Menu

16.10.16

{Resenha} A Livraria dos Finais Felizes - Katarina Bivald


Oi amores.
Trazendo mais uma resenha de um livro muito fofo. :)
Confere aí!


A Livraria dos Finais Felizes - Katarina Bivald

Resenha

“Livros haviam sido uma muralha de defesa, sim, mas não apenas isso. Tinham protegido Sara do mundo que a cercava, mas também se transformado em uma espécie de cenário para as verdadeiras aventuras de sua vida.”

Amy e Sara são duas “amigas”, que nunca se viram, mas trocavam cartas por dois anos, uma sueca, a outra americana.
Ambas aficionadas em livros, cujo assunto principal de suas cartas era eles mesmos - Os livros.
Sara entrou de férias e decidiu passar “dois meses” para conhecer o lugar e a amiga Amy.
Ao chegar à cidade de Amy, Broken Wheel, Iowa, Sara ao ver as pessoas daquela pequena cidade, percebeu que poderia reconhecê-los somente pelas características, personalidades dos moradores através das cartas que recebia de Amy.
Mas, ao procurar pela amiga, não lhe foi dada uma boa noticia.

Depois de passado o choque (mais ou menos) Sara acaba descobrindo que sua amiga já estava prevendo que iria morrer, pois estava muito doente.
A cidade acolheu Sara como Amy teria feito. Sara ficou morando na casa de Amy.
E acontecia sempre que ela precisava comprar qualquer coisa, os comerciantes não aceitavam pagamentos.
Sua convivência com os habitantes de Broken Wheel ia melhorando, menos com o sobrinho de Amy, Tom, que parecia não gostar muito dela. Tom não é um cara fácil de se lidar, e Sara percebeu isso rápido.

"Era engraçado, pensou, como as pessoas sempre se mantinham no caminho mais seguro, se fechavam e mantinham os olhos no chão, fazendo o melhor que podiam para não olhar para a vista fantástica da vida. Como não viam as alturas a que haviam chegado, as oportunidades que as esperavam, não percebiam que deviam apenas pular e voar, pelo menos por um instante".

Apesar dos livros que tinha levado consigo e dos muitos que ela dispunha na casa de Amy, Sara se sentia inútil, estressada.
Andando pela cidade, com muitas lojas fechadas, inclusive a de Amy, ela descobre o que quer fazer.
“A cidade precisava desesperadamente de uma livraria.”

Depois que a “Livraria dos Carvalhos” é instalada na cidade (mas sem usuários ainda), tudo muda em Broken Wheel – Iowa. E Sara vai se adaptando a vida na pequena cidade acolhedora e fazendo novos amigos.
Mudam-se os pensamentos, hábitos, atitudes e você leitor precisa ler este livro, para saber, o que muitos livros juntos, podem fazer para uma determinada cidade.

"Embalagens de cigarro vinham com avisos, por que livros trágicos não podiam ter? Havia frases nas garrafas de cerveja para avisar que ninguém devia beber e dirigir, mas nenhuma palavra sobre as consequências de ler livros sem lenços à mão." 
Quando solicitei esse livro para resenha, foi mais por curiosidade, pois como uma bookaholic é realmente interessante uma autora abordar uma história onde engloba o mundo dos livros e o que ele faz na vida das pessoas.
O hábito do leitor de cheirar as páginas, a forma “certa” de abrir o livro para ler, todos os paranauê que só os leitores sabem rs.


A mudança que se vê quando se indica um livro que você ama, e precisa que seu amigo (a) conheça pra que possam fofocar, e esse amigo (a) compra... não tem sensação melhor.
A leitura tem esse poder! O poder de influenciar na vida de cada pessoa que se deixa envolver nas histórias, nos lugares distantes e mágicos escritos em detalhes. Para se fazer sonhar e amar cada pedacinho, de cada lugarzinho ali citado.
Se juntar tudo isso que falei e lembrar-se dessa leitura se vai ter uma história divertida, emocionante sobre o poder transformador dos livros.

"O que havia de tão interessante na realidade? [...] Com os livros, ela podia ser quem quisesse, estar onde quisesse. Podia ser durona, bonita, charmosa, dizer a frase perfeita no momento perfeito e... viver coisas. Coisas reais. Que aconteciam com pessoas reais".

 Título: A Livraria dos Finais Felizes
Autor (a): Katarina Bivald
Editora: Suma de Letras
Páginas: 334


4 comentários:

  1. eu ja havia colocado o livro na lista de futuras compras, agora vou até colocar no top 5, pra comprar com urgência!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila. :)
      Esse livro é muito fofo, pra quem é leitor vai se apaixonar.
      Bjs.

      Excluir
  2. “O poder de influenciar na vida de cada pessoa que se deixa envolver nas histórias, nos lugares distantes e mágicos escritos em detalhes.”. Esta sua frase resume bem o que qualquer apaixonado por livros sente ao desfolhar um livro ;)
    Adorei a sua resenha e o livro parece-me uma boa lição de vida.

    https://catarinaferreirachoice.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catarina. :)
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, isso só nos enche de alegria. :)
      Bjs.

      Excluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.