Menu

13.1.17

{Resenha} Mau Começo - Desventuras em Série - Livro Primeiro


Autor: Lemony Snicket
Editora: Seguinte
Ano: 2016
Sinopse: Caro Leitor,
Sinto muito dizer que o livro que você tem nas mãos é bastante desagradável. Conta a infeliz história de três crianças muito sem sorte. Apesar de encantadores e inteligentes, os irmãos Baudelaire levam uma vida esmagada por aflições e infortúnios. Logo no primeiro capítulo as crianças estão na praia e recebem uma trágica notícia. A infelicidade segue os seus passos, como se eles fossem ímãs que atraíssem desgraças.Neste pequeno volume, os três jovens têm que lidar com um repulsivo vilão dominado pela cobiça, com roupas que pinicam o corpo, um incêndio calamitoso, um plano para roubar a fortuna deles e mingau frio servido como café da manhã.É meu triste dever pôr no papel essas histórias lamentáveis. Mas não há nada que o impeça de largar o livro imediatamente e sair para outra leitura sobre coisas alegres, se é isso que você prefere.Respeitosamente,Lemony Snicket.

Resenha:

Meu primeiro contato com essa história foi com o filme, lançado em 2004, vocês se lembram? Estrelado por Jim Carrey no papel de conde Olaf, ele relata a história dos três primeiros livros da série. Não me lembro muito do filme para poder comparar aos livros agora, mas não podemos nos esquecer que temos uma série chegando por aí.


É isso mesmo! Dia 13 de janeiro (uma sexta-feira 13, por que será?) serão lançados na Netflix todos os episódios da primeira temporada da série, que dessa vez será estrelada por Neil Patrick Harris (o Barney, de How I Met Your Mother). Vamos aguardar a resenha do Menino Que Vê Filmes também!!


Mas vamos ao livro, que é o que tô aqui pra resenhar, né?

Quanto mais o autor nos tenta convencer a deixar o livro de lado, mais nos dá vontade de conhecer a história dos irmãos Baudelaire, sempre esperando por um final feliz. Será que ele chega, após 13 livros? Por que será que essa família é tão azarada assim?

As desventuras dos irmãos Violet, Klaus e Sunny Baudelaire começam com a morte de seus pais em um incêndio que destruiu sua casa. O Sr. Poe era o executor testamentário da herança dos Baudelaire e ficou encarregado de dar a notícia às crianças, além de lidar com a fortuna da família e resolver para onde eles iriam agora.

Nesse período, as crianças passaram alguns dias na casa do Sr. Poe, que não tinha um ambiente muito agradável, porém, era bem melhor do que estava por vir e eles nem imaginavam.

O Sr. Poe encontrou um parente afastado da família, conde Olaf, um ator que morava na cidade e deveria ficar responsável pelos irmãos. Mas o conde Olaf era um homem mau, que morava em uma casa velha e suja e só estava de olho na fortuna dos Baudelaire, criando um plano terrível para colocar suas mãos nela.

“E dava para eles verem, no intervalo de pele muito branca situado entre a surrada bainha da calça e o seu sapato preto, que o conde Olaf tinha tatuada a imagem de um olho em seu tornozelo, igual à do olho em sua porta da rua. Ficaram imaginando quantos outros olhos não haveria na casa do conde Olaf, e veio-lhes um pressentimento de que, para o resto de sua vida, estariam sempre se sentindo sob a estreita vigilância do conde Olaf, mesmo quando ele não estivesse por perto.”

Violet era uma garota de 14 anos muito inteligente e gostava de trabalhar com invenções. Klaus, com 12 anos, já tinha lido mais livros do que eu ou você. Sunny, apesar da pouca idade, também demonstrou sua esperteza em vários momentos, mas sua principal atividade era morder tudo o que via pela frente.

As crianças descobriram qual era o plano de seu tutor para ficar com sua herança, mas quando tentaram revelar a outras pessoas que poderiam ajuda-los, ninguém quis ouvi-los. Assim, eles fizeram muitas pesquisas nos livros de sua vizinha, a juíza Strauss, para encontrarem uma forma de não deixar que isso acontecesse.


E foi com essa esperteza, inteligência e criatividade que os irmãos conseguiram escapar do plano de conde Olaf para ficar com sua fortuna. Mas não podemos esquecer, que nossos protagonistas não têm muita sorte e sua história ainda não terminou...

