Menu

9.6.15

As estranhas e belas mágoas de Ava Lavender - Leslye Walton

"Ela, que sempre tinha pensado que a única companhia do amor era a tristeza, aprendeu que a preocupação andava de mãos dadas com o amor."


Título Original: The strange and beautiful sorrows of Ava Lavender
Autora: Leslye Walton
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014

Sinopse: Gerações da família Roux aprenderam essa lição da maneira mais difícil. Os amores tolos parecem, de fato, ser transmitidos por herança aos membros da família, o que determina um destino ameaçador para os descendentes mais jovens: os gêmeos Ava e Henry Lavender. Henry passou boa parte de sua mocidade sem falar, enquanto Ava que em todos os outros aspectos parece ser uma jovem normal nasceu com asas de pássaro. 

Tentando compreender sua constituição tão peculiar e, ao mesmo tempo, desejando ardentemente se adaptar aos seus pares, a jovem Ava, aos 16 anos, decide revolver o passado de sua família e se aventura em um mundo muito maior, despreparada para o que ela iria descobrir e ingênua diante dos motivos distorcidos das demais pessoas. Pessoas como Nathaniel Sorrows, que confunde Ava com um anjo e cuja obsessão por ela cresce mais e mais até a noite da celebração do solstício de verão. Nessa noite, os céus se abrem, a chuva e as penas enchem o ar, enquanto a jornada de Ava e a saga de sua família caminham para um desenlace sombrio e emocionante.



Simplesmente um belo e gracioso livro, onde Ava relata tudo o que sabe sobre as gerações passadas de sua família, como modo de contar sua história até onde chegou. São histórias deliciosas, tomadas por um pouco de faz-de-conta, histórias incríveis onde você pensa: mas isso não é possível!!! Mas é. Se é possível que uma menina nasça com um par de asas e um irmão gêmeo que só fala quando tem algo extremamente importante para dizer e, ainda assim, usando apenas palavras que acha que são confortáveis de serem ditas, é possível que alguém consiga sentir a chuva chegando, que pelo cheiro sabida se alguém está grávida, que seus pães e doces ressoem suas emoções a quem o coma. Essas e outras coisas são possíveis de acontecer com os descendentes de Maman e Bearegard Roux.

E, em cada história, em cada pequeno capítulo, o amor está presente de várias formas. É um livro sobre o amor e o que ele pode fazer com as pessoas. Como pode salvá-las, como pode estar do nosso lado e nunca o vermos, como pode nos cegar e, acima de tudo, como pode nos matar. Podemos ignorá-lo, sufocá-lo, tentar esquecê-lo... Mas ele sempre estará ali, apenas aguardando para aparecer em nossa mente e sair daquele lugar obscuro ao qual o empurramos. É como aquele outro livro disse: A esperança pode te matar. E esse nos diz que o amor também. O amor doentio e obsessivo...

Desde as primeiras páginas, você sabe que pode esperar algo mais íncrivel ainda do que uma garota com asas. Na Seattle antiga, todos os integrantes do bairro são personsagens significantes no livro, cada um causando uma pequena influência nos habitantes de Pinacle Lane. Desde a vontade de queimar as bruxas que residem no antigo casarão da criança adulta (e biruta) até o doce professor Ignatius Lux (um nome bem sugestivo, para um professor, não é?) da escola onde os filhos de Emiliene estudam. Cada acontecimento conta para o fim do livro, maravilhoso por sinal.

Quando você pensa que tudo está perdido, sempre há um novo milagre para acontecer. E também o amor, simples assim.

Espero que gostem dessa leitura tanto quanto eu. Foi bem significante para mim, ainda mais no momento em que o terminei. Em que o amor nos deixa repentinamente, sem nenhum aviso... A pessoa simplesmente sobe na janela e salta para longe de nós.

Resenha por:



1 comentários:

  1. oi flor, este não foi um livro que chamou minha atenção, o enredo meio mistico não me foi muito atrativo
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.