Menu

7.6.15

O Grande Ivan - Katherine Apllegate




Capa dura: 288 páginas


Editora: Novo Conceito


Selo: #Irado


Autora: Katherine Apllegate
Idioma: Português
Sinopse
Meu nome é Ivan.
Eu sou um gorila.
Não é tão fácil quanto parece...
Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo.
Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade.
Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?



Eu não espero ser possível comunicar a vocês quão grandemente esse livro puxou as cordas do meu coração. O livro é indefinidamente comovente e a autora Katherine Apllegate foi excepcionalmente feliz com as palavras despertando minha bipolaridade, onde eu copiosamente oscilava entre choro e sorrisos. É uma história real sobre fé, amor e amizade que nos mostra que as coisas mais simples podem mudar o rumo de nossas vidas e que devemos praticar dia após dia a gentileza e o amor para com o próximo.
A história é de ficção, entretanto é fundamentado em uma história verídica. Ivan, o narrador do nosso livro, de fato existiu. Era um gorila de costas cinza-prateadas que foi retirado de sua casa na África, ainda bebê e foi enviado para os EUA junto com sua irmã gêmea que morreu durante a viagem. Ivan foi criado como um animal de estimação, mas quando ficou grande demais para a jaula que habitava virou atração num shopping onde se apresentava diariamente passando assim 27 anos enjaulado. Na história, as únicas coisas que tornam o dia de Ivan mais interessante é a presença de seus amigos. Somos apresentados então a Stella uma elefanta inteligente e excelente contadora de histórias, Bob um vira-latas que não respeitava os limites do shopping e toda noite usava a grande barriga de Ivan como travesseiro e Julia, a filha do zelador que o visita todas as noites.
[...] Alguns animais vivem na privacidade, sem serem observados, mas minha vida não é assim. Minha vida tem luzes brilhantes e dedos apontando e visitantes que não foram convidados. A centímetros de distância, os humanos apoiam suas mãozinhas contra a parede de vidro e nos separa. A parede diz que você é isso e que nós somos aquilo e que sempre será assim [...]
Quando um bebê elefante chamada Ruby chega, para ficar no lugar de Stella já que a mesma há tempos vinha doente e não atraia mais lucros por não se apresentar satisfatoriamente a vida de Ivan se modifica. O gorila faz uma juramento a sua velha amiga elefanta que se apegou á pequena Ruby, que a defenderá e não permitirá que a mesma vivencie uma vida de confinamento e solidão. Ivan fará tudo que estiver ao seu alcance para que ela seja enviada ao zoológico da cidade, no qual será bem tratada e poderá conviver com outros animais.
A edição do livro é linda, em capa dura e graciosamente ilustrado enriquecendo toda a história. A diagramação tem bastante espaço e as letras por serem grandes tornam a leitura agradável e rápida. Embora seja um livro infantil tem muita aventura, jovialidade e drama. Garanto que irá seduzir leitores de todas as idades até os mais velhos.



1 comentários:

  1. oi flor, eu não me interesso muito pelos títulos irado, mas fico bem curiosa quando vejo algo desse livro por conta de seu enredo leve
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.