“Nessa altura de nossa história, sinto-me obrigado a interrompê-la para lhes dar um último aviso. Como eu disse no comecinho, este livro que está na mão de vocês não termina com um final feliz.”

Os livros são curtinhos, de simples leitura, e a história se desenrola de tal forma que não conseguimos parar de ler. É daqueles livros que lemos em poucas horas e já queremos partir para o próximo. Além disso, conta com as ilustrações de Brett Helquist, que nos ajudam a visualizar os personagens e algumas situações descritas no livro.

Nosso autor-narrador escreve com muita atenção ao leitor, explicando termos complicados, ou qual significado ele mesmo está atribuindo aos termos naquele momento. Apesar disso, continua tentando nos fazer desistir de acreditar no final feliz dos irmãos Baudelaire. Será mesmo que a vida deles será só de tragédias? Continuaremos com os próximos livros e não se esqueçam de acompanhar a série também na Netflix!

48 comentários:

  1. Esse não é o meu estilo de leitura então vou acompanhar a série primeira para ver como vai ser o meu interesse, mas sempre vejo resenhas tão positivas sobre essa série! O que me assusta um pouquinho é o tamanho dela haha. As ilustrações são lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayhara!!
      Parece grande, mas os livros são curtinhos e super fáceis de ler. Dá pra ler em poucas horas hehehe
      Espero que goste!
      Um beijo!!

      Excluir
  2. essa série é um sucesso inegável, a cada momento surge uma emoção nova, uma desventura nova... é um fenômeno! conheço apenas o que ja vi da adaptação para o cinema, mas gostaria de ler na integra as desventuras
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaila!!
      Estou adorando ler os volumes da série... São uma delícia!!
      Um beijo!!

      Excluir
  3. Olá
    Eu havia assistido essa adaptação de 2004 e nem sabia que tinha visto. Naquela época eu ainda não lia e desconhecia os livros, quando eu vi o trailer da série eu juntei os pedaços e descobri que conhecia. Tenho muita vontade de ler toda a série, além de ser curtos parece ser bem envolventes. Enfim, irei assistir a série em breve e espero amar. Até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manoel!
      Volta aqui depois pra me contar o que achou... Da série e dos livros!
      Um beijo!

      Excluir
  4. Menina estou louca pra assistir essa série,
    assisti ao filme a uma eternidade atrás e só me lembro o básico dessa história, mas como meus livros chegaram a pouco tempo vou ter que adiar, pois quero ler pelo menos os primeiros livros primeiro. Inclusive está em recente mais comecei a leitura desse, até então não tenho nenhuma opinião concreta formada, mas espero gostar da trama tanto quanto estou gostando da escrita.

    http://www.nossomundoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são super tranquilos de ler. Tenho certeza que você vai ler rapidinho antes de assistir a série heheheh
      Um beijo!!

      Excluir
  5. Eu sempre tive muita vontade de ler os livros, mas confesso que a série ficou meio tanto faz pra mim! Adorei sua resenha, leia o resto pra mim saber o que acontece hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Natália!
      Pode deixar que vou ler todos sim hehehe
      To gostando da série também, se assistir, volta aqui depois pra me contar.
      Um beijo!

      Excluir
  6. AAAAAH eu quero essa coleção para mim, nunca li nenhum livro e sou apaixonada pelo filme, tanto é que vou dar um jeito de assistir a série também, vou ficar de olho aqui no blog para as próximas resenhas dos livros! =D
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nay!!
      Espero que goste da série, eu estou achando uma produção ótima da Netflix!
      Quanto aos livros, espero conseguir resenhar todos também! hehehe
      Um beijo!

