Menu

26.8.16

{Primeiras Impressões} O Segredo J



Autor: Carlos Lopes
Sinopse:  Em 1943, durante a Segunda Grande Guerra, o Presidente norte-americano Franklin Groosevelt esteve em Natal no Rio Grande do Norte para “cobrar” o apoio de Tertúlio Fragas, o Presidente nada democrático do Brasil. Nessa reunião é revelado um segredo que obrigaria Fragas a tirar a própria vida anos depois. 
Em 1968, com a promulgação do quinto Ato Institucional, que cassa o povo e o Congresso, o jornalista Jonas Jovem é preso enquanto revolucionários sequestram embaixadores e os americanos preparam-se para conquistar a Lua. Exilado, Jonas percorre os submundos de Nova Iorque, Londres, Rio de Janeiro e Paris ao lado de figuras como Sick Jegue e Brian Jonas da banda inglesa The Coming Home; os compositores Raul Orixás Queixas e Paulo Lebre; o guitarrista Jimi Hemps; a cantora de blues Jane Jocklin; Jim Jorrison, o vocalista da banda The Windows e o guitarrista dos Beatels, John Lendo. 
Todos, incluindo os presidentes brasileiros cassados pela “revolução” de 1964, buscam o auxílio de uma outra “raça” enquanto tentam tornar público “O Segredo J”...


Opinião: 

O Segredo J” não me encantou muito nas primeiras palavras, mas conforme fui lendo as páginas, a narrativa me envolveu.

Temos no começo o gringo Franklin Groosevelt visitando o nordeste brasileiro no ano de 1943. Seu objetivo é convencer o atual presidente Tertúlio Fragas a assinar um pacto com as potências aliadas.
Tertúlio não dá bola pela conversa, o Brasil da época é um país muito beneficiado com industrias construídas com favores dos States, mas não possui ferro o bastante para um poder bélico que se preze  contra o Eixo Nazista.

Groosevelt sugere uma reunião a sós com o presidente brasileiro. Nessa reunião que dura horas, o gringo conta um enorme segredo, não precisam se preocupar somente  Alemanha, aliens querem invadir o mundo, porém, com o pacto assinado com as potências aliadas, o país seria beneficiado com determinado conhecimento e tecnologia.

Fragas, é claro, aceita e assina o pacto. Algum tempo depois, os Alemães são derrotados com mais alguns anos, Tertúlio sofre um golpe que o tira do poder, e então é exilado em uma fazenda onde cria gado e tudo mais.

Cinco anos depois, com vontade do povo, Tertúlio volta ao poder. Então, convoca uma audiência no Palácio do Catete, onde conta o segredo que ouvira  de Groosevelt, agora morto.

Após conseguir que todos acreditem em suas palavras, propõe o “Penta”, uma operação para fazer o país independente em 50 anos. Dentro desse prazo, o Brasil deverá conquistar cinco campeonatos mundiais de futebol, legalmente ou não, se não ganhar, o segredo por trás do “Penta” será exposto pelo atual presidente. Cada novo presidente que assumir o poder deverá jurar à Bandeira, a Constituição e ao Penta.

A narrativa é envolvente e curiosa com um “Q” de quero mais. O livro promete ser surpreendente e interessante.

O autor, Carlos Lopes, é ilustrador, escritor e músico. Publicou o livro Guerrilha  (biografia da banda Dorsal Atlântica) em duas edições, a segunda sendo financiada pela crowdfunding no site da Catarse em 2012. Autopublicou “Segredo J” e “Mágica Vida Mágica” em 2009 e 2010.

Foi produtor e apresentador da Rádio Venenosa FM – RJ (2006 à 2008) ; colunista no site Oi Novo Som ( 2010 e 2011); Produtor e Apresentador do programa Shock Wave na Rádio Fluminense FM – Niterói (1991); Jornalista e subeditor na revista  Rock Press no Rio de Janeiro (1997 a 2006)




1 comentários:

  1. mistura um pouco de tudo, mas parece ser bem agradável! eu curti!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.