Menu

15.3.17

{Apresentação} Resenhista Nerd: Bianca Otaguro

Olá, pessoalzinho, eu sou a nova resenhista do blog e vou tratar dos assuntos (caham, roubando as palavras da Pri~) "Nerdísticos Orientais", como animes, mangás (comics também) e Dramas. Muito prazer em conhecê-los e espero que gostem!


Bom, desde criança, a cultura japonesa faz parte da minha vida. Me lembro de acompanhar animes que passavam na TV aberta junto com meus irmãos mais velhos, acho que nem sequer entendia ainda direito o enredo em si, mas sei que adorava. Conforme fui crescendo essa paixão continuou até que descobri os Mangás, a grande origem (da maioria) dos animes. E atualmente posso dizer com toda certeza que a paixão por animes foi sobreposta pela paixão por mangás, tanto que até considero isso uma possível profissão no futuro.


Pra quem não sabe ou não está familiarizado com isso, vou dar uma breve explicação sobre mangás. Estes são os chamados “gibis” japoneses, aqueles que são lidos da direita para esquerda (já que é a forma tradicional de escrita no Oriente), e possuem páginas em (tons de) preto e branco. 

Como obras narrativas, eu diria que são tão bons quanto os próprios livros que costumamos ler (eu, por exemplo, não posso escolher qual prefiro mais, sinceramente, ambos têm suas peculiaridades e atrativos). Muitas vezes a narração muda de um personagem para o outro em determinados capítulos para captar melhor uma história passada, sentimentos, pensamentos, etc. Além dos traços diversificados e detalhados que também nos ajuda a imergir na história de uma forma interessante.

Além disso, há ainda uma variação enorme de gêneros e traços dependendo do autor da série, para melhor se adequar a história que está sendo contada. Há traços mais “fortes”, pesados, que talvez não agrade a todos, com cenas sangrentas e/ou até sexuais. Assim como também há traços mais delicados, leves e mais “limpos”.
páginas do mangá Naruto (Masashi Kishimoto)

páginas do mangá Fullmetal Alchemist (Hiromu Arakawa)
Os animes são as adaptações dos mangás, as animações japonesas (como, por exemplo, Naruto e Dragon Ball, pra falar dos mais conhecidos). Quando uma série mostra um grande número de leitores e uma boa resposta é bem capaz que ela receba ofertas pra ser adaptada para TV. Claro que nem sempre essas adaptações se trata de animes (séries de desenho animado, em si), às vezes se trata de filmes (animação ou não) ou uma série curta de três episódios especiais, por exemplo.

Mas isso também não significa que todos os animes são adaptações de mangás, algumas vezes são adaptações de Novels (basicamente livros) ou até mesmo produções independentes e originais do próprio estúdio.

Já no caso dos Dramas (pronunciado Doramas pelos orientais) se tratam de seriados, que também podem ter sido adaptados a partir de mangás, novels ou webcomics.

 adaptação do mangá Fullmetal Alchemist (Hiromu Arakawa)                          adaptação do novel Fune wo Amu (Shion Miura)
Basicamente é isso! Espero que isso tenha tirado algumas dúvidas de vocês, qualquer outra informação adicional vai ser dada conforme eu for postando =3 
Deixem suas séries favoritas nos comentários, sugestões de animes ou mangás também será bem vinda! :)



27 comentários:

  1. vou adorar conhecer mais desse universo do qual sou tão leiga
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Olá,

    Não sou muito fã da cultura oriental, mas é por causa de informações, então fico feliz em saber que vou poder conhecer mais sobre a cultura junto com você. Adorei te conhecer e aguardo as suas matérias ansiosamente! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, igualmente :D Espero que goste!

      Excluir
  3. Oi linda, bem vinda ao blog e espero que com você, eu aprenda a diferença entre mangá, anime, HQ e similares, porque ´serio, em sinto a burra quando começam a afalar disso!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie! Bem Vinda! E estou ansiosa para os seus próximos Post! Estou entrando agora nesse mundo da cultura oriental e já estou amando! Tenho certeza que irei gostar dos seus post!
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Seja bem vinda, e gostaria muito de acompanhar seus outros posts por aqui. Amo animes, hq e outras temáticas da area. Sempre é bom poder conferir novidades ou indicações novas sobre isso né?! Sem contar que, no meu caso pelo menos, tem muita coisa que ainda não sei..
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu não conhecia algumas coisas do que explicaste, e já valeu a pena conhecer um pouco mais... Eu confesso que não e o meu tipo de leitura.

