Menu

2.1.16

Cinco Dias - Julie Lawson Timme

Cinco Dias - Julie Lawson Timme

Sinopse:

Duas Pessoas. Um Prazo. Uma Escolha Impossível.
Até que ponto você estaria disposto a se sacrificar por amor?
Mara Nichols é uma advogada bem-sucedida, esposa e mãe dedicada. Ela está doente. Uma doença devastadora. Ela precisa colocar um fim ao sofrimento dos últimos tempos.
Scott Coffman é um professor do ensino fundamental que precisa cuidar de um garoto de oito anos enquanto a mãe do menino cumpre pena na prisão.
Mara e Scott têm apenas cinco dias para dizer adeus àqueles que amam. Essa talvez seja a maior prova de amor que poderiam dar a essas pessoas.”

 

Resenha

As vezes, amar alguém significa deixá-lo ir embora”

Cinco Dias é narrado em terceira pessoa, onde mostra os dilemas e problemas de Mara e Scott e o amor que tem pelos filhos.
Mara é uma advogada de sucesso, centrada em seu trabalho, uma das melhores da empresa.
Tem uma família que a ama, mãe da pequena Laks, que é adotada, pais amorosos.
Ela vê sua vida mudar bruscamente quando é diagnosticada com Huntington, uma doença degenerativa incurável, que vai atacando seu sistema nervoso e deixando sequelas. Mara sabe o que essa doença significa: não terá mais controle nenhum de seus movimentos, sua memoria será extinta e por último não viverá mais ao lado de quem ama.
A autora alterna o passado e o futuro de Mara, onde acompanhamos sua vida de amor e companheirismo e após o diagnostico da doença, onde Mara nunca mais será a mesma. Até o simples ato de sair de casa para um passeio será difícil.

A depressão e a tristeza de estar fazendo sua família passar por tudo isso, Mara cansada disso decide fazer algo a respeito: dar fim a sua vida e não trazer mais sofrimento para sua família que tanto ama.
O tempo passa e ela tem cinco dias para se decidir e cumprir a promessa que fez a si mesma, mas antes Mara vai aproveitar e agradecer a sua família por tudo e ter que se despedir de sua filha Laks e seu marido tão amoroso. Mesmo com todos esses conflitos em sua cabeça, ela terá coragem de fazer?

— Acho que o intelecto e a lógica não sabem merda nenhuma de como é ser diagnosticado com uma doença incurável.”

Depois da história de partir o coração de Mara, vem à história de Scott.
Um professor de escola pública dedicado, amoroso e atencioso com seus alunos, onde ensina e tenta passar a todos eles que podem ter oportunidades na vida para se tornar alguém melhor.
Tem uma esposa Laurie que o ama e espera formar uma família a seu lado. Esperam o primeiro bebe, mas algo acontece na vida desse professor que vai colocar a prova o amor que sem por um filho.
Ao perceber que um ex-aluno está com problemas, ele prontamente se oferece para ajuda-lo.
Bray não tem como trabalhar, estudar e muito menos cuidar de seu irmão Curtis, mas Scott o ajuda adotando o pequeno pelo tempo em quem a mãe dos dois saia da prisão.

Mas o que parece ser somente uma ajuda temporária, Scott se vê amando o pequeno como se fosse do seu próprio sangue, se apegando ao Curtis, mais do que com seu próprio filho que está pra nascer.
Mara depois de um tempo só teve cinco dias para se decidir se cumpriria sua promessa e Scott também só terá cinco dias ao lado do pequeno Curtis antes de devolvê-lo a sua verdadeira família.

[...] Não fico pensando em termos do que investi nele e não vou receber de volta. Penso em tudo o que ele investiu em mim no último ano, e como vai ser dolorido ter que viver sem isso. Estou tentando focar em ser feliz por tudo o que ainda esta para acontecer: ele vai voltar para a mãe, e eu vou ter a minha própria família.

É uma leitura cheia de sentimentos conturbados, amor incondicional pelos filhos e pela família, o que nos aproxima dos personagens durante a leitura.
A história de Mara e Scott tem começo e fim, mas os cinco dias para os dois são decisivos e irrevogáveis.
Minha mãe não ficou muito fã desse livro, porque ela detesta histórias tristes, começou mais não conseguiu terminar, então eu tive que ler rs.
Foi uma leitura que me deixou com o coração apertado, triste, mas que me passou algo muito importante: que apesar do problemas que possam aparecer, ter sua família te amando e sempre ao seu lado, tudo parece se tornar mais fácil e “melhor” de superar.


Título: Cinco Dias
Autor(a): Julie Lawson Timme
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 366


2 comentários:

  1. oi flor, li e me apaixonei por esse livro, é intenso, verdadeiro e com aquela tristeza que torna tudo mais sofrido, mais fora do eixo, chorei horrores e o bacana é que a autora se vale do prazo de 5 dias pra fazer com que a gente se apaixone por sua trama!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi florzinha. :)
    Realmente uma trama que prende o leitor do começo ao fim.
    Uma leitura que recomendo.
    Bjs.

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.