Menu

22.12.16

{Resenha} A Desconhecida



Título Original: The girl with a clock for a heart
Autor: Peter Swanson

Editora: Novo Conceito

Ano: 2015

Sinopse: Uma história sombria, em uma atmosfera romântica e um quê de Hitchcock, sobre um homem que fora arrastado para uma trama irresistível de paixão e assassinato quando um antigo amor reaparece.de mentiras.
Em uma noite de sexta-feira, a rotina confortável e previsível de George Foss é quebrada quando, em um bar, uma bela mulher senta-se ao seu lado. A mesma mulher que desaparecera sem deixar vestígios vinte anos atrás. Agora, depois de tanto tempo, ela diz precisar de ajuda e George parece ser o único capaz de salvá-la. Será que ele a conhece o suficiente para poder ajudá-la?

“Vou saber o que estou procurando assim que encontrar.”
Quando vi a capa do livro, achei muito interessante e imaginei que iria adorar todo o mistério que a sinopse prometeu. Ao ler, notei que é muito bem escrito e pensado, seguindo um pouco da linha de mistério e suspense dos livros de Gillian Flynn.

George Foss é um cara com carreira profissional já consolidada em uma revista, como contador. Teve relacionamentos após a faculdade, mas nunca se casou. Nem mesmo com a mulher com a qual ele se sentiu mais confortável em estar, seu primeiro amor da faculdade parece um fantasma em sua vida. Sempre esperou que ela voltasse. Sempre procurou traços dela em todas as mulheres com as quais se comprometeu durante sua vida após ela.

Sua vida é estável e confortável. Até uma gata dominadora ele possui. Tem um apartamento no qual ama ficar. Tem amizades no trabalho, tem uma mulher para transar quando dá vontade... É o típico solteirão dono de um carro clássico, seu único amor.

E ele estava muito bem até a noite em que a mulher que ele acreditava que nunca mais veria – embora a esperança ainda desse pequenas pontadas em seu coração – o encontra em um bar. Curiosamente, o bar que ele visitava quase todas as noites. 
“George imaginara esse momento muitas vezes, mas, de alguma forma, nunca havia pensado no que poderia ocorrer.”
Ela está do mesmo jeito que imaginara, com a idade apenas melhorando todas as coisas que ele amava nela. E com o pedido de salvação. É a mocinha em perigo e ele é o único que poderia ajudá-la. George, em nome do passado, decide socorrê-la, mas que homem não ajudaria uma moça que ele amou no passado? Ainda mais quando ela é tão bonita e frágil...

Ao mesmo tempo que o presente de George acontece, somos levados aos tempos de faculdade dele, onde ele conheceu a jovem estudante deslumbrada com a faculdade e com ele, em toda a glória sexual do casal. O quanto se tornaram importantes um para o outro e o quanto se amaram. Assim, você também vai entendo um pouco mais a relação dos dois e porque Foss é o único capaz de ajudá-la.
“Mas isso significa que, toda vez que conhecemos alguém, somos obrigados a revelar todo o nosso passado, como se aquilo de alguma forma fosse a coisa mais honesta a fazer.”
O livro traz uma reflexão muito boa sobre o quanto nós conhecemos as pessoas que nos cercam. Se sabemos quem elas foram, o que as formou. O que vivenciaram e o quanto isso influencia no que elas são agora. Será que tudo o que nos contam é verdade? É uma boa paranoia a se levar em conta.

Será que nossas escolhas nos transformariam em pessoas diferentes, se tivéssemos escolhido não ir na escola ou gostar mais disso do que daquilo? Será que se tivéssemos agido diferente com nossos pais, seríamos muito diferentes? O quanto disso perdura até sua idade adulta? É possível mudar completamente de comportamento, ser outra pessoa se você desejar?


É um bom livro para se distrair e ser pego em peças inesperadas. É um mistério que, embora algumas vezes seja previsível, outras ainda consegue te capturar e te fazer de bobo. O antagonismo e anti-heróis femininos está bem presente, mostrando novos modos de participações femininas nas histórias, o que por si só já vale a leitura.

Leitura recomendada!

1 comentários:

  1. não é um enredo que me agrada, tem pontos que não me atraem numa leitura, sei que não leria, por não ser a minha praia mas gostei de ler a sua opinião e ter um parecer favorável a trama
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.