    Contudo, claro que não gosto que exista algum tipo de preconceito relativamente a isso... Enfim, quero mais :P

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei, você escreve muito bem. Espero ver mais posts seus no futuro. :)

    ResponderExcluir
  8. Olá, Bianca

    Seja bem-vinda. Eu não gosto de mangás e essas coisas, mas muitas pessoas são fascinadas, então acho que você vai ter muitos leitores.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Eu ainda não faço parte desse mundo "nerdístico oriental", mas tenho curiosidade para ler Mangás e até anotei algumas dicas de doramas.
    Eu não sabia que existe o mangá do Dragon Ball, acho que vou comprar para o meu namorado.
    Obrigada pelos esclarecimentos e estou ansiosa para acompanhar suas postagens.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Bem vinda ao blog! Espero que você traga muitas dicas legais da Cultura oriental para a gente. Achei bem legal você explicar alguns conceitos, porque podem ser bem confusos mesmo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi!!

    Seja bem a vinda a blogesfera haha aquelas. Enfim, boa sorte nessa sua nova jornada aqui no blog das meninas. Espero que com seus posts, as pessoas consigam aprender mais sobre esse universo de quadrinhos e mangás. <3

    sucesso!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Bianca, tudo bem?

    Seja bem-vinda. Não consigo gostar de ler mangás e quadrinhos. No máximo arrisco um gibi da Mônica, mas espero que aprenda mais sobre esse "mundo" através de suas postagens.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Hey, Bianca!
    Seja bem-vinda a esse mundo maravilhoso e apaixonante da blogosfera e já aguardo ansiosa pelas suas postagens de dicas nerds que eu sou completamente apaixonada. Quero começar a ler os Mangás agora e espero encontrar outros por aqui. Sucesso e vem nos contar sobre suas maravilhosas dicas <3
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Adorei essa nova resenhista.
    Sou apaixonada por animes! s2
    Li somente um mangá até hoje que foi o do Vampire knights, porque eles não deram um "fim" digno nem ao anime e nem ao mangá.
    Sabe alguma coisa sobre isso?
    Gostaria muito de saber mais sobre.

    ResponderExcluir
  15. Oiiii!!!
    Olha, eu não costumo ver animes e nem ler mangás. Confesso que por falta de conhecer algo que me atraia realmente. Com certeza vou ficar ligada nos seus posts. Vai que eu encontre algum mangá que eu me interesse.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oiee, tudo bom? Bem-vinda! Eu não sou tão antenada nesse mundo de doramas (só assisti um até hoje) e animes, mas vou adorar conferir seus posts e dicas aqui no blog <3
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  17. Olá!!

    Seja Bem-vinda. Desejo sucesso a você no blog. Não curto muito animes, nem mangás, na verdade, não tenho muita paciência para eles. Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Bianca! Seja bem vindo ao universo paralelo da blogosfera hauhuahauha Infelizmente a nerdice japonesa não é muito a minha praia mas sempre que der vou deixar você me convencer do contrário hahahaha, sucesso viu linda? Bjosss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Primeiramente minhas boas vindas para o blog e já estou bem ansiosa para conhecer mais um pouco do seu trabalho. A cultura japonesa é realmente encantadora né? quando eu era mais nova eu amava assistir os animes, hoje em dia dei uma parada pela falta de tempo mesmo. Mas adoro ainda.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Oiiiie
    Parabéns e seja muito bem vinda, Bianca, espero poder conferir suas postagens e que sejam tão legais quanto essa, boa sorte querida

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. fiquei empolgada pois comecei agora nesse mundo de doramas e quero ver as maravilhosas dicas que você irá trazer sobre isso, muito bem vinda ao mundo do blog, que seja uma experiência maravilhosa para você.

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Seja muito bem vinda! Eu sou apaixonada em dramas e animes, então com certeza sempre irei dar uma passadinha aqui para conferir as suas indicações :)

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.