Menu

19.7.15

O Reino Secreto de Todd - Louise Galveston



Capa dura: 256 páginas
Autora: Louise Galveston
Editora: Novo Conceito
Selo: #irado
Idioma: Português
Sinopse

“Como foi que ele se tornou um Deus por acidente. Ingrediente A: meias esportivas muito usadas
Ingrediente B: imundície do Grande e Poderoso Todd (em pessoa)! 
Instruções: deixar embaixo da cama por meses e meses. NÃO ARRUMAR O QUARTO.
Mas atenção! Quando o valentão da escola, Max Loving, coloca em risco o futuro da minúscula civilização toddliana, Todd terá que fazer tudo o que estiver ao seu alcance para salvar essa raça que ele mesmo criou sem querer.Perfeito para os fãs de livros de aventura que saem da mesmice, O REINO SECRETO DE TODD vai fazer você rir bem alto. Descubra o que acontece quando você deixa a roupa suja jogada no chão...”


Todd Butroche tem 12 anos e seu quarto é imundo, um verdadeiro caos de roupas sujas e sobras de comida além de possuir um cheirinho nada agradável... Nojo define! Para completar ele não é nada responsável, em que seu caranguejo Pinchy após ser negligenciado por dias a fio morre de fome e sede.
Sua mãe esgotada com tanta negligência determina a arrumação imediata do quarto. Quando Todd começa a organização defronta-se com uma meia imunda que está desprendendo faíscas. Nesse instante que ele tenta assimilar o que está sucedendo sua vizinha gênio Lucy surgi em seu quarto e testemunha toda a cena. Instigada pela curiosidade ela vai até sua residência para apanhar um microscópio e assim juntos descobrem o que tem dentro daquela meia. A revelação não poderia ser mais interessante, naquela meia fétida morava uma civilização de 50 seres de perfeito aspecto humano, bem pequenos do tamanho de formigas, extraordinariamente engenhosos que reverenciavam nada mais nada menos que Todd, o Grande Todd, os quais foram apelidados por Lucy de toddlianos.
A autora me surpreendeu positivamente por tratar de maneira bastante natural, de um tema bem divulgado que é o bullying, pois nosso personagem principal Todd é atormentado na escola pela turma dos valentões. Nesse contexto somos apresentados a dois desses valentões, sendo Ernie seu vizinho e Max Loving, que fortuitamente escolhe Todd como seu parceiro para o projeto de ciências da escola. Max acaba descobrindo a Toddlândia, o reino dos toddlianos onde ele vislumbra, à custa da exploração desse pequenos seres uma maneira rápida de tirar 10 no trabalho, se dar bem na matéria e assim ganhar seu precioso XBOX.
Asseguro a vocês que inicia aí uma verdadeira encrenca sem precedentes onde Todd louco para ser famoso entre os valentões deixa de lado seus verdadeiros amigos Duddy e Lucy sendo conivente também com a exploração de seus minúsculos amiguinhos. Nesse momento a autora nos leva a refletir até onde podemos prosseguir em busca dessa “falsa sensação de popularidade e fama” aonde nos perdemos nesse processo e subtrairmos de nossas vidas as pessoas que verdadeiramente importam e se importam. Nessa hora da narrativa Todd me deixa bastante chateada com sua passividade, seu medo de dizer o que pensa, permitindo que os problemas se avolumassem sem uma solução satisfatória.
Achei o livro O Reino Secreto de Todd um excelente título para a turminha infanto-juvenil, além de possuir um excelente acabamento em capa dura, com uma diagramação magnífica, folhas amareladas e fonte agradável aos olhos.
A narrativa é descomplicada, voltada para o público jovem e os personagens são bem estruturados e a história tem uma coerência adorável. Gostei bastante dos personagens toddlianos Lewis, Perséfone e Herman e de sua amiga mega inteligente Lucy que logo no início da narração nos presenteia com curiosidades científicas tornando a leitura bastante agradável e informativa.





1 comentários:


  1. oi flor, o livro com certeza é um dos maiores sucessos da editora, a premissa cativou todos os tipos de leitores e me lembra muitos filmes em animação da disney, só que não me atrai para agora
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.