Menu

10.1.16

Os Bons Segredos - Sarah Dessen







Edição: 1
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 408
Autora: Sarah Dessen


Sinopse: Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho. 



***

Conheci Sarah Dessen através do livro Just List. Leitura incrível. O que puderem ler dessa autora, leiam.

Os Bons Segredos conta a história de Sydney, uma garota perdida no meio da família. Ela tem um irmão, Peyton, que sempre foi a luz da família. Divertido e aventureiro, ele chamava atenção por onde passava, porém toda essa luz foi se apagando quando Peyton iniciou o ensino médio e começou a criar problemas. Maconha, bebida, roubos e etc.

“Mas foi esse primeiro dia que ficou na minha cabeça, detalhe por detalhe. [...] Quando o policial o conduziu pelo corredor até a cozinha, meu irmão olhou para mim. Suas orelhas estavam vermelhas como brasa.” Página 15

A partir desse dia, a vida pacata da família se torna um redemoinho voltado para Peyton. Idas e vindas ao tribunal, punição, advogados e sentenças. Até que Peyton é preso por atropelar um rapaz, quando estava embriagado, e o deixa paraplégico. Antes Sydney era apenas a segunda filha, agora é praticamente invisível para os pais. Com tantos cuidados com Peyton, Sydney sabe que a situação financeira da família anda um pouco complicada, então ela decide mudar para uma escola pública, deixando os amigos e os olhares de piedade que ganhava apenas por ser irmã de Peyton. Quem sabe na nova escola ela possa encontrar pessoas que não saibam quem ela é?




Depois de anos vivendo na sombra do irmão, ela acaba por encontrar pessoas que a enxergam de verdade. A começar por Layla, uma garota alegre, divertida e especialista em batatas fritas. As duas acabam por criar um laço forte de amizade.

“Não é que estabelecemos uma amizade: eu fui sugada por sua órbita. Uma vez ali, entendi por que os outros também estavam.” Página 78

Pouco a pouco, Sydney vai tomando conta de sua vida. Fazendo as coisas acontecerem, e não apenas uma mera expectadora.

“- A primeira vez que você entrou na Seaside. – ele esclareceu. – Você não era invisível, não para mim. Só para você saber.” Página 245

Se esse livro já não estivesse me conquistado antes, o capítulo 7 teria dado conta do recado com certeza. Passei todo esse capítulo com o coração a mil. Angustiada. Querendo encontrar uma saída. O que aconteceria com Sydney? Então um milagre acontece. Layla é uma garota bastante sensitiva. Não foi preciso dizer nada e ela já sabia. Já estava pronta para ajudar, para proteger.



Como posso perceber novamente, a autora sabe o que faz com seus personagens. No geral, não pude dar 5 estrelas por certos assuntos que ficaram inacabados. Apesar de terem sido escrito de modo secundário, ainda assim eu gostaria de saber o que aconteceu. Não gosto de pontas soltas, a não ser que sejam realmente necessárias, Mesmo assim não posso reclamar do livro. Sarah Dessen escreve muito bem sobre os percalços da adolescência. Esse é o segundo livro dela que leio e será que e já posso me considerar sua fã de carteirinha? Acho que sim. Com certeza procurarei ler outros livros da autora.












1 comentários:

  1. da autora eu nunca li nada, sempre me mantive a uma distância "segura" por não me sentir muito entusiasmada com suas histórias, mas eu gostei bastante da premissa deste livro e dos comentários
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.