Menu

4.2.16

Histórias de Antigamente






Autora: Patrícia Aeurbach

Editora: Companhia das Letrinhas
Edição: 1ª
Ano: 2016


Através de divertidas histórias de sua família, Patrícia Aeurbach nos conta a evolução e passado de alguns objetos que hoje encontramos em nosso dia-a-dia.

Como era o sorvete antes da geladeira? Como os alimentos eram conservados? Como as pessoas acompanhavam as novelas antes da televisão? E as viagens, como eram feitas antes do carro?  Essas e muitas outras perguntas nos são respondidas pela autora.




Quando era criança minha família já havia perdido um pouco do costume de reuniões e viagens para passar férias na casa de algum parente distante de forma que nos reuníamos somente em datas festivas como Natal, Ano Novo e a Semana Santa. Nossa casa enchia de parentes que vinham de outras cidades. Logo de manhãzinha minha mãe levantava para preparar a carne do almoço, colocando-a na churrasqueira e a esquecendo lá por horas, até realmente todos nos sentarmos para comer. O cheiro suculento ocupava a casa e nos acordava, conforme os parentes chegavam nos distraímos do cheiro no ar para conversar ou brincar, mas era na hora em que todos se sentavam na mesa para almoçar que as histórias surgiam. Para mim esses momentos eram tão deliciosos como a comida à minha frente, ouvir histórias das pessoas queridas a mim, histórias de quando não  existia televisão, ou carro, ou chuveiro. E é isso que a autora desse delicioso livro nos vem mostrar.

O livro é bem pequeno e todo ilustrado com imagens divertidas de se ver e histórias que nos fazem lembrar de nossas próprias lembranças, costumes que nem muito tempo atrás nos eram comuns  e que hoje já são chamados de “antigos”.


Além de suas lembranças a autora nos conta a história por trás de cada tema abordado, como surgiu o carro, o telefone, as rodas dentre outros.


A narrativa é bem gostosa de ler, o que torna a leitura convidativa, tornando o livro divertido e interessante. É uma leitura voltada desde crianças a adultos.





1 comentários:

  1. oi flor, a proposta é bem bacana, a gente se acostuma a alguns "luxos" que nem imagina como era o antes!
    acho bacana a autora se valer dessas questões para trazer ao seu livro
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.