Menu

19.6.15

Apenas um ano - Gayle Forman


Edição: 1 

Editora: Novo Conceito 

Ano: 2015 

Páginas: 352 

Autora: Gayle Forman


Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.

Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos Best-Sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi,

Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.

Para ver a resenha do primeiro livro “Apenas Um Dia”, clique aqui.
Quando se está perdido, qual a melhor maneira de se encontrar? Ou se não está perdido, por que essa sensação de não pertencer a nenhum lugar?

“Mas agora percebo que não estava perdido. Era outra coisa. Isso... posso até não saber onde estou [...], mas nunca me senti tão à deriva.” Página 155

Quando Lulu apareceu na vida de Willem, ele soube aproveitar a oportunidade para escapar de enfrentar uma situação complicada ou no mínimo adiar tal situação: voltar para “casa”.
O livro começa a partir do momento da separação brusca de Lulu e Willem, em Apenas Um Dia. Diferentemente do primeiro, esse livro conta o ponto de vista de Willem. Ele se encontra no hospital logo depois de ter sido agredido. Não consegue lembrar dos fatos recentes, até ser tarde demais. Lulu foi embora. Um sentimento de perda, que não consegue explicar, apesar de fazer um dia que a conheceu. Lulu foi algo concreto que ele pode ter depois de tanto tempo.

“[..] não tanto felicidade, mas de solidez; a sensação de pisar na terra depois de ter estado muito tempo no mar [...]” Página 21

Willem sabe que perdeu algo importante, Lulu poderia ter sido parte essencial de sua vida. E agora ele quer encontrá-la. Porém, como encontrar uma garota de quem ele nem mesmo sabe o verdadeiro nome? Ele acaba numa busca por essa garota misteriosa, que parece com a atriz Louise Brooks (Lulu), que contou sobre a dupla felicidade e além de ter prometido cuidar dele.
Enquanto busca sua dupla felicidade, Willem não imaginava que iria encontrar a si mesmo. O menino que sempre se sentiu à parte na família, na verdade estava perdido em sentimentos de sabotagem da própria felicidade. Nesse livro, Willem vai viver o momento de descobertas da vida. Vai ter que enfrentar velhos fantasmas e descobrir que o amor deve ser sentido.

“O amor não é algo que se protege. É algo que se arrisca.” Página 321

Algo que me tocou muito no livro foi relação familiar de Willem. Por vezes eu queria entrar no livro e dar uma sacudida nas coisas. Queria deixar tudo perfeito nessa relação. Só lendo o livro para entender.
Apesar da capa de Apenas Um Ano ser no mesmo estilo de capa de Se Eu Ficar, os dois livros não fazem parte da mesma série.


Gayle mais uma vez nos faz mergulhar na leitura. Porém, para mim faltou algo a mais nessa leitura. Algo que até agora não consigo identificar. Muitas vezes me senti perdida com tantos lugares, idas e vindas. Ainda assim, a história nos deixa admirada em como Gayle juntou os livros em dois pontos de vista diferentes. Ela fez a ordem e a sincronização dos fatos saírem de modo perfeito.
A história ainda tem uma continuação, o conto Just One Night. Entrei em contato com a editora para saber se o conto será lançado aqui no Brasil. Esperando ansiosa pela resposta.

0



Essa resenha foi escrita por Crislane Barbosa, colaboradora do blog.

3 comentários:

  1. oi flor, eu tinha muitas expectativas com a história, nem todas foram supridas entretanto, não que o livro seja ruim, ao contrário, mas algo faltou para torná-lo ainda mais especial
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/2015/06/resenha-vencedor-do-coracao.html

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante de apenas um ano. Essa busca por si mesmo, a busca pela Lulu....achei bem interessante e adorei conhecer Willem, pois ele foi um vilão em todo o livro Apenas Um dia! Foi bom saber dos motivos e suas motivações. Recomendo a leitura! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Quando é que esse livro vai estar disponivel em portugal??

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.