Menu

26.8.15

A Grande Caçada - Dan Smith


caçada


Edição: 1
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 272
Autora: Dan Smith

Sinopse: Num vilarejo remoto além do círculo polar, todos os meninos devem passar por um ritual de caça em seu décimo terceiro aniversário, simbolizando a entrada na vida adulta. Agora é a vez de Oskari enfrentar uma noite sozinho na floresta - um desafio bem assustador, considerando que ele não é muito forte e o arco cerimonial é grande demais para seu tamanho. Mas os desafios estão só começando... Logo o garoto acaba envolvido numa outra caçada, completamente inesperada: terroristas violentos estão atrás do presidente dos Estados Unidos, cujo avião caiu naquela mesma mata. Será que Oskari terá coragem e inteligência suficientes para salvar o presidente e a si mesmo? Um garoto de treze anos precisa provar sua coragem ajudando um dos homens mais poderosos do mundo a escapar de um inimigo mortal.


***
Um garoto magrinho e nada forte. Um presidente todo sujo e só com um sapato no pé. O que vai acontecer?

Em um vilarejo isolado da Finlândia, os meninos passam por algumas provações para chegar à vida adulta. Aos cinco anos, eles pulam em uma cachoeira no lago Tuonela juntos com os pais. Em um lugar onde você tem que aprender desde cedo o que fazer para sobreviver, as provações são fundamentais para ser forte.

caçada 1

Na véspera de seus 13 anos, para se tornar um homem de verdade, os meninos passam por um Teste. Vão para a floresta em torno do monte Akka, com flechas e o arco cerimonial, e devem caçar e trazer o animal que a floresta lhes oferecer. Porém, cada animal tem seu próprio significado, assim mostrando que tipo de homens eles são. Eles têm apenas uma noite e um dia para caçar. Esse é um antigo ritual para simbolizar o início da vida adulta.

“Um menino entra na floresta, mas é um homem que retorna.” Página 35

Agora é a vez de nosso pequeno Oskari entrar na floresta e caçar. Ele sempre foi considerado fraco e pequeno, apesar de estar sempre treinando para ser tão forte quanto seu pai. Tapio, pai de Oskari, é um dos melhores caçadores da aldeia. Ele trouxe a cabeça de um urso de seu Teste, simbolizando força e coragem. Oskari carrega a responsabilidade de ser tão bom caçador quanto seu pai. Viver no estigma de seu pai apenas trás mais aflição para provar que ele pode sim ser forte. Ele sabe que não tem muitas chances.

“Eu não era o melhor caçador da aldeia. Não era nem o melhor caçador da minha idade. Eu era um caso perdido.” Página 8

Quando sai do Território das Caveiras, Oskari já imaginava que ia ter uma noite muito difícil, mas ele não imaginava que as coisas poderiam ficar mais complicadas do que já estavam. Depois de ter o primeiro contratempo para chegar ao local onde poderia haver cervos, ele não contava que alguns homens pudessem atrapalhar sua caça. Ou melhor dizendo, eles tinham sua própria caçada em vista.

caçada 2

Enquanto percorre a floresta tentando chegar ao local, Oskari é surpreendido no meio caminho por visitantes indesejados: terroristas. Eles estão perseguindo nada mais nada menos que o presidente dos EUA: Alan Wilson Moore. Bill para os íntimos. Como o presidente dos EUA foi parar em uma floresta isolada na Finlândia?

Depois que o Teste começa, não temos muitos momentos de sossego. Oskari está sempre em movimento. Sempre pensando em um plano para proteger a si mesmo e ao presidente.
Apesar do livro ser bem rápido e conciso, Dan Smith soube passar tudo o que estava acontecendo na visão de Oskari. Bastante dinâmico, o livro é uma excelente pedida uma tarde de aventura e ação sem sair de casa. E ainda temos as lições que Oskari e Bill nos ensinam: amizade, companheirismo, altruísmo, coragem e autoconhecimento. Os dois precisam estar unidos para enfrentar um inimigo feroz e implacável.

O livro veio a partir do roteiro de Jalmari Helander e Petri Jokiranta para o filme Big Game. E depois veio a virar o livro com a escrita do autor Dan Smith. Com uma história bem dinâmica e com o ator de peso Samuel L. Jackson no elenco, não tem como o filme não ser bom. Temos ainda nosso pequeno Oskari sendo interpretado pelo finlandês Onni Tommila.

caçada 3

O filme foi lançado mundialmente em setembro de 2014. Com certeza depois de ter lido esse livro, ficarei de olho em seu futuro lançamento no Brasil. Assistam a um dos trailers:

0

  

  Resenha escrita por Crislane Barbosa, colabora do blog.   
         http://www.skoob.com.br/usuario/368409

2 comentários:

  1. flor por conta do enredo não seria uma leitura pra agora
    quem sabe no futuro?
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris!!
    Confesso que o livro não me chamou muita atenção! Em geral eu sou aquela leitora de romances bem melosos, então acho que vou deixar passar, não costumo sair da minha zona de conforto.
    Beijos!!!
    Umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.