Menu

8.3.17

{Resenha} Drops de Menta



Autora: Bruna Girardi Dalmas
Editora: Kazuá
Sinopse: A obra ‘DROPS DE MENTA’, coletânea de crônicas de Bruna Girardi Dalmas, revela uma escritora apaixonada pela vida, pelas emoções, relações e histórias humanas. Com um bom-humor autêntico, a autora busca tocar a alma de quem lê, ao mesmo tempo que transmite seu encantamento pelo cotidiano. Um livro que nasce da união de duas grandes paixões, a psicologia e a literatura, ‘Drops de Menta’ de Bruna Girardi Dalmas desperta a curiosidade e a vontade de viver. A sensação refrescante de cada crônica é sutil e intensa, como a de uma balinha de menta, que acaricia o coração com elegância.

Me desacostumei um bocado a ler contos, mas aceitei a proposta de ler Drops de Menta por conta do título. Achei que algo com um nome tão comum seria uma obra suave e presente em nosso dia-a-dia. 

Acredito que acertei em cheio, pois as pequenas histórias de Bruna são agradáveis de ler. São conjuntos de palavras presentes em nossos momentos e suas reflexões com certeza já passaram pelas cabeças de muitas pessoas. Sua narrativa é sempre suave, mesmo quando o assunto pode ser um pouco pesado para o leitor.


Algumas pessoas poderão identificar-se imediatamente com a autora, pois pelas descrições em alguns de seus contos em que remetiam à sua adolescência, muitos jovens de ontem e de hoje verão sua imagem descrita nas palavras que estão lendo. Não sei muito o que eu esperava com a leitura, mas acredito que é bem jovial, voltada mesmo para o público jovem... As situações relatadas, a confusão de sentimentos... Fatores típicos da adolescência e infância, com jovens que tendem a ser mais calados e observadores da sociedade ao seu redor.

A leitura de todos eles é rápida, pois são contos leves que não passam de três ou quatro páginas. Alguns me atraíram mais que outros, geralmente aqueles que tinham um toque de devaneio como, por exemplo, o conto “Um pouco Alice”, onde a autora frisa que não importa os rumos que sua vida tomem, ela sempre será um pouco Alice, enfrentando rainhas, objetivos que às vezes podem fazer com que ela acabe abocanhando um pedaço maior do que deveria e da importância de seu papel como psicóloga na conversa com alguém que lhe pede o ouvido emprestado.

O conto que deu nome ao livro, Drops de Menta, por conta da seguinte frase: “O mais importante não é o destino, e sim o caminho. Não é aceitar as escolhas, mas saber que se pode mudá-las”. Achei extremamente significante essa reflexão, pois nos mostra que nada ficará como é para sempre... Se algo está lhe incomodando e fazendo mal, você possui o direito e o dever de saltar para fora dessa situação e resolvê-la.


O livro em sue interior é repleto de imagens ao iniciar de cada conto, borrões negros que, ao analisá-los, você percebe o sentido de cada um. As páginas são amareladas e mais grossinhas, o que dá uma boa pegada para a leitura. A fonte é grande e bem escura, então é muito agradável para ler.

O livro terá lançamento dia 11 de março de 2017, às 17 horas no salão de eventos do Sogipa (R: Barão de Cotegipe, 415. Porto Alegre/RS)

Se você deseja algo que te coloque para pensar com poucas e boas palavras, recomendo demais a leitura do livro Drops de Menta!

~Livro cedido em parceria com a autora!~

13 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Achei o título do livro bem fofinho mesmo mas embora eu ame livros de contos o tema abordado nesse não chamou muito minha atenção mesmo que traga boas reflexões.
    Vou deixar a dica passar dessa vez.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. O título é curioso, mas foi a arte gráfica que me ganhou, achei linda e caprichada. Amo contos e acredito que eu vá curtir bem!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo bem?

    Já li outra resenha desse livro, e por mais que a capa e a diagramação dele seja linda, falta alguma coisa na história que me faça querer realizar a leitura! Mas vou deixar a dica anotada quem sabe futuramente eu o leia, e amei saber que a autora é Gaucha! <3

    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Me interessei muito para ler e conhecer sobre os contos da Bruna. Ainda bem que o lançamento está bem próximo! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro, devo confessar, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! :) Espero vir a ler...

    Mesmo que não seja grande fa de livros de contos!! :) Gostei de conferir a tua opinião e a frase que destacaste (e a dedicatória! ahahah) :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    O título e a capa desse livro ganham a gente né? Tenho voltado aos poucos a ler mais contos e crônicas, então vou por esse na listinha para as próximas leituras hehe
    Bjus!

    ResponderExcluir
  7. Olá ♥
    Confesso que se fosse só pela capa não compraria o livro, achei ela bem simples e poderia ser mais trabalhada, mas na hora que fui lendo sua resenha e vendo as fotos que você postou fiquei maravilhada com a arte gráfica desse livro.Não tenho costumes de ler livros de contos, mas lendo sua resenha fiquei curiosa para conhecer um pouco mais desse. Amei a resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda e nem a autora.
    Confesso que não é um estilo que eu gosto muito, mas fico feliz que você tenha gostado.
    De qualquer forma, vou deixar a dica anotada, porque você disse que é uma leitura leve e que alguns dos contos remetem à adolescência, um tema que eu gosto muito. Quem sabe mais para frente eu resolvo ler, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu sou apaixonada por livros que trazem essa proposta de refletir sobre coisas comuns da vida, do cotidiano. Também não sou acostumada a ler contos (a maioria dos que eu leio são de terror), mas fiquei super interessada na leitura deste livro, estou precisando de algo mais leve mesmo. Adorei o título, dá todo um toque de simplicidade :)

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Já tinha visto algumas outras blogueiras comentando sobre esse livro e adorei o titulo cada vez que eu olho sinto vontade de comer aquelas balinhas de menta..hahahaha..
    Adorei a premissa do livro pois adoro contos,e saber que são contos do nosso cotidiano é melhor ainda!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/03/resenha-escandalos-na-primavera-lisa.html

    ResponderExcluir
  11. Oi Prsicila, como está?
    Já vi pelo menos duas resenhas desse livro e ambas foram muito positivas, mas agora que vi fotos dele por si mesmo, estou achando ainda melhor do que da primeira vez! Adoro contos e com certeza irei apreciar a futura leitura. Como a Anne, adoro balinhas de menta, kkkkkkkkkkkkkkk!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. "com jovens que tendem a ser mais calados e observadores da sociedade ao seu redor." Primeiramente, me descreveu, segundo: Oi! kk Inverti a ordem, mas eu precisava dizer que se o livro com contos - algo que eu não costume ler - é para esse tipo de jovem, eu preciso mais do que conhecer essa obra. O título com toda a certeza me chamou a atenção por ser diferente, e seus comentários positivos sobre ela só me fizeram querer ainda mais, então é algo que eu realmente quero conhecer e me aventurar mesmo assim como você não sendo bem o que eu leio. Espero ter uma experiência tão boa quanto você e que bom que você se deu essa oportunidade!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Eu não conhecia a obra e confesso que achei bem linda, creio que a capa poderia ter um trabalho melhor, mas a diagramação mostrada nas fotos está muito fofinha. Também não tenho o hábito de ler contos, mas daria uma chance para essa coletânea facilmente, amei! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir

É um imenso prazer receber seu comentário. Seja sempre bem-vindo aqui.