Menu

23.1.17

{Resenha} A Sala dos Répteis - Desventuras em Série - Livro Segundo


Autor: Lemony Snicket
Editora: Seguinte
Ano: 2016
Sinopse: Caro Leitor,
Se você esperava encontrar uma história tranquila e alegre, lamento dizer que escolheu o livro errado. A história pode parecer animadora no início, quando os meninos Baudelaire passam o tempo em companhia de alguns répteis interessantes e de um tio alto-astral, mas não se deixem enganar. Se você tem uma leve noção da incrível má sorte dos irmãos Baudelaire, já sabe que, no caso deles, até mesmo acontecimentos agradáveis acabam sempre em sofrimento e desgraça.Nas páginas que você tem em mãos, as três crianças sofrem um acidente de carro, veem-se às voltas com uma serpente mortífera, um cheiro pavoroso, um facão enorme e o reaparecimento de uma pessoa que esperavam nunca mais ver.Infelizmente, é meu dever pôr no papel esses trágicos episódios. Mas nada impede que você coloque este livro de volta na estante e procure algo mais leve.Respeitosamente,Lemony Snicket

Resenha:

Comecei o segundo livro da série de Lemony Snicket mais uma vez tentando ignorar os avisos do autor sobre não ser uma história feliz. Mas, mais uma vez, os irmãos Baudelaire se afundam na falta de sorte, após alguns momentos de calmaria.

Após conde Olaf ter sido desmascarado, os irmãos Baudelaire foram colocados em um carro e seguiram por uma estrada chamada “Mau Caminho”, em direção ao seu novo lar, uma casa no campo que pertence ao Dr. Montgomery Montgomery, mais um parente distante da família.

“Devo avisá-los, portanto, que se abriram este livro com a esperança de ler que depois de tudo o que lhes aconteceu os meninos viveram felizes para sempre, o melhor é fechar o livro e procurar outra leitura qualquer. Porque Violet, Klaus e Sunny, muito apertados num carro pequeno e sem espaço para mais nada e olhando pelas janelas para o Mau Caminho, rodavam em direção a um destino ainda mais sobrecarregado de desgraças e tristezas. O rio da Amargura e a fábrica de raiz-forte eram apenas os primeiros de uma sequência de trágicos e lamentáveis acontecimentos – cada vez que penso neles, uma lágrima rola no meu rosto e fico tenso de raiva.”

O Dr. Montgomery era um cientista muito conhecido, recebia muito dinheiro do governo, dessa forma, não tinha interesse no dinheiro da herança.


Quando chegaram, as crianças foram muito bem recebidas pelo tio Monty, que preparou um bolo com creme de coco, explicou sobre seu trabalho como herpetologista e apresentou todos os cômodos da casa, onde cada um teria seu próprio quarto, assim como os animais que tio Monty estudava, que ficavam na Sala dos Répteis.

“”Cobras!”, exclamou o tio Monty. “Cobras, cobras, cobras! É o que eu estudo! Adoro cobras, de todos os tipos, e dou a volta ao mundo à procura de espécies diferentes para estudar aqui no meu laboratório! Não é interessante?””

Tio Monty estava com uma viagem marcada para o Peru e iria levar as crianças com ele para ajudarem nas suas pesquisas no meio da floresta. Além disso, ele foi obrigado a contratar um novo assistente, Stephano, já que o antigo se demitiu.

A Sala dos Répteis era toda de vidro, deixando à mostra o gramado e arbustos do lado de fora, e cheia de gaiolas de metal trancadas do lado de dentro. Nas gaiolas havia vários tipos de cobras, lagartos e sapos (lembrando que sapos não são répteis, mas sim, anfíbios), além de outros animais desconhecidos do gênero.

Tio Monty havia descoberto uma nova cobra, a qual chamou de Víbora Incrivelmente Mortífera, e iria apresentá-la à Sociedade Herpetológica no próximo mês. Apesar do nome, a cobra não tinha nada de mortífera, e se tornou a melhor amiga de Sunny.

