Menu

24.1.17

{Projeto a.k.a Desafio} Escrevendo sem medo - 2017


Desde pequena, quando as habilidades de usar um lápis já haviam sido desenvolvidas, eu escrevo. Histórias, poesias, textos reflexivos... Minha adolescência foi minha fase mais produtiva, participei de competições de poesia na escola, declamei em teatros (sem registros, uma vez que num ataque de raiva e decepção deixei tudo ir para o lixo), mantive um blog onde postava crônicas sobre o dia-a-dia, jogava RPG Play-by-Forum.

Hoje, não escrevo muito. E sinto falta, de verdade, de criar algo. As resenhas são um bonus, obviamente, mas a escrita própria se faz necessária. 

Então estava passeando pelos blogs e descobri esse projeto no Historiar, que nada mais é que escrever sobre algo relacionado ao tema uma vez por mês. Decidi então levá-lo a cabo.


Os temas escolhidos para 2017 são:

Janeiro: Das coisas mais importantes na minha vida.
Parece um tema simples, mas algumas vezes, as coisas mais simples se transformam nas mais complicadas. Escrever sobre as coisas mais importantes de sua vida, das mais simples até as mais complexas, sinta-se a vontade.
Fevereiro: O poema da festa perfeita.
O tema é um desafio. Eu tenho dificuldades para escrever poemas, então decidi me desafiar. Aqui, você vai escrever um poema descrevendo como seria a festa perfeita para você. Faça da forma como desejar!
Março: Um pássaro engaiolado ganhando a liberdade.
Como é se sentir assim? Você também pode comparar as sensações (a sua e a do pássaro) de encontrar a liberdade. 
Abril: Um fato sobre mim para cada aniversário.
Você irá escrever uma lista. Se eu tenho 21 anos de idade, então vou escrever 21 fatos aleatórios – talvez interessantes – sobre mim.
Maio: Se eu tivesse poderes mágicos...
Qual super poder você teria se tivesse a oportunidade de escolher? Pode ser algo “simples”, como o poder de não criar expectativas, mas também pode ser algo fantástico, como ficar invisível. Você escolhe!
Junho: Considerações sobre um fim de semana ensolarado.
Observe a imagem abaixo. Imagine que aquela pessoa é você. Imagine uma estória para essa imagem. O que você fez até tirar essa foto? Como se sentiu? O que aconteceu nesse fim de semana ensolarado?
Julho: O que há de errado com a humanidade? 
Momento para você expor aquilo que observamos com frequência hoje em dia e que faz seu coração chorar. Você pode expor um problema ou vários, a escolha é sua.
Agosto: Eu gosto tanto de você, que até prefiro esconder.
Esse texto funcionará como uma carta anônima. Pense em alguém que você gosta e se declare. Exponha aquilo que faz com que você goste tanto da pessoa, dê dicas de quem ela é, mas não revele para quem a carta se destina.
Setembro: Precisamos conversar sobre...
Você terá algumas opções para escrever esse texto, escolha uma entre elas para colocar no lugar das reticências: machismo, preconceito, gratidão, especismo, felicidade, feminismo, influências.
Outubro: A criança que eu fui gostaria de estar perto da pessoa que eu sou hoje?
Esse tema é bastante comum, já vi bastante por aí, mas eu acho muito importante pararmos para refletir se estamos – ou não – fazendo um bom trabalho como seres humanos adultos.
Novembro: A minha estação do ano favorita.
Revele qual a sua estação do ano favorita e exponha o porquê de tal estação ser a sua favorita. Se você não tem uma estação favorita, fale como você se sente diante de todas elas.
Dezembro: Das coisas inesquecíveis de 2017
É dezembro! Fim de ano! Nesse mês, nós normalmente paramos para fazer um levantamento de tudo aquilo que aconteceu no decorrer do ano. Escreva sobre esse levantamento, conte quais foram as coisas que aconteceram e que você jamais vai esquecer.
by Hank, 1983

Como janeiro é o mês do meu aniversário, achei o tema muito bom para começar. Então o primeiro texto irá sair no dia 27 de janeiro, ok?

Cya!

27 comentários:

  1. Olá!
    Que projeto interessante, gostei da sua ideia! Separar por meses foi ótimo, mas eu nunca conseguiria manter essa meta, mudo muito de ideias kkkkkk. Estou com um projeto escrever ou um pequeno romance ou contos todo os meses do ano. Parabéns e boa sorte ai!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. vou adorar acompanhar seus textos!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii!!!
    Que legal esse projeto!
    Queria ter disciplina para participar de um desse um dia.
    Boa sorte! Que você tenha muitas inspirações. O desse mês achei bem complicado hein rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu já te disse que achei esse seu projeto sensacional. Escrever para mim é uma terapia, mas me falta tempo e disciplina. Vou acompanhar o desenvolvimento.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Pri!
    Que legal! Tinha visto esse projeto em outro blog e achei super válido.
    Eu escrevia mais na minha adolescência. A gente cresce e as responsabilidades também. Quando a gente vê não sobra muito tempo para fazer aquelas coisas que a gente gostava antes.
    Tentarei esse ano escrever mais também, sinto falta. :/
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Priscila!
    Fico feliz em saber que você está participando do #ESM.
    Vou aguardar seus textos. Obrigada pela participação!
    Um super beijo!
    Thamiris Dondóssola, Historiar

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Eu achei esse desafio incrível, pois houve um tempo em que eu era bem travada para leitura, felizmente no último consegui desenvolver muito e isso só tem ajudado. Desejo boa sorte a você e vou querer conferir seus textos, só não vou participar pois já tenho alguns projetos em andamento.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  8. Olá, como vai?

