Menu

13.11.16

{Resenha+Sorteio} Última Vez


Autora: N. F. Alexandre
Editora: Desfecho Romances – Multifoco
Sinopse: Rodo mais algumas vezes a loja, até que encontro escondido um pequeno girassol, está murchando, não sei quanto tempo ainda dura, mas quero levá-lo comigo, quero colocá-lo na biblioteca. Ela tinha essas manias, dizia estar “salvando” as coisas, se achava flores abandonadas nas ruas, pegava-as, mesmo quando estavam praticamente mortas. E sempre conseguia recuperá-las, pois depois de alguns dias as flores estavam lindas e revigoradas, era um dom.
Após perder quem mais amava, Anna tem que aprender a seguir em frente. Entre discussões e lembranças dolorosas, cuidar de seu filho sozinha não será fácil.





" É estranho como as coisas mudam do nada, um lugar que você costumava frequentar desaparece de uma hora para outra, uma casa que estava ali já não está mais, um terreno, uma árvore, tudo está em constante mudança, mas ainda nos dói um pouco ao perceber isso, tudo que podemos fazer é aceitar o fato e conviver com ele, seguir seu fluxo."

Conhecemos a história de Anna e Natalie a partir de seu fim. Fim porque não vivemos seu dia a dia como casal, mas como meras lembranças de Anna, uma arquiteta com dificuldades em se socializar com as pessoas do mundo; inclusive com seu próprio filho, Enzo.

Alguns meses após perder a esposa, Natalie, Anna ainda a vê ao seu lado, ouve seus conselhos e tem sonhos vívidos com a companheira. Ao acordar, toda a tristeza e depressão retorna pois é como perdê-la novamente a cada despertar.

Seus dias tornam-se rotina: acordar, comer, trabalhar, dormir. Até que Enzo decide quebrar isso, retomando o amor de sua mamãe: a culinária. Após tomar posse dos cadernos de receita de Natalie, ele toma posse da cozinha e Anna tem seu primeiro processo de mudança, causado pelo filho que já não aguenta mais a tristeza da mãe.

Após esse pequeno passo, Anna começa a interagir mais com o mundo ao seu redor: encontros com clientes que lhe encorajam a encontrar uma evolução, a rebeldia recém-aflorada de Enzo, que é um adolescente de 17 anos e acaba de encontrar a primeira garota que faz seu coração se acelerar.

O livro é sobre o dia-a-dia desta família que está começando a seguir em frente, apesar da perda daquela que parecia ser o coração daquele lar: a pequena peça que unia o centro do cabeça a todas as suas extremidades.

"Uma delas foi a de um cara que não me lembro do nome que disse que tudo que existe, humanos, animais, árvores, enfim, o planeta todo, faz tudo parte do sonho de uma única pessoa aleatória que não conhecemos, somos somente o sonho dela, uma esquizofrenia dela. Não gosto de pensar assim, odeio sentir que não existo. . Mas é engraçado, somos basicamente algo preso em uma gaiola que chamamos de corpo. Vivemos nossas vidas com nossos olhos e pensamentos, estamos sempre curiosos  na vida dos outros. Isso me assusta, se a teoria for correta, tenho medo de ser a pessoa que está sonhando, medo de ficar sozinha depois."

Anna é do tipo mais distante, que não se envolve muito nas relações que lhe cercam. Isso parece mudar com o namoro, o casamento e, posteriormente, o filho. Mas suas habilidades sociais ainda não são das melhores. Ela luta para conseguir lidar com os problemas que surgem em seu dia-a-dia, como voltar a cuidar da casa e cuidar de Enzo.

Enquanto faz a faxina, depara-se com memórias de seu relacionamento e conta histórias sobre. Só assim conhecemos um pouco sobre como as duas eram juntas. No decorrer da história, vemos também situações de preconceito e como isso se reflete na relação familiar e também pessoalmente a Anna, posteriormente.

É narrado pela protagonista, numa história bem escrita e apresenta alguns temas atuais, narrativa simples e ritmada, calma. Não é um livro para se ler com pressa, é um livro... De travessia. Sobre fechamentos em nossas vidas e seguir em frente.


"Queria te dizer que a vida é feita de últimas vezes.(...)"

Há receitas culinárias boas espalhadas por todo o livro, já experimentei todas (minha favorita é de Nhocão <3) então para além de ler o livro, você pode experimentas da história!

Recomendadíssimo e, se quiser adquirir o seu, clica aqui!


Terá um evento de lançamento no dia 26 de novembro, no Café Concerto (local bacanudo) aqui em Poços de Caldas, estão todos convidados para prestigiar a autora e conversar! Para saber mais sobre o acontecimento, clique aqui.

Maaas, se você mora muito longe e quer ter um destes para chamar de seu, iremos sortear uma cópia! Yaaay!


Para participar, basta:

Curtir a página do livro Última Vez;
Curtir a página do blog As meninas que leem livros;
Visitar a página do evento: Lançamento do livro "Última Vez";
Curtir e compartilhar a postagem do sorteio: Link
Clicar em "Quero Participar" no link do sorteio: https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/599894 
Residir em território nacional;

O ganhador terá três dias para entrar em contato conosco através do email asmeninasqueleemlivros@gmail.com nos informando o endereço para o qual devemos enviar o livro!


Sorteio Encerrado!

Ganhadora:



8 comentários:

  1. gostei do enredo, achei a proposta diferenciada e com uma boa carga dramática e emotiva
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Priscila!
    O livro parece mais que interessante, gosto de livros no estilo e gostaria de ler.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado pela leitura, Rudynalva!!
      Bjos!

      Excluir
  3. Amei a capa e gostei muito do enredo que me pareceu ser bem envolvente. Só a sinopse já faz a gente sentir vontade de ler. Gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maristela, fico feliz que tenha gostado da resenha e se interessado pelo livro!
      Bjos!

      Excluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.