Menu

26.12.16

{Resenha} A Verdade e Outras Mentiras



Autor: Sascha Arango
Editora: Suma de Letras
Sinopse: Henry Hayden parece um cara legal. Um autor famoso, mas humilde. Um marido devoto, embora pudesse ter a mulher que quisesse. Um amigo generoso. Alguém admirável. Mas Henry Hayden é uma mentira, uma máscara. Seu passado é um segredo, e seus planos mais ainda. Ninguém além dele e da esposa sabem que é ela quem escreve os livros que o deixaram famoso. Mas quando a amante aparece grávida, Hayden vê sua vida tão cuidadosamente construída em risco, e na tentativa de encontrar uma solução definitiva para o problema, comete um erro terrível. Agora, não só a polícia está atrás de Hayden, como seu passado também tenta alcançá-lo. Costurando mentiras, verdades e meias-verdades em uma tentativa de sobreviver, ele monta uma história complexa que talvez seja sua única chance de escapar da beira do abismo.

Henry Hayden tem uma vida muito boa. Seu trabalho é escrever livros e ganha muito bem para isso. Tem uma esposa agradável que não lhe perturba e gosta de coisas simples. Uma vida perfeita! Quem olha de fora vê Henry como um homem bonito, humilde e reservado. No entanto, apenas ele sabe o que se passa em sua mente.

Henry Hayden não é o que parece. Sua vida inteira é uma mentira muito bem escondida. Ele não só tem um passado misterioso que nem mesmo sua esposa sabe, como e quem realmente escreve seus romances best-seller na verdade é sua esposa Martha.

Cada passo é bem calculado para que sua vida bem construída continue a lhe agradar, mas quando sua amante e agente literária Betty aparece grávida, ele sabe que seu castelo de cartas está prestes a desmoronar. Entretanto, Henry acaba comentando um grave erro e contorná-lo não iria ser tão fácil assim.

Narrado em terceira pessoa, temos vários pontos de vista, mas com foco principal em Henry. A edição do livro está modesta, com apenas a capa chamando a atenção do leitor. Essa capa condiz muito com a história, mas eu prefiro a capa da Editorial Presença que parece bem mais sombria. O livro tem uma linguagem um pouco arrastada, mas nada que não dêem para superar com suas poucas páginas.


A cada página eu não sabia o que esperar de Henry. Ele parecia improvisar, o que fazer a cada cena e isso me deixava chocada com sua frieza, mas com o charme a seu favor, ele acabava contornando aqueles que estavam atrás dele. Um fato bem positivo era que não tinha como prever o que ele ia fazer em seguida, deixando o leitor surpreso.

É uma história bem perturbadora sobre a mente humana. Henry parece ser um cara sem compaixão, mas tem alguns lapsos de bondade ao longo do livro. Porém, isso não me enganou! Ele é extremamente ardiloso com uma mente brilhante para contornar as dificuldades que aparecem em seu caminho. Como o autor é um roteirista bastante famoso na Alemanha e já ganhou prêmios em suas produções, não chega a ser surpresa que o livro tenha sido escrito com brilhantismos e sagacidade.

A Verdade e Outras Mentiras é para aqueles que gostam de um thriller psicológico escrito de modo perturbador, onde você sai pensando: como ele conseguiu contornar isso?



1 comentários:

  1. eu gostei muito da sinopse, gosto de ir desvendando personagens considerados perfeitos, ir descobrindo seus segredos, fico grudada em livros assim
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.