Menu

26.10.15

A Noiva Fantasma - Yangsze Choo





Título Original: The Ghost Bride
Autora: Yangsze Choo
Editora: DARKSIDE
Ano: 2013-2015
Sinopse: “Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...”

1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.

A NOIVA FANTASMA, que a DarkSide® Books publica no Brasil em 2015, é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.

Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam "sim" a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.

Evocando obras como Neverwhere, de Neil Gaiman, A NOIVA FANTASMA é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea. Eleito o Livro da Semana pela Oprah.com, entrou em diversas listas de melhores livros do ano, como Indie Next List’s Pick, Glamour Magazine Beach Read, The Bookseller Editor's Pick e Library Journal Barbara's Pick.


U-A-U!

A autora Yangsze Choo
Depois de O Demonologista, este, de todos os livros da Darkside que li até hoje, se tornou o melhor dessa editora linda (para mim). Tá que não li muitos dela, mas sempre procuro ter pelo menos um livro por mês. E o escolhido deste foi esse romance da Choo que me chocou completamente.

Pan Li Lan (acho que é assim que se escreveria o nome dela todo) é uma jovem de dezoito anos cuja família, residente em Malaca (Malásia) no bairro de comerciantes, está à beira de falência. Anos antes, sua casa foi acometida pela varíola, devastando-a. Seu pai guarda marcas terríveis dessa doença em seu corpo, o que o desestimulou a prosseguir com os negócios da família e o fez cair no vício em ópio. Por conta disso, Li Lan teve sua educação voltada aos estudos e aos livros e não a ser senhora de uma casa, costura e outras coisas voltadas para o papel da mulher em 1893. Mesmo seu casamento foi esquecido pelo pai.


No livro, existe a ideia de que aqueles que realmente se amam possuem um cordão dourado que os ligam na morte. Também existe essa ideia nas tradições orientais.
Li Lan foi criada por Amah, uma espécie de governanta/babá da cultura (e. pelo que entendi, possuem toda uma sociedade de Amahs!) que lhe educou o máximo e melhor que pode. Uma mulher de idade avançada supersticiosa e dedicada à família, usando até mesmo suas economias para cuidar de Li Lan adequadamente.

Tudo começa quando Li Lan recebe uma proposta de casamento que seria vantajoso para sua família, uma vez que liquidariam todas as dívidas de seu pai e os manteriam em segurança financeira pelo resto de seus dias. O pedido vem de uma família rica de Malaca, a família Lim, que já possuía laços com a família Pan e até mesmo uma promessa de casamento. Porém, não era o que o pai imaginava.
O filho herdeiro da família Lim faleceu por uma febre misteriosa e, para aplacar sua fúria, propõem um casamento fantasma com Li Lan. Ela e seu pai, que sempre foram céticos, não acreditam em fantasmas ou antigas superstições mas a jovem se vê presa em um mundo completamente estranho para ela. Um fantasma domina seus sonhos enquanto seu pai não responde negativamente a oferta da outra família então sua Amah resolve tomar o caso com suas próprias mãos, levando a menina a uma médium. As coisas a partir daí apenas pioram...



Há ainda em culturas orientais o costume de casar a noiva/noivo com símbolos para tirar algum sinal de infortúnio ou má sorte antes de realizar um casamento com outra pessoa. Porém, casar com um morto não é tãaao comum e não é muito aceito, uma vez que a pessoa ficaria ligada ao morto pelo resto de sua vida. É aceito no caso de o casal ter falecido sem realizar a cerimônia mas, no caso do livro, not cool. Lim Tian Ching (o nome do noivo) seria representado por um galo durante a cerimônia.

Fanart d'A Noiva Fantasma
O livro é muito interessante pois retrata toda a cultura e história da Malásia naquele século: o domínio britânico, a influência da cultura chinesa, a chegada de outros estrangeiros e como os malásios se misturaram a eles mantendo suas tradições; bem como a cultura supersticiosa: as criaturas, como acreditam que é o Além, a vida após a morte. É claro que a autora deu seus toques especiais a tudo, mas ainda assim vale muito a pena ler para ter um pequeno vislumbre de algo completamente diferente do Céu e Inferno que estamos acostumados.

Capa Original


Há muito romance, uma vez que Li Lan é uma jovem que nunca teve a chance de conviver muito com rapazes – ela parece que se apaixona a cada novo jovem que aparece, ou que se deixa encantar por eles. Temos até um triangulo amoroso e fantasmas rancorosos. É bem interesse ver que o maior perigo para ela nem são os demônios ou criaturas fantásticas mas sim os próprios seres humanos.

A capa e mais uma obra de arte da DarkSide: capa dura forrada, folhas bem trabalhadas e desenhadas. É uma qualidade que hoje só vejo na DarkSide.


Resenhado por: 




5 comentários:

  1. e no clima tenebroso do mês, eis uma resenha de deixar os pelinhos da nuca arrepiados!
    eu fujo bastante do terror e desse toque arrepiante, mas é inegável a beleza da trama
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Minha vontade de ter essa obra só aumentou! Que livro! Que história! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Só tenho lido resenhas positivas sobre esse livro! Achei a capa maravilhosa e fiquei curiosa porque o enredo é diferente dos que estamos acostumados.
    Coloquei ele na minha wishlist.
    Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Livro perfeito, extremamente cativante. Não conseguia parar de ler. Leitura deliciosa.

    ResponderExcluir
  5. Livro perfeito, extremamente cativante. Não conseguia parar de ler. Leitura deliciosa.

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.