Menu

13.7.16

Fique Onde Está e Então Corra



Título: Fique Onde Está e Então Corra
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
Sinopse: Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados - enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar.

Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa.


Opinião: Desde o primeiro infanto-juvenil que li “O Menino Do Pijama Listrado” de John Boyne, meu maior medo era chegar a um final triste, mas o final foi surpreendente.

O livro é narrado em terceira pessoa e ambientado em uma Londres nos mostrando a história de Alfie, um menino que tem sua vida mudada em seu aniversário de cinco anos onde inicia-se a Primeira Guerra Mundial. Amigos e familiares interessantes e com histórias tocantes nos são apresentados, primeiramente falando de Kalena, melhor amiga de Alfie e filha do Sr. Janácek,, dono de uma loja de doces e o homem com os sapatos mais bem engraxados, por ele mesmo, seu grande sonho é se tornar Primeira Ministra.

“- Você é a pessoa mais sortuda que eu conheço [...] Seu pai é dono de uma loja de doces.- Alfie disse a ela certo dia.
“_Tem empregos muito melhores do que esse. Não vou ser dona de uma loja de doces quando eu crescer. Vou ser Primeira Ministra.
“À noite quando contou a seus pais durante o jantar, caíram na risada.
“_Kalena, Primeira Ministra? [...] Talvez esposa do Primeiro Ministro.
“_Eu votaria nela._ Disse Alfie.
“_Você seria o único. [...] Nem Kalena poderia votar em si mesma.
“[...] Mulheres não podem votar, Alfie._ Explicou Margie.” (Paginas 25 e 26).

Podemos claramente ver como era a situação das mulheres na época, é mencionado ainda que algumas mulheres lutavam por direitos, mas Margie, mãe de Alfie prefere como está.

Georgie, pai de Alfie trabalha numa leiteria, distribuindo leite em uma carroça puxada pelo Sr. Asquith. Com o inicio da Guerra Georgie se alista voluntariamente para o exército. Em suas primeiras cartas de campo de batalha é notória sua empolgação, porém, com o decorrer do tempo o arrependimento de entrar para o exército se torna evidente.



O início da guerra muda a vida de todos, o pai de Alfie vai para o exército, sua mãe mal fica em casa pelo fato de ter de trabalhar para não os deixar na miséria, Kalena e seu pai são tidos como espiões e levados embora. Após quatro anos de guerra, Alfie agora com nove anos, para ajudar a mãe, rouba a caixa de engraxar do Sr. Jánacek e trabalha como engraxate  às escondidas. Quando as cartas de seu pai param de chegar, a missão de Alfie começa, onde mede todos esforços para salvá-lo.

Joe Patience, melhor amigo do pai de Alfie se recusa a ir a guerra, afirmando que não quer matar ninguém. Por ser um objetor é preso e espancado. Explica que para os objetores as mulheres entregam uma pena branca, sendo a forma de chama-los de covardes.

Esses dentre muitos outros personagens formam a envolvente e comovente narrativa de “Fique Onde Está e Então Corra.” 

“Georgie e Margie eram muito velhos quando se casaram. – Disso Alfie sabia. Seu pai tinha quase vinte e um e sua mãe era apenas um ano mais nova. Alfie achava difícil imaginar como teria vinte e um. [...] Ele imaginava que as coisas mais importantes do mundo seriam uma xícara de chá quentinho, um par de pantufas confortáveis e um casaco macio. Às vezes quando pensava no assunto, sabia que algum dia ele também teria vinte e um anos, mas esse futuro parecia tão distante que era difícil imaginar. Alfie pegou um papel e caneta, escreveu os números e percebeu que só em 1930 teria essa idade.” (Páginas 14 e 15).

Alfie fará vinte em um quase na Segunda Guerra Mundial, se houvesse uma continuação o pobrezinho iria para a guerra assim como seu pai. Outro aspecto interessante é que o autor analisa pequenos detalhes realizando críticas e propondo discussões.

Parece muito interessante o livro, não? Então recomendo a todos que conheçam os personagens mais a fundo na maravilhosa narrativa de “Fique Onde Está e Então Corra.”

Deixando só mais um comentário, meu personagem favorito é Joe Patience, por diversos motivos :3


2 comentários:

  1. quero muito ler algo do John novamente, suas tramas me atraem e este ja esta na minha lista de futuras compras

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.