Quando Stephano, o novo assistente, chegou à casa, as crianças foram recebê-lo e levaram um susto! Apesar de todo o disfarce, os órfãos reconheceram conde Olaf tentando se passar por Stephano, mas mais uma vez ninguém acreditou neles e eles voltaram a sofrer com as ameaças de seu antigo tutor.

O que será que conde Olaf está planejando dessa vez?

Coisas terríveis acontecem e mais uma vez nossos jovens protagonistas não têm um final feliz.

“É muito exasperante quando alguém prova que estamos errados, sobretudo se na verdade estamos certos e a pessoa que na verdade está errada é aquela que prova que estamos errados, desse modo dando a entender erroneamente que está certa. Certo?”


Continuo na esperança de que, um dia, os irmãos Baudelaire serão felizes para sempre. E vocês? Mais alguém acompanhando a série da Netflix? O que estão achando? Conta pra gente que logo tem resenha da série e dos demais livros!



30 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Essa série já esta na minha lista de desejados faz um bom tempo, ainda mais agora que estou acompanhando a série pela netflix..Sua resenha, que me deixou ainda mais motivada e instigada para conhecer essa trama, que parece ser bem envolvente, heim?! Acho que irei adorar e não vejo a hora de ter meus volumes da série em mãos!
    Boas leituras :)
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série da Netflix tá bem legal, não tá? Eu to achando super bem feita...
      Espero que continue assim e que os livros também continuem interessantes hehehe
      Um beijo!

      Excluir
  2. Ola Amanda

    Quando penso nessa sala de repteis até me arrepia rsss, ainda não consegui parar para ler essa série, leio muitos elogios a escrita do autor e aventuras em cada livro. Fiquei bem curiosa a sala (mesmo que com certo horror). Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce!
      Espero que consiga ler em algum momento, mas até lá, assista à série também hehehe
      Um beijo!

      Excluir
  3. Oi, Amanda!
    Li apenas "Mau Começo" há bastante tempo e agora que finalmente comprei a coleção de livros completa, vou poder me deliciar com essa série.
    Ah! Acho difícil os irmãos Baudelaire terminarem felizes, mas não custa nada sonhar né?
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criiss!!
      Entãooo, mas a gente tem que manter a fé no "felizes para sempre" né? rsrs
      Um beijo!

      Excluir
  4. apesar das boas criticas devo confessar que não é uma trama que me atraia em potencial, pois não achei o enredo muito ao meu perfil, de forma que não me atraiu tanto
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaila.
      Realmente, quando não atrai, não adianta forçar, né? hehehe
      Um beijo!

      Excluir
  5. Oie! Ai Meu Deus, cada resenha que leio sobre esse livros e cada comentário sobre a Série, me deixa mais louca para assistir e ler, espero que esse ano eu consiga comprar essa coleção! *--*
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nay!!
      Olha, eu to gostando bastante, tanto dos livros quanto da série, apesar daquelas mudanças que sempre rolam hehehe
      Espero que também goste...
      Um beijo!

      Excluir
  6. Li todas os livros, já tem uns 15 anos e estou doida pra te dr uns spoilers, mas não farei. Que bom que você está gostando. Ainda não parei pra assistir a serie, mas farei em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha
      Por favor, Ivi, se controle!! kkkk Apesar que eu acho que a série já dá alguns spoilers que não aparecem nos primeiros livros hehhe
      Depois que assistir, me conta o que achou!
      Um beijo!

      Excluir
  7. Olá,

    Interessante ler sua resenha, pois não sabia que este era o assunto do segundo livro, imaginava que a sala dos repteis, tudo isso acontecia no primeiro volume. Eu estou justamente nesse epsiódio da série, então eu só posso dizer que está sendo revoltante, da vontade de matar esse conde Olaf haha. Mas como você, ainda tenho esperanças de um fina feliz.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivianne!!
      Entãoo, cada livro está sendo representado por 2 eps na série...
      Portanto essa primeira temporada vai até o livro 4...
      Vamos continuar torcendo né? hehehe
      Um beijo!

