Menu

10.4.15

Por lugares Incríveis - Jennifer Niven

 

2

Edição: 1
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 336
Autora: Jennifer Niven

***

Imagine encontrar alguém que será fazer parte de sua vida, alguém importante, em um parapeito de um sino no colégio? No mínimo inusitado.

“Bem devagar, ela vira a cabeça na minha direção, e eu percebo que a conheço, que já a vi pelos corredores. Não resisto e pergunto:

- Vem sempre aqui? Porque esse lugar é como se fosse a minha casa, e não me lembro de ter visto você aqui.” Página 13

É assim que Violet e Fich se encontram. A popular e o esquisito. Uma combinação nada aceitável por aqueles que só pensam em status. Depois desse encontro inesperado, os dois acabam por fazer dupla para um trabalho de geografia: andar por Indiana, conhecer os lugares de seu estado.

image

O livro se alterna na visão de Violet e Fich. A gente acaba por conhecer as nuanças de cada um. Do por quê eles estavam no parapeito e que segredos cada um esconde. Violet é típica garota boa moça que todos adoram, que nunca faz nada de errado. Até que um dia uma tragédia a atinge. Ela se vê perdida em dor e angústia, e nada pode ajudá-la a tirar os sentimentos que tanto a afligem.

Fich é uma incógnita. Um belo ponto de interrogação bem grande. Em muitos momentos, mesmo lendo a própria versão dele, eu me sentia perdida. Ele sempre precisava estar inserido em um personagem, a cada momento ele precisava ter a segurança de quê não seria rotulado. Para ele as pessoas não precisavam ser resumidas a um único fator determinante. Fich é um rapaz complicado, realmente estranho. Até que você entende de onde tudo isso vem. Eu fiquei muito apaixonada por esse personagem, não de forma romântica, mas de forma maternal. Um personagem que merecia colo e carinho constante. Por vezes me peguei sorrindo. Fich é realmente um personagem incomum. Cheio de sacadas filosóficas. Ele sabe tudo e muito mais. Poesia faz parte da vida dele.  Alguns encontrados no livro:

“O amor é o grande manifesto; a urgência de ser, de ter alguma importância, e se a morte vier, morrer com valentia – em suma, permanecer na memória.” Poeta italiano Cesare Pavese.

“Meu amado barco

espatifou-se nas pedras da rotina.

Acertei as contas com a vida

e é inútil continuar contando

dores sofridas em mãos alheias.

As desgraças

e os insultos.

Sorte aos que ficam.”

Poeta da Revolução Russa Vladimir Maiakóvski.

Fich ficará em um lugar especial em meu coração, um dos meus personagens favoritos com toda certeza.

Notaram que não tem sinopse do livro aqui no post? Não quis colocar. Para você que não leu a sinopse, recomendo que não leia. Eu, particularmente, não li a sinopse por inteira do skoob, então eu apenas sabia que o livro se tratava de perda e sofrimento. O livro foi uma grata surpresa para mim.

A história é intensa e sensível. O final irá despedaçar seu coração, assim como o meu foi despedaçado. Se você curte livros que falem da vida, da morte, do modo como às pessoas são e não como os outros querem que elas sejam, então esse livro é para você. Livro mais que recomendado.

[...] o mundo quebra a cada um deles e eles ficam mais fortes nos lugares quebrados. - Ernest Hemingway

***

Filme a caminho!!! :D

Já é certo que terá adaptação para o cinema. O livro nem tinha sido lançado e os direitos para o filme já tinham sido comprados. Já temos a atriz escolhida para interpretar Violet: Elle Fanning. Jennifer comentou que enquanto escrevia o livro, ela já imaginava Elle como Violet.

image

Agora falta escolher um Fich a altura. Eu acredito que o ator Keegan Allen possa fazer muito bem o personagem.

image

Espero gostar e me emocionar com filme. Que seja o filme mais próximo possível ao livro, que não tire sua essência. ;)

0

Crislane Barbosa

http://www.skoob.com.br/usuario/368409


4 comentários:

  1. aos pouquinhos este livro esta me conquistando, tenho lido uma opinião aqui outra acolá que tem me estimulado bastante!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amei sua opinião Crislane, é um livro que desejo muito ler, e agora mais ainda!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, li o livro, me encantei, mas acabei passando mal de tanto chorar.

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.