Menu

22.8.15

Maximum Ride: Projeto Angel – Saga Fugitivos


“É importante estar certo ou é importante fazer o que é certo? É uma das lições mais difíceis de aprender.”




Título Original: Maximum Ride – The Angel Experiment

Autor: James Patterson
Editora: #irado
Ano: 2005/2014


Sinopse: Maximum Ride tem 14 anos. Ela e os seus amigos seriam crianças normais se não tivessem o dom de voar. Para algumas pessoas esse poder seria um sonho, mas, no caso da turma de Max, a vida se transformou em um pesadelo sem fim desde que a perseguição dos Apagadores começou.
Seja em cima das árvores do Central Park, em uma jornada escaldante no deserto da Califórnia ou nas entranhas do metrô de Nova York, Max e sua nova família lutam para compreender por que eles são diferentes de todos os outros seres humanos. A maior dúvida é: eles vão salvar a humanidade ou ajudar a destruí-la?
Impossível ficar indiferente a Max! Sarcástica, corajosa e meio impaciente, ela é a líder mais poderosa e forte que você já conheceu. Ao mesmo tempo em que luta para se proteger e salvar a vida dos seus amigos, Max tenta entender por que tudo tem que ser tão difícil e diferente para eles. 
Se você gosta de ação rápida, dinâmica, daquelas de tirar o fôlego, com vilões que você ama odiar... Este é o seu livro! Uma aventura fantástica e imprevisível, que emociona e desperta a imaginação. 


Para começar, precisei ficar o tempo todo me lembrando de que é um livro para crianças e adolescentes. Para minha mente adulta foi meio que complicado comprar a estória, então entrei em contato com minha criança interior para poder me divertir com o livro e pude até me dar ao luxo de me pegar pensando às vezes “Nossa, que massa!” quando lia alguma cena bem... Massa.


Então... O livro fala sobre crianças mutantes que tiveram genes de aves misturados aos seus quando ainda eram bebês (eles acreditam que foram fertilizados in vitro), num local terrível chamado por eles de Escola (por favor, não associem às nossas escolas, embora para muitos sejam tão terríveis quanto). São seis crianças de seis a quatorze anos: Maximum Ride (a líder cativante que se sente responsável pelos outros, mesmo sendo um bocado egoísta algumas vezes) e Fang (a parte séria do bando) de quatorze anos, Iggy não ficou muito claro a idade dele pra mim, então suponho que seja entre doze e treze anos (é cego, pois os cientistas tentaram melhorar a visão noturna dele e bem, aparentemente não deu certo); Nudge (o alívio cômico da turma, pois fala demais) de onze anos, Gasman (seu nome já diz sua característica principal, né?) de oito anos e Angel, a criança mimada e amada por todos de seis anos. Ela e Gasman são os dois únicos irmãos de sangue.

As seis crianças foram resgatadas ainda pequenas por um cientista da Escola, Jeb, que os levou para uma casa no meio da floresta onde cresceram o tendo como pai. Um pai que os ensinou a serem máquinas de matar estrategistas e se virarem sozinhos.

Como a sinopse diz, todos eles têm super asas e são capazes de voar. Também são super mutantes, com ossos mais finos como os de um pássaro, tem uma musculatura resistente e são mais altos que crianças normais. Se não me engano, Fang chega quase a 1,80m. Porém, apesar disso tudo, seu raciocínio ainda é bem infantil (Angel faz birras, por exemplo).

Apesar de serem especiais, desejam ser crianças comuns. Desejam ter uma família composta por pai, mãe e irmãos, uma família com a qual possam contar, serem cuidados, terem beijos e abraços de boa noite. Amam-se como uma família, como irmãos... Mas ainda assim têm vontade de conhecer suas origens, não caindo na história de fertilização in vitro.

A tranquilidade que vêm vivendo quando Apagadores (crianças também mutantes, tornadas adultas muito rápido após terem seus genes misturados com DNA de lobos e que trabalham para a Escola) surgem em seu reino de paz e levam embora Angel. 

A missão do bando é clara: resgatar Angel, onde quer que ela esteja. Como pássaros, eles têm um senso de direção apurado e viajar pelo mundo se torna fácil quando se tem uma ferramenta assim. 

Há também um manga escrito ilustrado por Narae
Lee pela Yen Press lançado em 2008!
O livro é uma jornada em busca do passado: quem são de verdade, qual a razão de sua existência, quem são seus pais... E também de descobertas, de novos poderes, novos mistérios que surgem a cada nova busca. Há algumas reviravoltas que eu não esperava, embora analisando posteriormente eram bem óbvias. A escrita é jovial, com piadinhas e pegadinhas bem juvenis. A narração vem por parte de Max, embora algumas vezes outras cenas sejam narradas vendo um ou outro agir. Só achei que taaaantos capítulos foram desnecessários: são 134+ epílogo, para menos de 400 páginas!

Creio que seja bem divertido para os jovens, já que pesquisando encontrei que possivelmente será adaptado para um filme, mas sem data ainda. Há uma websérie para ser lançada ainda este ano, mas ainda não temos certeza de nada. A série Fugitivos conta com nove livros, sem data ainda de tradução no Brasil (pelo menos não consegui encontrar):

1. Projeto Angel (The Angel Experiment)
2. School’s out Forever
3. Saving the world and other extreme sports
4. The final warning
5. Max: A Maximum Ride Novel
6. Fang: A Maximum Ride Novel
7. Angel: A Maximum Ride Novel
8. Nevermore
9. Maximum Ride forever

Resenha de:






2 comentários:

  1. oi flor, acho que a NC não vai mais publicar livros dessa série, mas espero que alguma editora publique, ja que não há nada pior que uma série que não há continuação
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Pri!!
    Eu sou apaixonada pelo James, mas ainda não li este llivro. Acho que vou ter que entrar em contato com minha criança interior e aproveitar mais a leitura.
    Não que isto seja um problema hahaha
    Beijos!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.