      Excluir
  8. Oie, não estou acompanhando a série e nem os livros, mas realmente, esses irmãos são bem azarados, e torço para quel eles sejam felizes.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Amo essa série de livros! A sala dos répteis é um dos meus favoritos da série! Não conte muito com o felizes para sempre, não pelo menos até o livro 12 (ainda não li o 13 rs)! Mas adoro o toque desafortunado e mais sombrio que tem esses livros. Acho que nunca li nada como eles!
    E estou simplesmente adorando a série na Netflix!!


    Beijos!
    Pollyanna Campos - Entre Livros e Personagens
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Amanda, que bom que vc gostou. Ler a sua resenha me fez ter vontade de rever o filme original (amo) e ampliou ainda mais a minha vontade de assistir a serie na netflix. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, Amanda!
    Eu comecei a assistir a série na Netflix e estou gostando bastante, é engraçada, e ao mesmo tempo dramática.
    Quero muito conhecer os livros, parece que quanto mais o autor informa que não é uma história feliz, mas nos deixa curiosos para acompanhar a saga desses irmãos!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Amanda

    Meu sobrinho está no quarto livro e fica me contando algumas coisas que acontecem...confesso que chega a me dar certa dó dessas crianças! Eu vou tentar ler pelo menos o primeiro pra ver se eu gosto. E espero que até o último livro essas crianças consigam ser felizes!

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Tenho muita curiosidade em ler essa série, mas ainda não tive a oportunidade. Assisti a primeira temporada na Netflix e simplesmente amei e segundo a minha irmã está bem fiel aos livros. Apesar dos avisos do autor, eu também fico naquela esperança de as crianças Baudelaire terem um final feliz, porque é muita desgraça para uma família só hahaha
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Amanda, li sobre a série em um blog e já assisti aos dois primeiros episódios. Também estou gostando bastante, concordo com vc que está bem produzida e o visual é bem legal. Quando à coleção em livros ainda não li, mas, assim como você, também torço para o apresentador estar errado, e que algum dia eles tenham um final feliz.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  15. Eu amo a premissa dessa série, apesar de ainda não ter podido ler ela na integra. Torço muito para que os personagens encontrem a felicidade e descubram os segredos o mais rápido possível. Mas como você está no segundo, ainda tem muita coisa para rolar.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu queria taaanto gostar de desventuras em série, é muito frustrante saber que eu poderia estar me divertindo também, mas não adianta, simplesmente não funciona comigo. Vi o filme, tentei ler os livros, tentei ver a série da netflix (que ficou o máximo, por sinal), mas eu não consigo me envolver :(
    Vou esperar que eles tenham um final feliz junto com você, e você termine de ler pra me contar hahaha
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Ainda não li nenhum livro da série. Infelizmente. E ainda não estou acompanhando a série na netflix exatamente por não ter lido nenhum dos livros. Mas espero fazer isso em breve.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Lemony Snicket sempre tentando fazer o leitor não ler, é arriscado, mas pelo jeito está funcionando. Haha' Ainda quero ler os livros dele. Tomara que no final os irmãos tenha o um final feliz, mas acredito que ainda falta muita coisa para isso acontecer. Beijos'

    ResponderExcluir
  19. Não li os livros, mas quero ver muito a série da netflix em breve. Todo mundo fala muito bem dessa série então tenho altas expectativas que espero serem supridas. Espero que a série também acompanhe o ritmo e seja queridinha do público, já que toda adaptação não é tão boa assim. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Amanda eu ainda não li os livros e nem olhei a série, apesar de estar louquinha para conferir! :D
    Quero ver se adquiro os livros, mas to aguardando uma promoção para então conferir a história. Gostaria muito de entender melhor o Conde Olaf. Qual é o problema dele?

    ResponderExcluir
  21. Oie
    tenho visto só elogios a série e sobre os livros eu sempre vi que eram bem queridos, muitos amigos meus me indicavam mas acabava que deixava passar, mesmo assim pretenmdo tentar ver a série

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Por tudo o que essas crianças passam, dar um certo receio para saber se essa afirmativa do. Autor é verdadeira ou não. Eu só assisti o primeiro ep até agora.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  23. Assisti toda a série e li dois livros. Mas não foi na ordem. Fiquei me perguntando qual seria o tamanho daquela víbora que ele cita no livro. Dá até medo. Triste é o final reservado para eles.
    Beijos

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.