    A ideia do projeto é muito bacana, e espero que você possa desenvolver textos incríveis! Adoraria ter o dom das palavras, de conseguir expressar sentimentos e emoções através das letras, e admiro muito quem tem. Sou um pouco travada, a té para escrever resenhas eu demoro para conseguir reunir tudo o que desejo e penso. Já deixo adiantado o parabéns, e dia 27 volto para conferir seu texto.

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

    ResponderExcluir
  9. Oie amore,
    Criei uma coluna chamada “Resolvi Escrever” lá no meu blog, que também rabisco algumas vezes, é bem gostoso.
    Adorei esse projeto e quero participar, como faço¿
    Vou tentar acompanhar seus textos.

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu estou fissurada nesse projeto e ainda estou vendo se vou conseguir participar(espero muito que dê certo), porque é um ótimo incentivo a escrita, e espero muito conhecer mais da sua escrita durante esses meses.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Priscila, tudo bem?
    Adorei esse projeto, os temas propostos para os meses do ano são legais e bem criativos, de modo que nenhum mês fique na mesmice. Já estou ansiosa para ler o seu texto já que é seu aniversário, assim deve ter ficado bem mais especial. Eu também queria voltar a escrever, durante a infância um dos meus maiores hobbys era inventar histórias e desde que parei não sei mais como voltar e esse projeto seria uma ótima forma de retornar à escrita. Vamos ver no que dá, né?

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  12. Nossa, achei muito legal esse projeto! Se não fosse pelo tema do poema, que já me faria falhar miseravelmente em fevereiro, rs, até me animaria a participar. Não escrevo nada, mas seria divertido tentar. Boa sorte pra você, espero que ame escrever sobre os temas e acabe retomando o hábito.

    ResponderExcluir
  13. Oie Priscila
    Que ideia bacana. Pra quem gosta e se arrisca é uma ótima pedida.
    Não me arrisco pois, além da falta de tempo, não me considero capaz de escrever textos razoáveis... as resenhas já me consomem muito... kkkk
    Boa sorte! Bjo

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu também vou participar desse desafio, inclusive já escrevi o texto de janeiro, mas o de fevereiro vai ser um verdadeiro desafio para mim, hehe. Espero que consigamos chegar ao final e que a experiência seja bacana.

    ResponderExcluir
  15. Olá ♥
    Meu deus que projeto bacana eu não conhecia ainda, e achei legal os temas serem por mês. Eu amo escrever sinto que dou vida aos meus pensamentos, e isso é bem relaxante é uma forma de terapia para mim quando estou naqueles dias horríveis. Espero que você consiga escrever todos os mês, um grande beijo, e sucesso!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Pri

    Eu já tinha visto esse projeto por ai e achei muito legal.
    Eu não participo pq já tenho muitos projetos pessoais rolando, mais um eu não dou conta. Hahahah

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Oiee Priscila ^^
    Estou querendo participar deste projeto, apesar de já ser quase fevereiro...haha' já faz muito tempo desde a última vez que eu escrevi alguma coisa (no final de dezembro, se não me engano) então estou um pouco enferrujada *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  18. Olá! Acho esse projetinhos super bacana. Fico na vontade de participar, apenas não participo por que não gosto de começar as coisas e não terminar, e por conta da correria do dia a dia prefiro não participar. Mas um dia ainda participo. Desejo sucesso ao projeto! Beijos'

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Já conhecia esse desafio e achei um projeto super bacana, porque nos força a escrever coisas fora da nossa zona de conforto. Infelizmente não escrevo, então não serve para mim, mas com certeza irei falar para alguns amigos escritores.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Olá, é sempre bom exercitar nossa maneira de escrever, e o projeto me parece ser bem interessante pela forma como os temas foram escolhidos. Já vi alguns blogs participando, e se eu não tivesse com o ano tão cheio, participaria. Espero ver seus textos todo mês por aqui.

    ResponderExcluir
  21. Oi Priscila, tudo bem?
    Adorei o teu projeto de escrita para esse ano e desejo que tu consigas realizá-lo com sucesso! Adoraria imitar isso, mas um certo ator e uma certa atriz inspiraram o meu atual livro e não consigo parar de escrever, kkkkkkkkkkkkk.
    Abracos e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Eu sempre me meto em projetos no começo do ano e nem sempre consigo terminar. Mas espero que você consiga chegar o final do seu (torcendo muito!) e eu também (o meu é um texto por dia. Já to com medo HAHAHA)
    Beijos, tudo de ótimo para você. Vou acompanhar seu projeto!

    http://www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu já escrevi umas coisas aqui e ali, mas confesso que nunca gostei muito de escrever, o meu negócio é ler mesmo kkkkk Mas eu vi esse projeto e achei o máximo, porque vai incentivar muita gente a escrever mesmo.
    Enfim, os temas são bem bacanas e desejo que você consiga escrever cada vez mais.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  24. Oie
    eu to adorando ver esses projetos nos blogs,. pois estou quase me convencendo a fazer, é muito legal e criativa a ideia, além de ser uma ótima iniciativa para escrevemos melhor e nos expressar tambem

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu não sou muito escritor, mas adoro ver alguns textos. Como na curto muito poemas, achei o desafio desse mês meio "bléé", mas Março eu faço questão de ler!!!

    ResponderExcluir
  26. Tenho visto esse projeto em vários blogs e estou muito feliz por ver esse projeto ganhando cada vez mais adeptos. Tomara que ele sirva como pontapé inicial para vários autores perderem o medo de escrever. Beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?

    Achei espetacular esta ideia do #ESM da Thamiris <3

    Vou começar a escrever o meu também e espero conseguir suprir minhas expectativas!! O tema de janeiro foi fantástico! Vou focar no de Fevereiro e ver no que dá!

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.