Menu

4.12.16

{Resenha+Promoção} O primeiro dia do resto da nossa vida


Autor: Kate Eberlen
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Sinopse: Tess sonha em ir para a universidade. Gus mal pode esperar para fugir do controle da família e descobrir sozinho o que realmente quer ser. Por um dia, nas férias, os caminhos desses dois jovens de 18 anos se cruzam antes que os dois retornem para casa e vejam que a vida nem sempre acontece como o planejado.
Ao longo dos dezesseis anos seguintes, traçando rumos diferentes, cada um vai descobrir os prazeres da juventude, enfrentar problemas familiares e encarar as dificuldades da vida adulta. Separados pela distância e pelo destino, tudo indica que é impossível que um dia eles se conheçam de verdade... ou será que não?O primeiro dia do resto da nossa vida narra duas trajetórias que se entrelaçam sem de fato se tocarem, fazendo o leitor se divertir, se emocionar e torcer o tempo todo por um encontro que pode nunca acontecer.


Resenha:

“Tess e Gus foram feitos um para o outro, só que eles não se encontraram ainda, e pode ser que nunca se encontrem...”

Começo essa resenha me retratando com as histórias de amor. Mil perdões por afirmar não ser uma fã. Estou apaixonada pela história e pela escrita de Kate Eberlen. Que delicadeza, que atenção aos detalhes, aos sentimentos e sensações dos personagens, aos locais escolhidos para a ambientação. Que livro mais lindoo!!!

Com a leitura desse livro, eu senti como se pudesse estar dentro dessa história, como se eu pudesse estar vivendo as dores de cada personagem. E apesar de cada dor, cada situação triste, ainda consegui pensar que eu gostaria de viver uma história de amor como a deles.

A autora conta a história de Tess e de Gus durante 16 anos das vidas deles. Os dois são ingleses, e se esbarram na Itália quando tinham acabado de completar 18 anos e sonhavam com a universidade. Depois disso, inúmeras coincidências os aproximam e os afastam nos anos seguintes, e eles continuam vivendo suas vidas sem nem imaginar que já estavam destinados a ficar juntos.

Tess teve que adiar o sonho da universidade, pois com a morte de sua mãe devido a um câncer, ela assumiu muito cedo a responsabilidade de cuidar de sua irmãzinha, Hope, que descobriram ser portadora da Síndrome de Asperger, que é um transtorno do espectro autista, mas de grau leve. Hope apresentava algumas dificuldades na socialização, porém era muito inteligente e tinha muito interesse por tudo relacionado à música.

“- Não é que eu não consiga me virar – confessei a ela baixinho – É só que sinto saudade de encontrar você em casa quando chego da escola porque a casa parece vazia demais. Sinto falta de conversar com você na cozinha e também de não conversar porque nós duas estamos prestando atenção em uma conversa alheia. Eu simplesmente sinto muitas saudades, mãe! Não é a mesma coisa sem você aqui...”

Gus também viveu um luto bem cedo, com a perda do irmão em um acidente de esqui, pelo qual ele se sente culpado durante todos esses anos, o que gerou dificuldades no relacionamento com os pais, já que Ross era o filho preferido. Gus foi estudar medicina, para agradar os pais, mas nunca teve certeza do que realmente queria fazer da vida.

“Eles deviam saber que eu não teria conseguido impedi-lo, mas precisavam culpar alguém e não podiam culpar Ross, porque ele, claramente, iria morrer. E aqueles que morrem jovens sempre viram heróis ou santos.”

Ambos tiveram relacionamentos amorosos que os deixaram felizes por anos, mas sempre sentiram que faltava algo, e no fim havia sempre uma decepção esperando no lugar do “felizes para sempre”.

Gus estava em um relacionamento sério com Lucy, mas acaba se envolvendo com a antiga namorada do irmão, Charlotte, que engravida e eles acabam se casando. Porém o relacionamento esfria, e após duas filhas, Charlotte revela que vai deixá-lo para se casar com um cara bem mais velho (e bem mais rico).

Tess quase se casou com Dave, um cara super legal, mas que acabou a trocando por sua melhor amiga, Doll, momento do livro em que eu também me senti traída, e odiei Doll quase até o final da história. Massss, se Tess perdoou, quem sou eu para guardar rancor né?

