Menu

31.8.15

O Colecionador de Borboletas - Cecília Mouta



Capa comum: 255 páginas

Autora: Cecília Mouta

Editora: Novo Século

Sinopse:

Você sabe qual a verdade sobre o efeito borboleta? Nicola é um pesquisador e colecionador de borboletas que perdeu a memória. Durante sua recuperação, com a ajuda de uma psiquiatra, descobre que possui o poder de voltar ao passado e modificá-lo, e também que era apaixonado por uma garota chamada Joana, que aparece repetidas vezes em meio à suas confusas visões. Pior que uma lembrança morta, é uma lembrança que insiste em ressurgir. E Nicola terá que seguir o fio de suas vagas recordações para desvendar até que ponto alterou seu passado. Porém, este colecionador ainda não tem consciência do quanto o efeito borboleta pode ter afetado seu próprio destino.





Estou desfrutando constantemente de agradáveis surpresas ao ler livros de autores nacionais. O que começou com uma vontade de divulgar nossos escritores em um mercado tão pouco disseminado, redirecionou-se para momentos de puro prazer literário. O livro da vez é da nossa parceira Cecília Mouta, O colecionador de borboletas.
[...] O que seria de vocês, borboletas, se as mudanças não fossem essenciais? Ainda seriam lagartas, não é? Jamais saberiam qual a sensação  de liberdade que essas assas lhe dão [...] 
O livro tem uma capa primorosa né? A borboleta verde na capa chama bastante atenção e não pude deixar de relacionar a mesma com um livro que também amo muito, O silêncio dos inocentes de Thomas Harris. Mas comparações a parte, a concepção visual é linda, sinal de que simplicidade também convida a momentos de contemplação visual. No decorrer da leitura constatamos que a capa tem tudo a ver com a história, sendo autêntica ao ambiente do livro. A fonte e as páginas levemente amareladas são um convite irresistível a uma excelente leitura.

Cecília Mouta não decepcionou. A linguagem acessível e bastante homogênea contribui para a leitura e assim desbravamos a história de Nicola, um colecionador de borboletas que encontra-se internado e está desmemoriado. Ele não se recorda de sua vida e nem tampouco como foi parar no hospital. Tudo fica confuso e ele começa a ter sonhos, nos quais ele vislumbra lapsos de sua vida ou que ele acredita que seja sua história. Nos sonhos aparece uma garota chamada Joana que ele supostamente era apaixonado, mas nada faz sentido afinal ele está cada vez mais atraído por sua médica, a paciente e excelente profissional, Dra. Liz.

O colecionador de borboletas é uma pedida satisfatória, para os apreciadores de histórias com ensinamentos e reflexões. Um livro que nos descortina que devemos valorizar pessoas e momentos e que devemos sempre permanecer atentos para fatos da vida e acessíveis para o amor.  O livro tem seus mistérios e aos poucos junto com Nicola vamos desvendar todos e esclarecer fatos inacreditáveis.

A autora tem o dom de conduzir uma história de maneira harmoniosa e descreve como ninguém os cenários em que, se contextualiza os fatos levando a uma verdadeira viajem de sentidos. Os personagens são consistentes e nos seguram com punhos de aço do início ao fim da trama. Fiquem com a minha dica, essa jovem escritora de apenas 22 anos vai dar o que falar no panorama da literatura nacional.

O enlace é compatível com toda a história. Eu adoro reviravoltas e ela com certeza me proporcionou uma guinada que achei de tirar o fôlego. Realmente um livro agradável, comovente e muito bem escrito. Leitura mais do que recomendada.

[...] Minha vida durante muitos anos foi uma metamorfose, mas agora sou uma linda borboleta, que voa livre, feliz [...]



3 comentários:

  1. que legal ver novos talentos surgindo, tomara que os próximos livros venham logo!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Nadya!!
    Fiquei super curiosa porque amo livros comoventes e a capa é perfeita.
    Realmente devemos dar mais valor a literatura Nacional, pois temos grandes talentos!!
    Não conhecia a autora, mas o livro foi pra lista.
    Beijos!!!
    Umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha! É uma excelente leitura! Beijos!

      Excluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.