda mulher? É o desafio número dois da lista. Ou tentar fazer os passos de dança de Dirty dancing? É o número cinco. Uma lista, dez momentos românticos de filmes e várias aventuras depois, Kenzi se pergunta: ela deve se casar com o homem que sua família adora ou arriscar tudo por um amor de cinema?

image

A PSICANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS, de Bruno Bettelhen

RELANÇAMENTO DE UM SUCESSO DA PAZ & TERRA, AGORA COM NOVA CAPA

Em A psicanálise dos contos de fadas, Bruno Bettelheim faz uma radiografia das mais famosas histórias para crianças, apontando o seu verdadeiro significado, mostrando os processos psicológicos que ocorrem no cérebro da criança ao se deparar com os contos de fadas e o quão necessárias são essas histórias para o seu desenvolvimento psicológico e social.

Os contos de fadas, considerados por muitos pais e educadores como irreais, falsos e recheados de crueldade são, para as crianças, algo que lhes fala, em linguagem acessível, sobre um mundo que tem significado. Depois que a psicanálise desmitificou a “inocência” e a “simplicidade” do mundo da criança, os contos de fadas voltaram a ser lidos (e discutidos), justamente por descreverem um mundo pleno de experiências, de amor, mas também de destruição, de selvageria e de ambivalências.

A psicanálise dos contos de fadas é uma obra de referência para as ciências psicológicas, que estudam o desenvolvimento infantil, para a pedagogia, para as artes e para as literaturas.


15.9.14

As Batidas Perdidas do Coração – Bianca Briones

 

AS_BATIDAS_PERDIDAS_DO_CORACAO_1403118831P

Oie gente, tudo bem? Espero que sim, porque comigo está tudo ótimo! Quero muito dividir com vocês o motivo da minha felicidade, seu nome é Rafael. <3 <3 <3

As Batidas Perdidas do Coração é sem dúvida um dos melhores livros que já li no gênero New Adult! Repleto de ações e diálogos apaixonantes que tornam impossível não amar a obra completa. Desde a criação dos personagens, até o enredo final, temos páginas e mais páginas de altos e baixos que me fizeram grudar no livro e só soltar quando a ultima página foi lida. É gente, meu coração está palpitando forte nesse momento, tenho certeza que perdi algumas batidas durante a leitura, não que eu me incomode com isso, é algo totalmente justificado.

A carga emocional da história é altíssima, por isso não se surpreendam ao chorar em diversos momentos. Nas primeiras páginas encontramos nossos personagens lidando com a perda de pessoas amadas, perda que os modifica e também é responsável por uni-lós. Viviane é a típica patricinha rica, namora o cara “perfeito” e segue todas as regras. Eu até imaginei que não ia curtir muito a personagem, felizmente eu estava errada em julgar tão rapidamente, ela é no mínimo “dura na queda”. 

Rafael, é o sonho quente de muita garota, inclusive o meu! (Suspiros e mais suspiros) Mas ele é muito mais, ele é atormentado, problemático, complexo e em alguns momentos totalmente decepcionante. Agora vocês ficaram confusos, afinal, decepcionante não é o tipo de adjetivo que atrai as pessoas, infelizmente nem tudo são flores, a autora conseguiu falar de um tema forte e controverso de forma tão real e profunda que me abalou como pessoa, muitas das lágrimas que derramei foram por esse motivo. Nunca torci tanto por um personagem ou  desejei tanto que as dificuldades fosse superadas, em parte por conseguir me colocar no lugar da Vivi, do Lex, Lucas e consegui enxergar em Rafael, alguém que amo muito. (Lá vou eu me emocionando novamente…)

Chega! Quero falar dos outros personagens, o enredo é construído também por eles. Lucas é primo de Rafael, apesar de poucos anos mais novo é capaz de deixar Rafael de cabelos brancos, principalmente ao se unir a Rodrigo, irmão de Viviane, e aprontarem todas. A amizade que surge entre esses dois me encantou, porque já tive amigos assim, com eles o peso dos problemas se torna menor e a felicidade mais fácil de alcançar. Lex é o melhor amigo de Rafael, amigo de verdade, daqueles capazes de levar um tiro por você, espero reencontrá-lo em outro momento. (Fica a dica, Bianca) Viviane tem uma legião de amigas, se eu for falar de todas não termino de escrever hoje, mas cada uma possui personalidade única e tiveram seu papel na história. Fernando é o avô protetor e autoritário de Viviane, acredita que é seu papel impedir Rafael de se aproximar de sua neta, e por mais que algumas de suas atitudes tenham me chateado, sinto um carinho enorme por ele, quando realmente importa, prova que a felicidade de sua neta vem em primeiro lugar e não as aparências. (Queria uma avô assim. <3)

As Batidas Perdidas do Coração fala sobre amar além das aparências e dificuldades, sobre ficar junto quando tudo parece errado, superar dúvidas e  que as vezes o único caminho é seguir em frente sem olhar para trás.

Bianca, quero agradecer por você ter seguido em frente com seu sonho, tenho certeza que não foi fácil, mas sem dúvida alguma , você nasceu escritora. Você conquistou uma legião de leitores e terá um lugar especial na minha estante.

Sinopse

Edição: 1
Editora: Editora Verus
ISBN: 9788576863229
Ano: 2014
Páginas: 400

Viviane acaba de perder o pai. Com a mãe em depressão, ela se vê obrigada a assumir o controle da casa com o irmão mais novo. Rafael teve o pai assassinado há alguns anos e agora viu quatro pessoas de sua família, incluindo a única irmã, morrerem em um acidente de carro. Viviane pertence a uma classe social que ele despreza. Rafael é tudo o que ela sempre ouviu que deveria evitar. Eles são opostos, porém dividem a mesma dor. Jamais se aproximariam se a morte não os colocasse frente a frente, e agora, por mais que saibam que são completamente errados um para o outro, não conseguem evitar uma intensa conexão, que poderá salvá-los ou condená-los para sempre. As batidas perdidas do coração é uma história sobre perdas e como cada um lida com elas. É o encontro atormentado entre a dor e o amor. Com uma narrativa sexy, envolvente e repleta de música, este livro traz a última tentativa de duas pessoas arruinadas que, juntas, buscam desesperadamente se encontrar.

Livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/334650