Menu

4.9.15

Os 7 livros de Agatha Christie para se ter na estante.


Esta pessoa que vos fala é fã de Agatha Christie, o que não é mais nenhuma novidade. O meu amor pelos livros dela começou ainda quando criança (12 anos de idade), e com o passar do tempo só aumentou, o que fez com que eu iniciasse uma coleção de seus romances, estando hoje com 31(apenas) títulos na minha humilde biblioteca particular.  

Dessa forma, como havia prometido antes, listarei aqui para vocês os 7 livros que mais gostei dessa incrível escritora. Claro, a lista poderia ser bem maior, pois 7 é um número pequeno diante do sucesso da Rainha do Crime. 
Sucesso esse que permanece até hoje, com seus livros sendo os mais vendidos em diversas partes do planeta, isso por que, nos mistérios de Agatha o mordomo nunca é o culpado, já que suas obras apresentam tramas elaboradas e finais surpreendentes, e acreditem, mesmo tendo escrito mais de 60 romances policiais, cada um tem sua singularidade, e nenhum cai na mesmice ou nos faz pensar, “já vi isso antes”, pelo contrário, Agatha consegue ser brilhantemente original em cada livro.
Então, vamos a eles, os livros que para mim são os melhores.


1.            E não Sobrou Nenhum (ou O Caso dos 10 Negrinhos): Dez pessoas são convidadas a passar o fim de semana em uma ilha por um anfitrião desconhecido. Uma trama sórdida se desvela quando eles começam a morrer, um a um, conforme os versos de um poema infantil. O pânico e a desconfiança tomam conta quando, presos na ilha, os que restaram percebem o óbvio: um deles é o assassino. O livro é uma mistura perfeita de thriller e história de detetive e serviu como base para muitas outras obras desde então, seja na literatura ou no cinema.

2.            Cai o Pano: Hercule Poirot encerra o círculo de sua vida na Grã-Bretanha. Sabendo que o fim está próximo, muda-se para Styles, tentando solucionar seu último e mais difícil caso, no mesmo lugar onde havia resolvido o primeiro. Um dos hóspedes daquela casa sinistra — na qual se respira o ar maligno de um antigo crime — é um assassino em série, diabolicamente inteligente, que matou cinco pessoas e está disposto a continuar. Este livro tem uma história incrível, pois além de ter sido trancado em um banco por mais de 30 anos e sendo retirado quando Agatha Christie não conseguia mais escrever devido a idade avançada, foi também a última aventura de Poirot (o detetive mais famoso da escritora), na qual ele ganhou grande destaque, pois, ao ter sua morte declarada, Hercule Poirot se tornou o único personagem ficcional na história a ser honrado com um obituário na primeira página do The New York Times!

3.            O Misterioso Caso Styles: O primeiro e um dos mais famosos mistérios solucionados por Hercule Poirot. No meio da noite, a rica proprietária da mansão Styles é encontrada morta em sua cama, aparentemente vítima de um ataque cardíaco. As portas do quarto estavam trancadas por dentro e tudo indicava morte natural. Mas o médico da família levanta uma suspeita: assassinato por envenenamento. Todos os hóspedes da velha mansão tinham motivos para matar a Sra. Inglethorp e nenhum deles possui um álibi convincente. Para solucionar o crime entra em ação o detetive Hercule Poirot, irresistível personagem criado por Agatha Christie, que faz a sua estréia neste intrigante caso.

4.            Convite para um homicídio: Durante mais uma tranquila e monótona manhã no pequeno vilarejo inglês de Chipping Cleghorn, um anúncio no jornal local deixa os habitantes em polvorosa: todos são convidados a presenciar um homicídio. Pensando ser apenas um jogo de detetive, os vizinhos comparecem em peso, sem estar preparados para o que viria a seguir. “A história mais engenhosa que Agatha Christie já escreveu.”  Daily Express

5.            Morte no Nilo: Numa viagem pelo rio mais longo do mundo, no cruzeiro Karnak, a jovem milionária Linnet Ridgeway Doyle é assassinada em plena lua de mel a bordo de um luxuoso navio. Seu assassinato foi cuidadosamente planejado e para Poirot, isso seria quase uma afronta. Abandonando o que deveriam ser férias sossegadas, Poirot dirige uma investigação astuciosa com o auxílio de um amigo, o coronel Johnny Race e vai descobrir que quase todos os passageiros tinham motivos de sobra para cometer o crime, pois Linnet tinha facilidade em criar inimigos. “Um mistério construído de forma perfeita.” The Daily Mail


6.            Um Gato entre os Pombos: (o primeiro livro que li da autora). O
colégio Meadowbank, um símbolo da tradição britânica, está prestes a fechar as portas. O motivo: três assassinatos inexplicáveis no pavilhão de esportes da instituição. A polícia local não consegue explicar os crimes e nem encontra uma pista que possa ajudar a solucionar o enigma. Até que entra em ação o detetive belga Hercule Poirot. Ele põe as suas “pequenas células cinzentas” para funcionar e segue uma trilha de sangue e espionagem que começa em Ramat, no Oriente Médio, e vai até os muros de Meadowbank.

7.            A Testemunha Ocular do Crime: Após um dia de compras em Londres, Elspeth McGillicuddy pega um trem para o interior da Inglaterra, onde deve se encontrar com a amiga Jane Marple. Instalada na primeira classe, ela observa a paisagem, até que outro trem passa no mesmo sentido e, por um instante, as janelas dos vagões se alinham. Ela vislumbra a imagem de um homem estrangulando uma mulher. Na estação, ninguém acredita em Elspeth, e nenhum cadáver é encontrado. Mas Miss Marple não se dissuade fácil. Para investigar esse mistério, ela contará com o auxílio do seu sobrinho-neto David e de Lucy Eyelesbarrow, uma carismática personagem que faz neste romance sua única e marcante aparição.
"Uma história de detetive perfeita. Não há um só momento entediante." The Times


Mas então, vocês já leram algum título destes? Ou tem algum que já conheciam, gostaram muito e não está na minha lista? E se não leram nenhum dos livros acima, qual seria sua escolha?  Comenta aí, vamos trocar ideias e compartilhar coisas novas juntos!

Beijos...

Carla M.

7 comentários:

  1. Dela só li até agora Um Gato Entre os Pombos e amei, meu exemplar é bem velho, coloquei ele na pinha de livros para ler, quero muito fazer uma releitura porque li ele a bastante tempo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. oi flor,tenho uma coleção de três livros apenas, mas nunca nem li, ganhei de presente e nunca dei muita atenção

    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nenhum livro dela, mas pretendo ler logo! Desses o que mais fiquei querendo ler foi Convite para um Homicídio e E não sobrou nenhum.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dany, de fato Um gato entre os Pombos é muito bom, uma releitura de um bom livro sempre vale apena né?
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Thaila, não acredito!!!!! Você com trÊs títulos de agatha e ainda não leu nenhum? Não perca mais tempo... Garanto que se você ler apenas um vai se apaixonar, aí depois você me conta. Quais os Títulos que você tem?

    Beijos...

    ResponderExcluir
  6. Oi Maisanara, fico feliz que você se interessou em ler Agatha, sei que você irá amar!

    Boa leitura, beijos....

    ResponderExcluir
  7. Carla!
    Como boa fã da diva do crime, já li todos, não apenas os que citou, mas todos os livros dela e quando posso, sempre releio, ela é simplesmente fabulosa.
    “O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente...”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.