Menu

22.5.15

Valores para viver: Inspirações para refletir

"Assim eu quereria minha última crônica: que fosse pura como esse sorriso."



Organização: Márcio Vassalo e Maria Isabel Borja

Editora: Guarda-Chuva

Ano: 2005
Descrição: Uma reflexão sobre valores em crise no mundo moderno, proposta por uma série de textos, entre contos, crônicas e poesias, e também através de relatos de experiências pessoais.


Em Valores para viver, livro de estréia da editora Guarda-Chuva, estão reunidos 40 textos de autores consagrados e de novos talentos da literatura. A esses textos unem-se 10 relatos de experiências de pessoas das mais diversas áreas, inspirando a reflexão sobre 10 valores universais em crise no mundo moderno: humildade, amor, fé, coragem, gratidão, amizade, honestidade, lealdade, delicadeza e perseverança.



Acho que não tem uma maneira melhor de estrear em um ramo. A Editora Guarda-Chuva mostrou uma sensibilidade imensa ao aceitar publicar essa maravilhosa seleção de contos, experiências, vivências, relatos, crônicas... Foi uma estréia estonteante e maravilhosa desde a introdução, que já te faz pegar esse livro e querer transformá-lo em seu melhor amigo.

Há muitos autores novos, muitos antigos... Admito que nunca li muito dos mais antigos, como Mario Quintana e coisas esparsas de Carlos Drummond. E o pouco que existe deles no livro muito te faz refletir.

Pelo título do livro, alguns podem até pensar que é autoajuda, mas não se deixem enganar. São palavras doces que qualquer um de nós precisamos parar e refletir às vezes, especialmente aqueles sobre a perseverança, gentileza... Fiquei com lágrimas nos olhos ao terminar um ou outro conto e quis fazer minha família ler também, porque coisa boa é para compartilhar. Todos precisamos de um toque de coragem, um pouco de humildade...

Esse é um livro que você deve sempre deixar em sua cabeceira, quando estiver precisando de uma palavra sobre alguma questão, pode consultá-lo: ele vai te aconselhar bem. Ele vai além do que são valores, ele passa pela ética e moral, em direção à construção de caráter. O escolhi para ler no intuito de usá-lo para meu trabalho, mas acabei usando-o para mim mesma e o levarei comigo para todo canto, uma vez que suas estórias (e histórias) servem para toda nossa vida.
10 pontos para os organizadores do livro!


1 comentários:

  1. flor, fiquei surpreendida, sabe aquele livro pelo qual você não dá nada? estava com essa opinião a primeira vista, mas me encantei pelo delinear da trama!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.