Menu

7.3.16

Royale com Queijo

                                                                   

                                             
Título: Royale com Queijo - As mais deliciosas frases sobre gastronomia do cinema.
Autora: Mariza Gualano
Editora: Valentina
Sinopse: Alguns dos maiores prazeres da vida reunidos em livro, Royale com Queijo é uma compilação com mais de 600 citações sobre comidas e bebidas extraídas de produções cinematográficas. Agrada leitores dos mais variados gostos e perfis, desde os gourmant até os adeptos de fast-food, sem distinção. Escrito pela publicitária Mariza Gualano, autora de livros de referência sobre a sétima arte, é uma excelente pedida para acompanhar solitários ou para uma leitura compartilhada. 



Foram reunidas frases de filmes como A festa de Babete, Comer, rezar, amar, A comilança e Chocolate, além de nacionais como Gabriela, cravo e canela e Estômago. Há também os grandes clássicos e os cultuados, como Um dia de fúria e Pulp Fiction.

A edição vem acompanhada de um índice de filmes em que o leitor é convidado a ser também crítico cinematográfico, ao pontuar avaliações sobre produções selecionadas na coletânea de frases. Há, ainda, espaço para que sejam anotadas frases de filmes que não estão no livro, mas que fizeram parte de sua vida.
                

 “ - Em Paris, a gente pode comprar cerveja no McDonald’s. Tem outro lance: sabe como eles chamam o quarteirão com queijo?
 - Não chamam de quarteirão?
 -  Não, por causa do sistema métrico decimal esse nome não teria sentido para eles.
 - Como é que eles chamam, então?
 - Royale com Queijo.” ( Página 39).

Comer não é somente  algo necessário para produzirmos energia, é um prazer, é belo. Cada decoração maravilhosa de um prato fala por si só: “comemos com os olhos”.

“Olhem como esse prato se insinua, como tenta nos seduzir. Só eu que escuto isso? Esta pedindo aos gritos que o coloquemos na boca e nos deliciemos com seu gosto” (Página 13)


“Royale com queijo”, inicialmente parece ser um livro chato, só tem frases, sem graça. Entretanto, é muito divertido. A cada nova frase, uma lembrança de algo que já fiz surgia, além de uma cena de algum filme em questão.

Sou alguém que adora cozinhar, o faço por ser um meio de passar o tempo e pelo sabor, pela  beleza, pelo cheiro delicioso no ar.

“Essa comida é o poema perfeito que nunca escreverei. É felicidade que só vem em sonhos. É uma sinfonia de alegria destilada em uma nota.” (Página 9) 



Aos cozinheiros natos ou amadores, o livro é uma delícia. Também aos amantes de filmes, são tantos filmes que poderia ser transformado em um banquete. A cada página que virava, anotava um novo filme para assistir, não podia deixar passar nenhum.

Esse livro é também uma ótima opção de presente que agradaria a quase todos, é um livro pequeno, pode ler devagar sem perder nada e sempre será divertido folhear e relembrar filmes.



Nas últimas páginas o livro nos traz um índice com todos os filmes usados, para que ninguém se esqueça de um.


Deem de presente para si mesmos ou para amigos, será uma ótima refeição.

Finalizo com o trailer do livro para tirarem mais conclusões. ;)   


Lembrem-se: “ A vida é um banquete” (página 219) 




1 comentários:

  1. esse livro é demais, mescla duas paixões: cinema e comida! é de dar agua na boca
    demais!!!!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.