Menu

7.10.15

IMPRESSO NORMAL + REGISTRO MÓDICO.

 
 
Oie gente, como estão?

Hoje o post é um tantinho diferente. Vou ensinar como economizar no envio de livros pelo correio. Comprar livro é caro e muita gente acaba trocando, o que reduz bastante o custo e nos permite ter acesso a lançamentos e se tivermos sorte aquele livro tão desejado que está esgotado nas editoras.

Todos os meses eu faço uso dos correios para enviar trocas ou prêmios sorteados aqui no blog. O jeito foi aprender a forma mais rápida de enviar os livros sem pesar tanto no bolso.

Atualmente eu utilizo o Impresso Normal + Registro módico.

Na primeira vez que tentei usar o registro módico, os atendentes dos correios nem sabiam do que eu estava falando, precisei voltar depois com o procedimento impresso, para enfim realizarem meu pedido.

O Impresso Normal é  forma mais em conta de enviar livros, mas somente com a inclusão do registro módico é que você terá o código para rastrear sua encomenda até chegar nas mãos do destinatário.

IMPRESSO NORMAL
  • Pode ser usado em todo o território Nacional.
  • Pode ser enviado por pessoas Jurídicas e Físicas
  • Pode enviar até 20 kg por pacote.
  • O que é aceito como impresso:
    - Catálogos;
    - Livros;
    - Fascículos;
    - Guias;
    - Lista de preços;
    - Revistas;
    - Jornais;
    - Publicações periódicas;
    - Alternativos culturais;
    - Formulários não preenchidos;
    - Prospectos de propaganda;
    - Propaganda política de partido ou de candidato;
    - Divulgação de evento.
  • Preço: 
  • Peso (g) Preço
    Até 20 0,85
    Mais de 20 até 50 1,30
    Mais de 50 até 100 1,75
    Mais de 100 até 150 2,15
    Mais de 150 até 200 2,50
    Mais de 200 até 250 2,90
    Mais de 250 até 300 3,30
    Mais de 300 até 350 3,70
    Mais de 350 até 400 4,10
    Mais de 400 até 450 4,50
    Mais de 450 até 500 4,90
    Mais de 500 até 550 5,20
    Mais de 550 até 600 5,60
    Mais de 600 até 650 5,95
    Mais de 650 até 700 6,25
    Mais de 700 até 750 6,60
    Mais de 750 até 800 6,95
    Mais de 800 até 850 7,30
    Mais de 850 até 900 7,70
    Mais de 900 até 950 8,05
    Mais de 950 até 1000 8,40
    kg ou fração adicional 3,35
  • Fonte: http://www.correios.com.br/para-voce/consultas-e-solicitacoes/precos-e-prazos/servicos-nacionais_pasta/impresso-normal 
  • No site dos correios você pode calcular o prazo de entrega da sua encomenda através do SIMULADOR , normalmente demora cerca de uma semana.
  • Em caso de extravio é importante ter o comprovante de envio, aconselho que vocês guardem até confirmarem o recebimento. Eu sempre declaro o valor da minha encomenda e faço seguro. Eles irão lhe cobrar 10% do valor do seu envio, mas vale a pena em caso de perda ou roubo  - já aconteceu de roubarem o caminhão dos correio e tive que enviar outro livro – portanto, agora sempre coloco no seguro.
  • Já aconteceu dos correios se negarem a enviar os livros em pacotes fechados por falta de informação dos atendentes. Segundo o site do correios o acondicionamento da sua encomenda pode ser:
“Todo Impresso deverá ser acondicionado e fechado, pelo remetente, em embalagem que resista ao peso, à forma e à natureza do conteúdo, bem como às condições de transporte. A embalagem pode ser adquirida nos Correios, em outros fornecedores ou fabricada pelo próprio cliente, desde que atenda às condições recomendadas: envelopes, caixas, pacotes e rolos feitos de papel, plástico, isopor, madeira ou metal, embrulhados em papel liso e resistente.
É importante que abaixo dos dados do destinatário conste o seguinte texto:
“Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT”.