Tess ainda luta com a possibilidade de desenvolver um câncer assim como a mãe, pois descobre que a condição era genética, e começa a ponderar sobre dever ou não fazer uma cirurgia antes que apareça algum tumor, o que a deixa extremamente ansiosa e preocupada. Se algo acontecesse com ela, quem iria cuidar de Hope?

“Sabia que, quando você apresenta uma mutação nos genes BRCA1 ou BRCA2 – meu caso, Jane estava explicando, era no BRCA2 -, você tem duas escolhas. Pode optar por uma cirurgia preventiva. Primeiro, a mastectomia bilateral, depois a remoção dos ovários, levando a uma menopausa precoce. Ou pode escolher a vigilância, o que significa fazer uma mamografia e uma ressonância magnética todos os anos para poder agir depressa se algo aparecer.”

No final das contas, tanto Gus quanto Tess conseguem se libertar do passado e ir atrás da vida e da profissão com que sempre sonharam, mas que foram impedidos de alguma forma. E o destino agiu com perfeição para que tudo ocorresse quando os dois estivessem realmente preparados para viverem suas vidas como desejavam.

Uma história de encontros, desencontros e reencontros, acompanhados de uma belíssima paisagem e a descoberta de um amor que chegou na hora certa! Obrigada Kate Eberlen, por me fazer compreender que não odeio romances, apenas percebi que eles têm a forma correta de serem contados, e depois desse, acho até que acredito em histórias de amor!


Promoção das Meninas!!!

Quer ganhar este livro para chamar de seu?

Em parceria com a Editora Arqueiro, vamos sortear o livro O primeiro dia do resto da nossa vida!


Para participar:

Curtir a página da Editora Arqueiro
Curtir a página do blog As meninas que leem livros;
Curtir e compartilhar em modo público a postagem do sorteio:
Seguir o Blog via Google Friend Connect (clicar em seguir no menu ali do lado!)
Clicar em "Quero Participar" no link do sorteio: Link
Residir em território nacional;

O sorteio acontecerá no dia 20 de dezembro de 2016 (já é um ótimo presente de Natal, hein?) e a ganhadora ou ganhador deverá nos mandar seu endereço através do email asmeninasqueleemlivros@gmail.com. Após o contato, lhe enviaremos o livro em até 3 dias úteis!

Não deixe de seguir todos os passos!

Boa sorte!

10 comentários:

  1. Puxa, amei a resenha. Aliás, é a primeira que leio sobre esse livro. Achei a história bem interessante e me vi torcendo pelo encontro dos dois jovens.

    Participando do sorteio
    mgrezender@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Amandinha, que resenha linda! Quero este livro tb. Acho uma leitura leve e que conduz o leitor a sentimentos de esperança, em meio às dificuldades, ao valor da luta e de seguir coração. Sabe aquela história de que o que é seu está guardado? Já estou torcendo para que seja verdade.
    Beijo!
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuh!! Esperança define meu sentimento ao final desse livro... tb espero que o destino esteja guardando um final feliz para todos nós hehehhe um beijo!!

      Excluir
  3. Amanda!
    Sou uma eterna apaixonada por romances e quando eles vem carregados de drama como nesse livro, me envolvem ainda mais.
    Quero poder acompanhar todo sofrimento e a vida do casal durante todos os anos.
    É muita sofrência...

    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “Desejo a você e a sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!”
    (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudynalva!! Posso dizer apenas que é uma história da vida real hehehe
      Espero que goste!!
      Um beijo!!

      Excluir
  4. Oi!
    Fiquei o livro todo com o coração na mão com a situação de Tess. Cuidar de uma criança não foi fácil e no fim nem um agradecimento ela teve.
    Ainda assim é um livro lindo demais cheio de aprendizado. <3
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!! Verdade né?? Ela recebeu uma responsabilidade imensa, mesmo sendo tão jovem!! Muito aprendizado durante toda a vida dela... Um beijo!!

      Excluir
  5. Incrível como uma decisão pode mudar a direção das vidas de Tess e Gus!! Eles se conhecem muito jovens, cada um tem responsabilidades pela frente, e isto faz com que eles não se encontrem apesar de estarem no mesmo lugar!! Ansiosa para saber se este reencontro acontece!! Torcendo pelos dois!! Quero muito ler!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisca!! Espero que goste do livro... Volta aqui depois pra dizer o que achou... Um beijo!

      Excluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.