      Excluir
  7. Li todos os livros a muito, muito tempo atras e o primeiro livro é especial para mim, porque foi presente de uma professora que eu adorava. Ler sua resenha, me levou de volta para quando li pela primeira vez e estou querendo comprar o box que a Seguinte lançou. Ainda não assisti a serie, mas estou curiosa.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que minha resenha te trouxe boas memórias hehehe to adorando os livros e a série... espero que goste também! Um beijo

      Excluir
  8. Olá Amanda,
    Já li esse primeiro volume e estou ávida com relação às continuações.
    Adorei conhecer suas impressões e fiquei contente por ver que concordamos em muitas questões. Esses livros podem ser lidos apenas em uma sentada, sabe?
    Os meninos sofreram demais e espero que o final deles seja bom, apesar de eu duvidar que isso possa acontecer rs.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, são deliciosos de ler... também estou ansiosa pelas continuações! Um beijo

      Excluir
  9. Ai todo mundo falando dessa série e eu morrendo aqui... Tenho tanta coisa pra ler antes, mas acho que vale a pena furar a fila! Cada resenha que eu leio me apaixono mais!

    bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luisa!!
      Os livros são curtinhos, dá até pra ler junto com outros hehehe
      Espero que goste!!
      Um beijo!

      Excluir
  10. Olá!

    Tenho muita vontade de ler os livros da série, as até agora não consegui comprar. Gostaria de comprar logo o box completo (mas eles é muito caro), então fica complicado. Comecei a assistir a série, e estou amando. Não sei dizer se tudo é igual ao livro, mas se for, então sei que vou amar ainda mais quando ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!
      Olhaa, a série tá bem parecida com os livros (pelo menos o primeiro e segundo), mas tem algumas diferenças, como sempre... hehehe
      Espero que goste dos livros tanto quanto está gostando da série!
      Um beijo!

      Excluir
  11. Olá,
    Ainda não tive contato algum com os livros da série, mas tive o prazer de assistir ao filme e tenho que dizer que gostei bastante.
    A série é uma das minhas desejadas e pretendo adquiri-la e lê-la assim que possível (o box é lindo e enche meus olhos de brilho!)
    Fico feliz em saber que os livros são curtos e mal percebemos as páginas indo embora no decorrer da leitura!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele!!
      Tenho certeza que vai adorar os livros!!
      Volta aqui depois e conta pra gente...
      Um beijo!

      Excluir
  12. Olá!
    Estou super animada para ler essa série, já vi o filme mas faz muitos anos, portanto não me recordo de muita coisa. Quero muito obter detalhes sobre essa história antes de ver a série; espero conseguir obter o box o mais breve possível ( ele está muito maravilhoso, só estou esperando uma promoção para comprar), após essa resenha só aumentou ainda mais minha vontade de ler, principalmente por saber que é uma história
    curta.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Larii!!
      Os livros são curtinhos e a narrativa é uma delíciaa!! Tenho certeza que vai gostar!!
      Um beijo!!

      Excluir
  13. Olá!

    Jim carrey sempre maravilhoso (tinha que fazer esse comentário rs). Já assisti o filme sim, mas não conhecia esse série de livros. Lemony Snicket impressiona pela linguagem e termos pessimistas que carrega em sua obra, porém entendo a estratégia de levar qualquer leitor a querer ler suas histórias. Lembro que no filme os irmãos sofrem bastante. Apesar disso espero que seja tranquilo de ler a obra, pois já anotei aqui a dica. rs Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nathaliaa!!
      Apesar do pessimismo constante e de todas as desventuras, os livros são levinhos e de fácil leitura.
      Espero que goste!!
      Um beijoo!!

      Excluir
  14. Olá
    muito legal sua resenha, agora que saiu a série, os fãs estão pirando, muito legal parece ser a historia, eu penso em ler e assistir mas não por agora, mesmo assim gostei da resenha, parabéns

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catharinaa!!
      Às vezes é bom esperar passar a febre né? Rs
      Espero que vc goste quando puder/quiser ler e assistir.
      Um beijo!!

      Excluir
  15. Olá! Eu também assisti o filme, mas não sabia que relatava os três primeiros livros. E também é novidade para mim o lançamento da série. Não gosto quando lança um filme com uns personagem e depois lança ou a continuação ou uma série com personagens diferente. Porém vou tentar ver os primeiros episodio para depois pode dizer algo... Bacana apesar do autor querer fazer o leitor larga o livro (arriscado) faz com que o leitor queira ler cada vez mais. 13 livros? Não sabia que era tantos. Tomara que o final seja feliz e surpreendente. Que bom que a leitura é rápida e da vontade de logo começar o próximo livro e também achei interessante que tenha ilustrações. Haha' Que bom que explicando os termos complicados. Sua resenha me despertou a vontade por ler os livros. Anotei a dica. Parabéns pela resenha e pelo blog. Beijos'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios, Dayane!!
      Espero que goste dos livros e que também dê uma chance à série, pois a Netflix sempre arrasa nas produções e os atores mandaram muito bem também!
      Um beijoo!

