Menu

24.1.15

Mentirosos - E. Lockhart

12

Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

***

Todo verão a família Sinclair vai para a Ilha Beechwoods, sua ilha particular. O patriarca da família leva suas três lindas filhas e seus netos para passar um verão divertido e suntuoso. Cada filha tem sua própria casa na ilha e cada uma com um nome: Red Gate, Cuddledown e Windermere. Tudo é perfeito. Tudo é maravilhoso. Até o verão dos seus quinze anos, onde Candece sofre um misterioso acidente.

“Devo ter nadado para longe. Havia pedras grandes distantes da praia, ásperas e escuras; elas sempre parecem horríveis na escuridão da noite. Eu devia estar com o rosto dentro d’água e bati a cabeça em uma dessas pedras Como eu disse, não sei ao certo.” Página 47

Candece não se lembra de nada do que aconteceu naquele verão. Sua memória deletou tudo o que aconteceu naquele verão. Além da memória perdida, Candece perdeu peso, sofre com enjoos e senti enxaquecas terríveis, que às vezes fazem com que ela perca o sentido.

4

Quando Candece volta para a Ilha Beechwoods, dois anos depois do acidente, o que ela mais quer é lembrar-se do que aconteceu. Para isso ela precisa da ajuda dos outros Mentirosos: Gat, Mirren e Johnny. Mirren e Johnny são seus primos e Gat um amigo deles. Desde crianças são inseparáveis, juntos eles formam os Mentirosos.

“Só existíamos. Escrevi nossos nomes na areia. Candece, Mirren, Johnny e Gat. Gat, Johnny, Mirren e Candece. Foi o nosso começo.” Página 22

Porém eles não estão dispostos a dar muitas informações, já que a mãe de Candece quer que ela lembre de tudo no seu próprio ritmo. A revelação do que ocorreu no verão dos quinze é revelada pouco a pouco. Candece começa a ter visões, fragmentos do verão. Até culminar na revelação chocante.

Esse livro foi uma grata surpresa para mim. Já ouvi muito falar que ele era surpreendente, com uma revelação espantosa. Eu fui realmente acreditando nisso, indo com muita sede ao pote. Não me decepcionou, não só passou das minhas expectativas, como me deixou em estado de torpor, depois me fez chorar. Eu não conseguia acreditar no final. Porém foi real, autêntico.

“Essas são lembranças que tive o tempo todo. Apenas sei onde encaixá-las agora.” Página 186

Li o livro em menos de um dia, não conseguia deixar de ficar curiosa a cada conversa esquisita que os outros tinham com Candece, sempre com algum significado por trás.

E. Lockhart quis nos surpreender com uma história que falasse de uma família perfeita, onde ninguém faz nada errado, que os filhos e netos são zelosos, que seguem os passos dignos de um Sinclair. Que tenham orgulho de suas origens. Porém nem tudo é o que parece. A família é cheia de mentiras, desavenças, intriga, preconceitos e ganância.

Na dedicatória da autora, vemos que a autora agradecendo a muito outros escritores. Muitos a apoiaram na jornada da escrita desse livro. Eu agradeço também a esses autores e pessoas desconhecidas, que com certeza com o seu apoio ajudaram a autora fazer essa obra prima.

2 

Crislane Barbosa

http://www.skoob.com.br/usuario/368409


3 comentários:

  1. Cris, agora mais que antes, fiquei curiosíssima e quero er o livro! Adoro histórias assim, com fragmentos de memórias, algum (ou muito) tormento psicológico e algo para descobrir.
    Sua resenha me instigou. :D

    ResponderExcluir
  2. tenho lido bons comentários que vem tornando a trama mais atrativa
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse segredo é algo que faz minha mente dar voltas tentando descobrir o que é, e creio que só lendo o livro vou descobrir. Curiosa!

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.