No site dos correios tem dicas de como embalar de forma correta sua ENCOMENDA.
  • É importante respeitar os limites das dimensões de cada tipo de Pacote:
Abaixo segue os que mais utilizamos no envio de livros.
Envelope:
- Mínimas: 9 cm x 14 cm.
- Máximas: comprimento menor ou igual a 60 cm.

Pacote e caixa:
- Mínimas: 9 cm x 14 cm.
- Máximas: 150 cm (comprimento + altura + espessura).
A maior dimensão (comprimento ou altura ou espessura = máximo de 60 cm).

REGISTRO MÓDICO  - Somente para Livros e Materiais didáticos.
O registro módico é utilizado junto com o Impresso Normal, mas somente quando for enviado livros ou materiais didáticos. Se você for enviar algum dos outros itens listados no impresso Nacional, terá que usar o REGISTRO NACIONAL.

Cuidado para o atendente não confundir o Registro módico com o Registro Nacional. A diferença de valor entre um e outro é de 100%. Atualmente o valor do módico é 1,80 e o Nacional 3,60. Já aconteceu comigo de eu pedir o módico e ele me cobrar o Nacional, muitas vezes é falta de informação por parte da pessoa que estiver lhe atendendo, nesse caso vale a pena pedir para ele pesquisar o serviço. Para quem envia muitos livros a economia vale muito a pena.

Todas essas informações foram retiradas do site dos correios ( http://www.correios.com.br/) . Caso vocês tenham alguma dúvida, deixe nos comentários e vou tentar ajudar.

Espero que vocês tenham gostado, caso vocês tenham sugestões ou dicas, é só comentar.

Até a próxima!

10 comentários:

  1. achei super bacana esse post, pois é super informativo, comigo ja aconteceu de um atendente dos correios não ter a informação correta e tentar me cobrar errado pelo serviço, sorte que eu tinha conhecimento por ser blogueira e ter pesquisado antes
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito válido o seu post. A primeira vez que usei Registro Módico o atendente nem sabia o que era. Ainda bem que a gerente sabia o procedimento, daí aproveitou pra ensinar pra ele. Em relação ao seguro, eu sempre o faço. Mas na prática não adianta nada. Estou desde agosto do ano passado na luta com os correios pra reaver o valor do seguro, já que extraviaram a encomenda. Por 4 vezes eles entraram em contato comigo, falaram que o dinheiro estava liberado, mas qndo eu chegava lá pra buscar, não tinha nada. A atendente me falou que NUNCA viu ninguém que chegou lá com direito a receber restituição conseguir sair com o dinheiro. Um perturbação!

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Esclareceu minhas dúvidas.Bjos

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Esclareceu minhas dúvidas.Bjos

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post! Esclareceu minhas dúvidas.Bjos

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, olha eu já li tanto sobre esse registro módico e todo tipo de site, e realmente agora estou confusa. Se tanto o registro módico e o registro nacional servem para livros, porque existe diferença entre um e outro? Eu pedi registro módico, mas a pessoa pelo que vi na nota botou registro nacional que foi 2,15 mais caro. Vamos raciocinar, se eu paguei um registro que é mais caro, ele deveria ter um vantagem, qual seria a vantagem do registro nacional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Registro Módico é uma redução tarifária aplicado ao serviço de Registro Nacional... Ou seja.. é o mesmo que o Nacional, só que mais barato porque é serve só para livros e materiais didáticos.
      Fonte: site do correio:
      https://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/registro

      Excluir
  7. Nossa, seu post foi super orientador. Muito didático e objetivo, prestou um belo serviço à comunidade. Obrigadíssima e parabéns. Abçs

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma dúvida: Digamos que faço uma venda de um livro e tenho que enviar para meu cliente. Posso usar o IMPRESSO NORMAL + REGISTRO MÓDICO ou seja com fins comercial?

    ResponderExcluir
  9. Eu preciso enviar um livro para Portugal. O Impresso normal + registro módico também servem para envio de livros para outros países?

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.