Menu

15.10.16

{Resenha} Star Wars: Antes do Despertar - Greg Rucka




Edição: 1
Editora: Seguinte
Autor: Greg Rucka 
Ano: 2016
Páginas: 200

Sinopse: A jovem Rey vive em Jakku, um planeta desértico e inóspito. Ela sobrevive trocando equipamentos perdidos por ração e água, porém uma descoberta inesperada vai virar sua rotina de cabeça para baixo. Poe Dameron é um dos melhores pilotos da Nova República, mas quando as ameaças da Primeira Ordem parecem cada vez maiores, ele precisa rever se toda a sua dedicação está sendo eficaz para proteger a galáxia. FN-2187, por sua vez, é um stormtrooper dedicado e talentoso, que obedece aos comandos da capitã Phasma sem hesitação… mas aos poucos começa a questionar os métodos usados pela Primeira Ordem para alcançar o poder. Rey, Poe e Finn ainda não se conhecem e nem sentiram a Força despertar. Antes de formarem o trio de heróis que será a esperança da galáxia, precisam lidar com seus próprios dilemas e conflitos.

***
Star Wars: Antes do Despertar retrata vários pontos de vistas: Finn, Rey e Poe antes do encontro deles no filme Star Wars: O Despertar da Força.

Antes de se tornar Finn, ele era FN-2187, um stormtrooper da Primeira Ordem. Ainda que um dos melhores soldados, FN-2187 sempre se sentiu diferente dos outros stormtroopers. Apesar de acreditar no seu treinamento e objetivo, ele ainda assim queria poder ver a galáxia com os próprios olhos. E a ansiedade de ser designado para uma missão não é o que o torna diferente. FN-2187 sente algo estranho dentro de si. Ele sempre foi muito reservado, não escolheu um apelido assim como todos os outros e tem um senso de união muito forte com os companheiros quando esses precisam de ajuda em algum exercício. Esse último não é valorizado pela Primeira Ordem, pois isso pode atrapalhar o verdadeiro objetivo em uma missão: cumprir estritamente as ordens dadas. Será que FN-2187 vai conseguir aprender a ser um soldado da Primeira Ordem de verdade?


“Era tudo o que esperavam dele: leal, obediente, corajoso, esperto e forte. Não importava o teste, em qualquer avaliação FN-2187 com certeza pontuava entre os melhores dos melhores. Assim, ele era FN-2187, caminhando bem para se tornar o stormtrooper ideal da Primeira Ordem. Pelo menos era isso o que todos pensavam. Todos, menos o próprio FN-2187.” Página 12

Rey está sozinha no planeta Jakku, um planeta desértico e sem muita vida. Quando criança, ela foi deixada pelos pais e não faz ideia do por que, mas está disposta a esperá-los. Para sobreviver, Rey se transformou em uma coletora. Qualquer peça utilizável que ela ache das naves caídas no planeta na época das guerras ou por qualquer outro motivo, ela troca por comida e água com o Unkar. Em uma de suas buscas, ela encontra uma nave em boas condições. A nave está intacta e precisa de algumas peças e consertos para voltar a funcionar de novo. Seu desejo é trocar a nave com Unkar, mas existem outros seres com planos melhores para esse achado.

No passado os pais de Poe Dameron fizeram parte da Rebelião que ajudou a República na Batalha de Endor. Poe quer seguir os passos dos dois para manter a Nova República intacta da Primeira Ordem. Ele se alista nas tropas da Nova República como piloto, mas isso não parece suficiente para proteger o sistema de governança do qual ele acredita. Em uma missão arriscada, Poe desobedece às ordens de seu superior para verificar o que a Primeira Ordem quer com o cargueiro Yissira Zyde. A partir daí, isso lhe abre portas para fazer uma diferença maior na ordem da galáxia.


O livro é bem curtinho, rapidamente você consegue terminar a leitura. É uma boa dica de livro para se ler em poucas horas. A edição é no mesmo estilo dos outros livros da série que o Selo Seguinte já lançou: capa aveludada, folhas brancas e com letras grandes.

Star Wars: Antes do Despertar te dá uma noção de como era a vida dos três antes dos acontecimentos que mudariam a vida deles de maneira significativa, formando assim um novo trio de heróis para a próxima trilogia de Star Wars. O livro não traz informações significativas sobre os próximos filmes, ele serve apenas para matar a curiosidade sobre o passado deles e ainda assim, no caso de Finn e Rey, o passado continuou ainda bastante nebuloso.

2 comentários:

  1. Crislane, obrigada pela resenha. É interessante saber mais sobre a vida deles. Creio que fui das poucas que não gostei muito do novo filme. Sempre a leitura é melhor, ainda mais ao descobrir mais dos personagens. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. é bem interessante descobrir mais de personagens tão marcantes

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.