      Excluir
  16. Oi Amanda
    Nunca tive contato nem com os livros e filme. Mas pretendo assistir a série na Netflix. Gostei das suas observações e da atenção que o autor deu ao seu leitor. Acredito que as personagens terão mais sorte nos próximos livros.
    Ótima resenha
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá RiZia!!
      Espero que goste da série e fica de olho que logo ela também será resenhada por aqui.
      Um beijo!!

      Excluir
  17. Oiee, desde que eu vi que iam lançar a série na Netflix, que estou querendo ler os livros, a procura de uma promoção para comprar o Box, espero poder gostar dos livros!

    Bjs

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janiele!!
      Dá uma ansiedadezinha né??
      Espero que goste dos livros e da série, assim como eu estou gostando!
      Um beijo!!

      Excluir
  18. Me julgue mas eu descobri sobre essa série um dia desses e já fiquei curiosa, ná verdade eu descobri quando uma amiga me disse que estaria lançando na Netflix. Você sabia? Se não sabia fica a dica. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!!
      Comentei na resenha sobre a série da Netflix também e até coloquei uma imagem do Neil como conde Olaf! Hehehe
      To adorando os livros e a série também!!
      Um beijoo!

      Excluir
  19. Olá, tudo bem por aí?

    Essa série é ENORME, mas eu pretendo lê-la quando encontrar uma brecha na minha fila de livros por ler. Também quero muito assistir à série da Neflix... então, não sei por qual começar. Os livros são sempre primeira opção, claro, mas como eu não estou podendo ler os livros agora, então, não sei. Parabéns pela resenha!

    Abraços
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaaa Gleydson!!
      Eu não vejo problema nenhum em começar pela série, até pq as produções da Netflix são sempre sensacionais né?
      Espero que goste hehe
      Um beijoo!!

      Excluir
  20. Olá!
    Estou ansiosa para ler essa série, que é bem grande por sinal. Ainda mais agora que tem a série na netflix.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Felicity!!
      Espero que você goste da história tanto quanto eu!!
      Um beijoo!!

      Excluir
  21. OOI!
    Eu amoo e filme, e quero muito assistir a série. Masm mesmo com seus ótimos comentários, confesso que não tenho tanta animação para iniciar a série. Porém, espero um dia ter coragem de arriscar, já que a história me atrai. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catrine!!
      Espero que você encontre essa coragem, pois são poucos episódios e a produção está demais!!
      Um beijoo!

      Excluir
  22. Olá, tudo bem?
    Quero muito ler os livros dessa série, tenho adorado muito as resenhas que tenho visto nos últimos meses. Gostei de ver suas impressões e o quanto o livro um te conquistou. Essa série é enorme, mas nada que me desanime para começar a leitura, afinal acredito que quando terminar irei querer muito mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!!
      Entãooo... os livros são curtinhos, então nem parece que são tantos hehehe
      Espero que goste!!
      Um beijoo!

      Excluir
  23. Oii Amanda,

    Tenho o box a um tempo em casa já, e vi o filme antes de ler tbm, ai agora estou vendo a serie também antes de ler, mas a sua resenha me animou, os livros são pequeno no tamanho e fininhos mesmo e não sei porque até hoje não criei coragem.
    Como você disse que é um livro que se engole me interessei, acho que vai ser minha próxima leitura.

    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  24. Oie
    Tudo bom?
    Nossa achei bem interessante a história é quero conhecer muito mais.
    Fiquei com pena desses irmãos.
    Amei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi Amanda, eu li esse livro há muito anos, e foi uma grande surpresa na época, visto o final que não é feliz. Isso me deu uma nova visão sobre a literatura, principalmente me ensinou a apreciar quando nem tudo acaba bem, e que histórias infelizes podem ser tão boas quanto as outras. Eu não assisti as adaptações, mas provavelmente vou. Abraços

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu sou looouca para ler os livros de Desventuras em Série e estou muito animada para ver a série. Meu primeiro contato com a história, também foi pelo filme e eu amo. Estou ainda mais louca para ler os livros depois da sua resenha.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.