Menu

25.10.15

Minha Vez de Brilhar - Erin E. Moulton


Capa dura: 288 páginas

Autora: Erin E. Moulton

Editora: Novo Conceito

Selo: #Irado

Idioma: Português

Sinopse:

Em uma noite, Indie faz um pedido para uma estrela. Ela quer muito reencontrar a sua lagosta de estimação, e também quer que sua irmã Bibi volte a gostar dela. Mas ter os seus desejos realizados pode exigir dedicação integral! Indie trabalha no teatro durante o dia, mostrando a Bibi e seus amigos o quanto ela pode ser útil. À noite, ela procura sua lagosta perdida, e para isso conta com a ajuda de seu novo grande amigo, Owen. Tudo vai bem até que Bibi e sua turma começam a pegar no pé de Owen, o maior exemplo de nerd e futuro loser. Será que Indie vai conseguir manter em segredo sua amizade com Owen? Será que, para ser uma pessoa melhor, Indie precisa mesmo ser diferente?

O livro Minha Vez de Brilhar tem tudo que considero útil numa literatura infanto-juvenil, desde personagens cativantes a uma história agradável e cheia de delicadeza.

Indie Lee Chickory de apenas 12 anos está se encaminhando para seu último dia de aula na escola onde definitivamente ela não consegue se sentir uma pessoa normal. Sua irmã mais velha Bibi, diferente dela, parece ter sido feita para aquela escola, se veste como ou outros e nunca parece cheirar a peixe podre como ela sempre cheira. Quando Indie acidentalmente leva sua lagosta dourada Monty Cola para a escola naquele último dia de aula, ela faz muito mais do que chamar a atenção para si e envergonhar a irmã Bibi, ela foge da escola para colocar Monty na água em segurança. Mas quando chega ao mar, ela acaba perdendo sua lagosta amada e agora definitivamente Indie tem que descobrir não só como encontrar Monty, mas também como não ser tão excêntrica e não prejudicar mais sua irmã amada.
"Para conseguir realizar algo, 20% é o que temos que fazer e 80% é o que temos de acreditar."
Heroína da história, Indie, brilha com sua forte personalidade e compaixão e se recusa a não ser ninguém além dela mesma. Ela é uma heroína que os leitores vão se relacionar facilmente e querer tomar para si. Owen, seu amigo nerd é um menino original, inteligente e fascinante. Eu amo a amizade que se forma entre os dois e como genuína ela é. A relação de irmãs entre Indie e Bibi é muito realista, cheia de lutas e amor. E, claro, Monty Cola, a lagosta é completamente o dono da história.

"Só porque outras pessoas são idiotas não significa que haja algo de errado com o restante de nós - digo, olhando para a lagosta dourada. - Veja Monty, por exemplo. Ela é diferente, e nós a amamos."
A narrativa é peculiar, mas de uma maneira boa onde encontramos um animal de estimação que desaparece, estrela mais brilhante da constelação de Peixes, um barco em uma árvore, uma pequena comunidade de pessoas ecléticas e uma tocante e fiel amizade entre duas pessoas tão distintas. A jornada de Indie para encontrar Monty está cheio de novas experiências, novos amigos, lições de vida e um monte de risadas.

”Passo o polegar pelo pingente e envio o pedido lá para o céu. Quero ser uma Chickory que consiga fazer a mamãe e papi sorrirem. Uma chickory que consiga encontrar a lagosta Monty Cola. Uma Chickory muito boa, não a peixólatra de Plumtown.” 
Minha Vez de Brilhar é uma leitura breve, mas muito agradável. Erin Moulton elaborou uma narrativa bem escrita, graciosa e tocante com uma heroína simplesmente apaixonante. Bem ritmada e recheada de grandes momentos, a autora consegue captar a essência da juventude maravilhosamente e garanto que leitores de todas as idades serão cativados do começo ao fim. A autora sobe oferecer aos leitores uma mensagem reconfortante e animadora sobre amizade, amor e aceitação.


1 comentários:

  1. Oi flor, eu li o livro anterior da autora e me animei bastante tanto com a forma como ela escreve quanto pelos seus enredos e ja namorei este livro la na Saraiva a capa é show

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.